Not support Recaptcha
Pular navegação

Dicas

5 dicas para ajudar o seu filho a estudar para o vestibular

04 de dezembro de 2023

Tags

  • Pais e Filhos
  • preparação
  • vestibular

Professor Poliedro Colégio ensinando alunos sobre a anatomia humana

 

Ele se dedicou o ano inteiro para esse momento e quanto mais apoio tiver, melhor. Ainda mais quando o apoio vem de dentro de casa, apoio esse que reforça não só as matérias a serem estudadas, mas o vínculo afetivo e familiar com o aluno. 

O momento do vestibular representa a maior transição da vida de um jovem. É ali que ele dará um dos passos mais importantes da sua jornada como indivíduo, iniciando nesse momento seu destino profissional. 

Os meses que precedem o momento da prova são tensos e acontecem com um período de grandes mudanças na vida do jovem. Por isso, é importante que a família não coloque ainda mais pressão em cima do vestibulando, para que ele faça uma prova com o máximo de calma possível. 

Com isso em mente, trouxemos algumas dicas para ajudar o seu filho nesse momento tão importante da vida dele. 

 

5 dicas para ajudar seu filho a estudar para o vestibular

Transforme a cobrança em incentivo  

Cobrar bons desempenhos é natural na relação entre pais e filhos, mas a forma como a cobrança é transmitida muda tudo. A principal dica para que o acolhimento comece em casa é transformar a cobrança em incentivo, sobretudo se o aluno está engajado nos estudos. Mais empatia, menos austeridade. 

 

Do seu trabalho para a rotina dele 

Sabemos que a fórmula de bhaskara não é tão fácil assim de se lembrar. Mas com certeza você tem mais experiência em desenvolver metodologias e planejamentos bem estruturados no seu trabalho e na sua rotina. Compartilhe essa experiência com o seu filho e ajude-o a criar um cronograma eficiente de estudos. 

Utilize métodos ágeis, blocos de notas, calendários semanais e ferramentas que vão dar mais visibilidade não só sobre a escala de matérias e temas, como sobre a carga horária, evitando desgastes. 

 

A procura do ambiente perfeito  

Sabemos que o lar pode ter várias distrações como música alta, televisão ligada, muita conversa em volume alto, entre outras coisas naturais do dia a dia. No entanto, no momento de concentração do aluno, será necessário fazer uma força tarefa em casa, para minimizar o maior número de distrações possíveis. Faça uma reunião familiar com todos os envolvidos para que todos sejam compreensivos nesse momento. 

Outro ponto é criar um espaço com iluminação e cadeiras adequados para que o jovem não se desgaste e não se distraia com dores no corpo, de cabeça e isso acabe afetando a saúde dele de maneira geral. 

 

Nem só de estudos vive o pré-vestibulando 

A importância de ressaltar o equilíbrio desde cedo, é um ensinamento que vai além da prova de vestibular. Quantas vezes nos sentimos sobrecarregados no trabalho e depois de um final de semana o foco volta com mais clareza? 

É isso que é importante que pais de alunos ensinem aos filhos que estão no preparatório para o vestibular que cultivar os momentos de lazer também é uma maneira de estimular o foco. 

 

Aprenda e ensine  

No campo prático dos estudos, a principal dica é se envolva, aprenda e ensine. Participe das revisões, estimulando-o com perguntas e respostas, coloque em prática seus conhecimentos sobre áreas específicas das quais você trabalha, 

É importante que esse envolvimento com a prática seja tratado com entusiasmo, porque mostrará que se envolver com conhecimento é sempre uma boa ideia. 

 

No Poliedro Colégio é assim, vamos muito além do conhecimento científico para formar jovens conscientes, críticos, engajados e com potencial de transformação. O resultado desse esforço é refletido nas centenas de aprovações direto do nosso Ensino Médio e no melhor rendimento dos nossos estudantes no Ensino Superior. 

Além disso, contamos com um corpo docente que orienta pais e familiares no desenvolvimento do aluno, além de terceiros focado em vestibular, para aprimorar ainda mais o desempenho de cada um e o sucesso nas provas. 

Siga o Colégio Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter