Artigo

Escolas sofisticam processo de aprendizado adotando a tecnologia em sala de aula

17 de maio de 2021

• Aprendizado
  • Ensino Fundamental
  • Formação integral
  • Poliedro Colégio
  • Tecnologia

* Por Kadu Lambert

Com o enfrentamento da pandemia, passamos por um desafio de adaptação que alterou as perspectivas dos educadores e agilizou um processo inevitável: a transformação digital da educação.

O Colégio Poliedro já trabalha com tecnologia no Ensino Fundamental há anos. Trata-se de uma escolha, de estratégia. O objetivo sempre foi aumentar a interconexão entre professor e aluno, a difusão de uma cultura de planejamento entre os profissionais e que eles tivessem a facilidade de ferramentas que permitissem o desenvolvimento de uma aula bem estruturada. Já para o aluno, visamos a influência no processo de aprendizado dentro e fora de sala de aula, afinal, o fluxo educacional vai para além do ambiente escolar.

A tecnologia chega para tornar o processo de aprendizado mais sofisticado, mais bem planejado e executado. Facilita o desenvolvimento da aula por parte do educador, permitindo que implemente metodologias diversificadas e novas dinâmicas, a exemplo da realidade virtual e avaliações parametrizadas, além de proporcionar a gestão do estudo por parte do aluno.

É difícil imaginar qualquer atividade no mundo atual sem a inserção da tecnologia. Agora, é possível ensinar conceitos completamente abstratos para crianças por meio de um tour virtual ou de fotografias, por exemplo, permitindo o acesso facilitado à informação. Mas é preciso ter a percepção de que se trata de uma ferramenta. Dessa forma, cabe ao professor transformar informação em conhecimento. Em educação, desenvolvimento de aprendizado, metodologia e aquisição de valores sempre vem à frente.

Trata-se de um processo gradual, que exige preparo. Criar um departamento para acompanhar os colaboradores, fazer a curadoria de novos aplicativos, realizar aulas em parceria com a equipe de tecnologia, capaz de evitar falhas técnicas, entre outros pontos, são fundamentais para facilitar a adaptação ao uso das plataformas e a desenvolver uma nova cultura educacional. Nada acontece do dia para a noite e tudo deve ser planejado.

Com a pandemia e a necessidade de rápida transformação do modelo de ensino para dar continuidade ao cronograma educacional, os professores estão ainda mais próximos da tecnologia e com uma nova cultura de trabalho.

Agora, as escolas precisam oferecer um serviço mais sofisticado. O estudante não vai até a instituição para apenas anotar informações. Os dados estão disponíveis a todo o tempo na internet. Tudo mudou. Os jovens buscam interação, preparo, desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais, entre outras questões.

O fator humano e a tecnologia caminham juntos. O homem planeja e projeta. O aparelho retém informações e pode computá-las. O professor, que antes era transmissor de conhecimento, passa a ser gerente, induzindo o aluno a refletir a partir dos dados oferecidos em aula. Dessa forma, deve fazer a gestão de projetos e pessoas, além de planejar seu conteúdo com o apoio das novas ferramentas.

Com a tecnologia que empenhamos, toda a aula do professor é disponibilizada em uma plataforma para que os alunos possam consultar. Os livros ganharam versões digitais e os estudantes ampliaram os espaços de colaboração para que desenvolvam projetos e pesquisas.

Agora, é fácil notar como o método de aprendizado é muito diferente do convencional. As aulas são mais dinâmicas, profundas e interativas, permitindo o maior engajamento dos estudantes. Imagine a dificuldade em explicar para um aluno o que era o Egito Antigo. Era preciso algumas aulas para oferecer conteúdo suficiente que permitisse ao aluno criar imagens mentais. Hoje, por meio de um tablet é possível realizar um tour virtual pela região e ver tudo com detalhes. Os professores ganham tempo para oferecer maior compreensão acerca dos temas e para aprofundar assuntos que julgarem necessários de diferentes formas, proporcionando o desenvolvimento intelectual.

Estamos passando por mais uma das grandes revoluções da história humana. Não só a sociedade, a política e a economia vão mudar, mas também a cultura e a maneira de viver. Como educadores, precisamos entender os processos que estão acontecendo e enxergar o mundo de outra maneira para irmos adiante.

*Por Kadu Lambert, coordenador do Ensino Fundamental – Anos Finais do Poliedro Colégio de São José dos Campos.