Not support Recaptcha
Pular navegação

Dicas

Estudar fora: 4 atividades importantes para o ingresso em universidades estrangeiras

02 de fevereiro de 2022

Tags

  • Enem
  • Internacional
  • Poliedro Colégio
  • universidades internacionais

Estudar fora: 4 atividades importantes para o ingresso em universidades estrangeiras

Estudar no exterior, para além do crescimento curricular, é também um caminho para que o jovem construa novas experiências, solidifique autonomia, conheça lugares, pessoas, tenha acesso a culturas diferentes e enriqueça assim o seu repertório pessoal. Tudo isso fará parte do profissional que irá se formar.

Após a conclusão do Ensino Médio, geralmente, o estudante entra na corrida pelo ingresso na universidade dos seus sonhos. As alternativas são várias tanto nas instituições de ensino nacionais quanto nas internacionais. O mundo é, literalmente, vasto em opções!

Conhecidamente, as universidades brasileiras possuem um sistema de ingresso que envolve a avaliação, por meio de uma prova de vestibular ou o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, das competências construídas ao longo da formação escolar.

Já as universidades estrangeiras têm formas diferentes de avaliar o ingresso nos cursos do Ensino Superior. Para a maioria das instituições internacionais, a trajetória do aluno tem grande relevância.

Nesse sentido, além da excelência acadêmica (boas notas) e proficiência na língua do país em que se pleiteia a vaga, as aspirações e paixões que fazem parte da vida do candidato também contam na hora da avaliação.  

Como demonstrar seus interesses e suas aspirações?

A participação em atividades extracurriculares, como as olimpíadas científicas, os projetos de voluntariado e o desenvolvimento de projetos associados à sustentabilidade são ótimas formas para demonstrar seus interesses, enriquecer o currículo e abrir as portas dos cursos de graduação no exterior.

É o seu sonho cursar uma graduação ou ter uma experiência acadêmica fora do país, mas não sabe por onde começar a se preparar? O Poliedro Colégio pode te ajudar! 

Neste post, mostraremos a você como as atividades extracurriculares podem torná-lo um candidato forte para concorrer às oportunidades em universidades estrangeiras.

Além disso, a Orientação Educacional do Poliedro Colégio elaborou um processo que envolve a construção de um plano de ação para ajudar os estudantes a conquistarem sua vaga em uma universidade estrangeira. O processo foca a preparação para as provas e auxilia na questão documental antes, durante e após a aprovação.

Somente em 2022, estudantes do Poliedro Colégio conquistaram 40 aprovações em diversas universidades estrangeiras, dentre elas a Babson College (maior e mais conhecida faculdade de empreendedorismo), a University of Toronto (Top 20 do mundo) e a Haverford College (Top 16 dos EUA), todas com bolsas integrais!

Caso queira saber mais sobre como toda essa preparação funciona, entre em contato com a secretaria acadêmica.

O que são as atividades extracurriculares?

Atividades extracurriculares são, como o próprio nome indica, atividades que acontecem além das aulas da grade curricular básica.

A participação em projetos extraclasse deve demonstrar engajamento, disposição para desafios, liderança e iniciativa do estudante com o conhecimento, com a comunidade externa, escolar ou com as próprias paixões e interesses pessoais.

Quais são os tipos de atividades extracurriculares?

Há atividades disponíveis em vários campos de atuação. Abaixo apresentaremos quatro delas. Acompanhe!

1º – Olimpíadas científicas

A participação nas olimpíadas científicas tem ganhado cada vez mais relevância entre estudantes e instituições de ensino de todo o mundo.

Isso porque, além de promover melhora no rendimento escolar, essas competições demonstram que o aluno está comprometido com a própria formação e possui capacidade de colaborar e competir.

Nessas competições, os alunos se deparam com desafios que proporcionam o aprofundamento dos conteúdos vistos em sala de aula, despertam o interesse para a atuação profissional e ainda estimulam o autoconhecimento.

Com essa experiência, o estudante também consegue lidar com situações de pressão de maneira saudável e desenvolve a maturidade necessária para decidir o curso em que deseja ingressar.

Ah, vale destacar ainda que as conquistas advindas da participação nessas competições são muito valorizadas pelas universidades.

Por isso, o Poliedro Colégio investe em atividades que promovem a excelência acadêmica por meio do engajamento e da busca de novos desafios. Isso inclui o suporte e o treinamento para as olimpíadas. 

Só em 2021, nossos alunos conquistaram 869 medalhas em diversas áreas, incluindo competições internacionais. Confira os resultados clicando aqui.

2º Ações comunitárias

Olhar para os problemas e para as demandas sociais é também uma ótima forma de se engajar em projetos extracurriculares.

Você pode participar de associações filantrópicas, religiosas, planejamento de eventos, campanhas de arrecadação de alimentos e agasalhos ou outras ações que tenham como objetivo maior identificar um problema social e amenizá-lo de algum modo.

A disposição para esse tipo de trabalho expressa a capacidade do estudante de enxergar o mundo de forma altruísta e de intervir com praticidade em problemas sociais.

 3º Trabalho voluntariado

Outro modo de ingressar no mundo das atividades extracurriculares é a partir do trabalho voluntário.

É possível ser voluntário em ONGs que trabalham com populações em vulnerabilidade, proteção dos animais e até mesmo com questões relacionadas ao meio ambiente. 

Aqui vale até trabalhar como monitor(a) em cursinhos populares. Esta última, além de ser uma ótima forma de exercitar os conhecimentos aprendidos em sala de aula, é um caminho para enriquecer o currículo.

4º Atividades culturais e esportivas  

Já pensou que praticar uma atividade de que goste também pode ajudá-lo a ingressar em uma universidade no exterior?

Música, artes, esportes praticados com seriedade, dedicação e comprometimento podem contar positivamente para a sua jornada!

A escolha por uma dessas atividades coloca em evidência as paixões e os talentos do estudante e ajuda no desenvolvimento de uma série de competências, como raciocínio lógico, maior sensibilidade e autoestima.

Todos esses projetos extracurriculares fazem parte do que nós, do Poliedro, acreditamos: a oferta de educação integral dentro e fora da sala de aula. Por isso, valorizamos e incentivamos a promoção de eventos e projetos que auxiliam os estudantes a colocarem as suas habilidades em prática.

A formação integral é um passo para a conquista do sonho de estudar no exterior. Quer começar a construir esse objetivo conosco? Vem para o Poliedro Colégio!

Aqui, o seu futuro começa hoje.

Siga o Colégio Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter