Dicas

5 ideias de jogos para aprender inglês em família

08 de dezembro de 2021

• jogos para aprender inglês
  • Pais e Filhos
  • performance de alunos
  • rotina de estudos

5 ideias de jogos para aprender inglês em família

Ter conhecimento sobre a Língua Inglesa é um diferencial para quem busca alavancar a vida profissional e ter êxito em uma série de situações do cotidiano. Por isso, é importante que crianças e adolescentes sejam apresentados ao idioma inglês e estimulados a aprender desde cedo, o que faz com que alcancem fluência com mais facilidade.

Brincadeiras e jogos para aprender inglês são uma excelente maneira de treinar o idioma e alcançar mais domínio do vocabulário e da gramática de forma lúdica e descontraída. Essas estratégias tornam o aprendizado mais natural para os jovens e podem ser feitas em casa, com a participação de toda a família!

O Poliedro Colégio separou algumas sugestões de jogos para aprender inglês se divertindo com os seus filhos. Acompanhe a leitura e saiba mais!

Veja os jogos para aprender inglês:

1 – Stop!

Muito popular no Brasil, o jogo stop pode ser uma forma emocionante de colocar o inglês em prática e aumentar o vocabulário das crianças e dos adolescentes.

Para jogar, basta desenhar colunas em uma folha, cada uma com categorias, como names (“nomes”), countries/cities (“países/cidades”), adjectives (“adjetivos”), colors (“cores”), foods (“comidas”), entre outras.

A cada rodada, sorteia-se uma letra, e os jogadores devem preencher as colunas com palavras iniciadas pela letra e correspondentes aos temas estabelecidos. Vence a rodada quem preencher todas as categorias mais rapidamente.

2 – Draw something

Outro jogo bem conhecido e que pode ser um aliado no processo de aprendizagem do inglês é o draw something, também chamado de “imagem e ação”, em português.

É possível encontrar versões digitais do jogo, que está disponível como app para Android e iOS, e também versões físicas, com cards impressos.

Basicamente, o draw something sorteia uma palavra em inglês para o jogador, que precisa desenhá-la em silêncio. Os outros jogadores tentam adivinhar do que se trata o desenho, e quem descobrir mais rápido ganha a jogada.

Leia também: Saiba como estimular a inteligência emocional do seu filho: confira 6 dicas!

3 – Scrabble

Esse jogo é bastante tradicional em países de língua inglesa e pode ser jogado por jovens e adultos com diferentes níveis de conhecimento do idioma. A brincadeira é uma das melhores opções para quem busca expandir o vocabulário de forma divertida e junto à família.

O scrabble é um jogo de tabuleiro no qual cada jogador sorteia sete peças, cada uma com uma letra do alfabeto.

Os jogadores devem usar as peças para escrever diferentes palavras no tabuleiro, que serão interligadas 一 como em um jogo de tabuleiro. Quem formar o maior número de palavras ganha a partida.

Também é possível encontrar uma versão digital do scrabble em sites ou em aplicativos para Android e iOS.

4 – The game of life

O “jogo da vida”, ou the game of life, é uma ótima opção para expandir o vocabulário e a capacidade de lidar em inglês com situações cotidianas.

Esse é um jogo de tabuleiro que traz diversas situações do dia a dia, relacionadas a trabalho, dinheiro e família.

O jogador deve percorrer o tabuleiro com seu carrinho, vivenciando as diferentes etapas da vida e tomando decisões que vão moldar seus próximos passos e trazer consequências, como cursar uma faculdade, casar-se, ter filhos, comprar uma casa, entre outras.

Para que o aprendizado do inglês flua melhor, é importante buscar a versão do jogo nesse idioma, que pode ser facilmente encontrada em sites de e-commerce na internet ou em lojas de brinquedo.

5 – Detetive

Clue (“detetive”, em português) é uma ótima escolha de jogo para aprender inglês. É indicado para quem gosta de histórias de mistério. Esse jogo de tabuleiro propõe que os participantes descubram quem foi o responsável por um assassinato.

O tabuleiro simula uma mansão com diferentes ambientes, e é preciso estar atento aos detalhes para descobrir quem cometeu o crime, em qual cômodo da casa e qual objeto utilizou para isso.

É uma boa pedida para aprender a descrever situações e ampliar o vocabulário. Por isso, assim como no caso de the game of life, o ideal é buscar a versão do jogo em inglês.

Se este post foi útil para você, que tal conhecer mais sobre o Colégio Poliedro?

Aqui, nossos estudantes encontram ensino de qualidade, tecnologia, apoio socioemocional e ferramentas para impulsionar os estudos em todos os componentes curriculares, incluindo o Inglês.