Not support Recaptcha
Pular navegação

Dicas

5 dicas de atividades para fazer nas férias com as crianças

12 de dezembro de 2023

Tags

  • Ed Infantil
  • Ensino Fundamental
  • Pais e Filhos

5 dicas de atividades para fazer nas férias com as crianças

O período de férias escolares é aguardado com bastante entusiasmo pelos estudantes. Sinônimo de divertimento e lazer, esse é um momento de descanso merecido depois de um longo ano letivo cheio de novidades e aprendizagens. 

Durante algumas semanas, antes do retorno às aulas, as crianças saem da rotina escolar e desfrutam de mais tempo livre em casa. Nesse cenário, é preciso, muitas vezes, se desdobrar para garantir que os pequenos tenham momentos de entretenimento com qualidade e desfrutem, de forma saudável, essa folguinha. 

Buscar por atividades criativas que sejam capazes de avivar e entreter as crianças pode ser uma tarefa muito prazerosa para toda a família, além de possibilitar que os laços afetivos sejam ainda mais fortalecidos. No entanto, a realidade cotidiana nem sempre é fácil para os pais e/ou responsáveis, visto que muitos precisam continuar trabalhando e podem, por isso, ter dificuldades para saber o que fazer com as crianças no período de  férias. 

Se esse for o seu caso, não se preocupe, pois nós, do Poliedro Colégio, preparamos uma lista com cinco dicas de  atividades que vão tornar o recesso escolar mais divertido e tranquilo para todos! 

Continue a leitura do texto, tome posse de sua agenda, anote tudo e já comece a se preparar! 🙂

Atividades para fazer com as crianças nas férias escolares

Ao pensar nas possibilidades que você e seu filho podem desfrutar juntos durante as férias, saiba que não é necessário ocupar todo o tempo dele com inúmeras atividades ao longo dos dias. É importante permitir espaço e liberdade para as crianças explorarem diversas maneiras de se divertir, isso lhes aguça a criatividade e a autonomia. No entanto, sempre acompanhe-as de perto, para garantir a segurança delas.

1. Cozinhar com as crianças

Trazer os pequenos para participar das dinâmicas da casa pode ser muito interessante para eles. Nesse sentido, a cozinha é um espaço legal para ser compartilhado. Para aproveitar esse lugar, chame as crianças para ajudar a preparar uma receita culinária do dia a dia ou até mesmo alguma escolhida pela família.

Nessa proposta, a ideia é fazer com que eles tenham contato com uma experiência nova e possam, a partir dela,  aproveitar mais tempo com os pais e/ou responsáveis, desenvolver interesse pelos alimentos e descobrir novos sabores. Legal, né?

Para despertar a sua inspiração, separamos uma receita de cookies e outra de pizza, da Chef Bela Gil, que são super fáceis de fazer e serão sucesso entre os pequenos!

Clique nos links abaixo e assista aos vídeos: 

2. Passear pelos parques que há na cidade 

Outro modo de aproveitar o tempo livre nas férias é fazer passeios. E, se forem ao ar livre, ficam ainda melhores!

Pesquise por áreas verdes que existem na sua cidade (parques e praças) e leve as crianças para curtir o dia fora de casa. 

Para aproveitar o passeio, você pode relembrar com eles brincadeiras da infância, como pique-pega, pega-bandeira e outras; levar brinquedos e depois de tudo isso, aproveitar um delicioso piquenique. 

3. Frequentar centros culturais e museus 

Centros culturais, como o Sesc e o CCBB, costumam promover, ao longo do ano, uma série de atividades culturais e educativas, como teatro, dança e música, todas voltadas para o público infantil. Além de serem excelentes lugares para visitar ocasionalmente, também vale aproveitar as programações pensadas exclusivamente para as crianças. 

Clique nos links abaixo, visite o site oficial dessas instituições e não deixe passar nada!

4. Participar de uma Colônia de Férias

Outra oferta de atividade bastante comum, durante o período de férias escolares, é a chamada “Colônia de Férias”. 

Nas colônias, as crianças aproveitam uma programação feita inteiramente para elas. As brincadeiras e os jogos costumam ser sempre monitorados e mediados por adultos. 

Essa é uma ótima opção para os pais e/ou responsáveis que desejam proporcionar aos pequenos entretenimento que mobilize atividades físicas — a partir de jogos e brincadeiras diversas — e a sociabilidade com outras crianças. 

Para saber sobre os lugares na sua cidade que promovem colônias de férias, procure informações no Google e/ou Instagram nos meses que antecedem os recessos das férias escolares, junho e dezembro.

Além das colônias externas, o Poliedro oferece as Férias Divertidas, a nossa colônia de férias. Voltada para estudantes de 5 a 10 anos, ou seja, do Ensino Fundamental — Anos Iniciais, as Férias Divertidas acontecem entre os dias 8 e 19 de janeiro de 2024 e trazem dias repletos de brincadeiras e experiências que ficarão para sempre na memória dos nossos estudantes e de seus amigos. Acesse a página do evento e saiba mais.

Alunos Poliedro participando das Férias Divertidas, a colônia de férias do Poliedro

 

5. Fazer uma noite de jogos

A maioria das crianças adora o mundo dos games (e muitos adultos também!). Por isso, vale a pena propor uma noite de jogos em família. Escolha um dia da semana, selecione opções de jogos para serem jogados em equipe, como: jogo da memória, Uno, Imagem e Ação, Cara a cara, dentre outros, e divirta-se!

Leia também: Saiba qual o benefício dos jogos eletrônicos 

Dica extra: você pode explorar cada cantinho da sua casa para fazer dela um lugar cheio de opções para as crianças. Na hora de se divertir com os pequenos, vale de tudo: desde montar um acampamento no quintal ou até mesmo na sala de casa a criar ambientes lúdicos, e soltar a imaginação com eles. 

Essas atividades podem ser adequadas à realidade de cada família e prometem tornar as férias e o cotidiano mais atrativos. 

Gostou das dicas? Então não deixe de acompanhar o nosso blog! Lá você fica por dentro de tudo o que acontece no Poliedro! 

Além disso, nas Férias Divertidas do Poliedro, a nossa colônia de férias, o seu filho realiza todas essas atividades incríveis e muitas outras! Clique no botão abaixo e saiba mais.

 

Siga o Colégio Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter