Performance

• Aprendizado
  • Poliedro Colégio
  • tarefa de matemática

Como ajudar na tarefa de Matemática

Acompanhar o desenvolvimento dos filhos na escola é fundamental para que eles se sintam apoiados e seguros durante os anos escolares. Por isso, muitos pais tentam ajudar os estudantes com a lição de casa, especialmente em tarefas de matérias de exatas, nas quais a maioria tem dúvidas.

Mas você sabe como ajudar seu filho corretamente com as atividades propostas pelos professores? Confira 4 dicas para oferecer um suporte adequado ao seu filho nas tarefas de matemática!

Por que ajudar os filhos com a lição de casa?

Muitas vezes, os estudantes se sentem inseguros fazendo a lição de casa. Em sala de aula, os jovens podem pedir ajuda aos professores, mas em casa esse papel acaba ficando com a família.

É claro que pais, mães e responsáveis não devem fazer a lição pelos filhos de forma alguma. Porém, é muito importante demonstrar que a criança ou adolescente pode ver os pais como um suporte nas tarefas escolares.

Estudantes que contam com o auxílio dos familiares se sentem mais confiantes para enfrentar os desafios da escola. Além disso, ao ajudar os filhos com a lição de casa, os responsáveis ficam mais informados e conscientes do que está sendo ensinado pela escola e podem compreender melhor o desenvolvimento intelectual e psicológico pelo qual a criança está passando.

Outro ponto a considerar, é ajudar os filhos com matérias complexas, como Matemática, pois pode ser uma forma de enriquecer o aprendizado do estudante, já que os pais já passaram por essa etapa e muitas vezes utilizam tais conceitos em sua vida profissional, podendo oferecer exemplos reais de seu trabalho para o filho.

Como orientar seu filho com a tarefa de Matemática?

Recomenda-se que os pais acompanhem todas as lições de casa dos filhos, de todas as matérias. Porém, na tarefa de matemática normalmente os estudantes ficam mais inseguros ou com mais dúvidas.

Presente no currículo base das crianças desde os primeiros anos da escola, essa disciplina é muito relevante para o jovem, pois, durante toda a sua vida principalmente após concluir os estudos —, usará os conceitos matemáticos.

No entanto, ao ajudar os filhos com a lição de Matemática, os pais devem ficar atentos a alguns pontos, os quais listamos a seguir.

1) Nunca faça a lição de matemática no lugar do seu filho

Se você é bom em Matemática ou trabalha nessa área, pode ser tentador resolver tudo para o seu filho e garantir que todas as atividades sejam feitas da maneira correta. Porém, evite ao máximo fazer isso.

Quando os pais resolvem a lição de casa no lugar das crianças, o aprendizado fica muito prejudicado, o estudante não aprende com seus próprios erros e não desenvolve um raciocínio próprio.

2) Cuidado com a rigidez na hora de ensinar

Se você vai ajudar seu filho com uma lição, fique atento para não ser rígido demais com seu filho. Fale com ele sempre em um tom calmo, com paciência e empatia. Dê-lhe o tempo que for necessário para pensar, sem pressa.

Broncas, gritos ou exigir que o estudante faça a lição rapidamente e sem erros pode levar à frustração ou a sentimentos negativos em relação à lição de casa.

3) Ofereça dicas e use uma linguagem simples

Em vez de fazer a lição de matemática pelo seu filho, ofereça dicas para que ele pense e resolva as questões sozinho. Mostre-lhe o passo a passo para fazer um exercício, mas deixe que ele desenvolva um raciocínio sem a sua ajuda.

Se você trabalha em áreas de exatas, não use termos técnicos ou complicados demais. Fale de um jeito simples e lúdico, de modo que o estudante compreenda a lição. Isso é muito importante, especialmente no caso de crianças mais novas.

4) Se não souber algo, instrua seu filho a pedir ajuda na escola

Conforme as crianças crescem e avançam nos últimos anos escolares, a Matemática se torna uma disciplina mais complexa. Se você não souber explicar e ajudar seu filho com a tarefa de matemática, entre em contato com a escola, informando que ele precisa de ajuda e instrua-o sempre a tirar todas as dúvidas com os professores.

Deixe claro que a escola é um local seguro e acolhedor e que ele não deve ter medo ou vergonha de precisar de suporte para entender a lição de casa.

O Poliedro Colégio, por exemplo, conta com uma equipe de professores totalmente preparados para levar aos seus filhos o melhor conhecimento em todas as áreas e garantir um aprendizado que eles levarão para a vida toda.

Acesse o site e conheça mais!