4 passos para se envolver mais nas atividades escolares dos filhos

• Pais e Filhos
  • performance de alunos

4 passos para se envolver mais nas atividades escolares dos filhos

O período escolar, que vai do Ensino Infantil ao Ensino Médio, é uma fase primordial na vida da criança e do adolescente.

Recheada de novidades, descobertas e desafios, a escola promove a formação integral do indivíduo, com o acolhimento e a orientação necessários para que o estudante desenvolva suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais de forma saudável e plena.

Essa experiência pode ser ainda melhor se vivenciada com a participação dos pais e responsáveis. Família e escola devem trabalhar em conjunto para que o universo educacional dos estudantes seja estimulante e harmônico, pois o aprendizado é um processo que não termina na escola.

É imprescindível compreender que educar não é transmitir os saberes de forma vazia, mas preparar o estudante para ser atuante e fazer a diferença no mundo real. Nesse contexto, o envolvimento da família na vida escolar dos filhos é parte fundamental para que tal propósito se cumpra.

Além disso, é um consenso entre pesquisadores e profissionais da educação que a participação dos pais e responsáveis no universo escolar estimula a motivação, o desenvolvimento da autonomia e da autoestima, a concretização dos saberes aprendidos na escola e o desenvolvimento de habilidades e competências.

Nós, do Poliedro Colégio, valorizamos esse vínculo e trouxemos algumas dicas para ajudar você a se envolver nas atividades escolares de seu filho. Acompanhe a leitura!

1- Conheça a rotina escolar

O Poliedro organiza-se em torno de vários propósitos. Um deles é promover a formação integral da criança ou do adolescente. Essa organização está presente, por exemplo, nos objetivos educacionais propostos pelo colégio, na metodologia aplicada em sala de aula, na formulação do calendário letivo, na oferta de disciplinas e na distribuição da carga horária. Tudo é cuidadosamente pensado em prol do desenvolvimento e do acolhimento do estudante.

É fundamental que os pais estabeleçam diálogo com professores e gestores escolares, buscando compreender de que forma a escola se organiza e o que ela pode oferecer ao estudante para que as suas habilidades evoluam e sejam aprimoradas.

Por isso, saiba quais atividades o colégio oferece, em quais horários elas acontecem e tome isso como base para criar uma rotina de estudos em casa também. Além disso, tenha o calendário escolar como uma ferramenta de otimização que lhe permitirá organizar-se previamente para participar dos eventos e das reuniões promovidos pelo colégio ao longo do ano.

2- Participe da rotina escolar

Conhecer a rotina escolar é um primeiro passo para que os pais se engajem nas atividades escolares dos filhos. Procure organizar-se para participar das reuniões, das atividades culturais e dos demais eventos promovidos pela escola.

Esse gesto demonstra valorização pelo mundo do estudante, ajudando-o a construir autoestima e a entender que as atividades que fazem parte do seu universo são importantes e dignas de atenção e cuidado.

3- Estude junto

Muitas vezes, as dificuldades com determinado conteúdo e/ou a proximidade do período de provas pode deixar o estudante ansioso. Essa ansiedade pode ser evitada com algumas simples ações:

• Demonstre interesse pelas tarefas enviadas para casa: pergunte sobre e tente mapear possíveis dificuldades. Isso te dará uma ampla visão sobre o que o seu filho aprende e como ele interage com o conhecimento, quais são as suas habilidades e limitações.
  • Ofereça ajuda e não tenha medo se não souber algo: se isso acontecer, incentive o seu filho a pesquisar sobre o assunto e/ou a procurar o professor.
  • Estude junto para as provas: aqui, vale até organizar o conteúdo em cards (pequenos pedaços de papel) e revisar com a criança. A atenção na hora dos estudos ajuda no desenvolvimento da autonomia e da confiança.