Not support Recaptcha
Pular navegação

Dicas

Aula de robótica: 6 benefícios em unir educação e tecnologia na infância

30 de março de 2022

Tags

  • Aprendizado
  • Ensino Infantil

Aula de robótica: 6 benefícios em unir educação e tecnologia na infância

No contexto escolar, as chamadas tecnologias educacionais têm sido, cada vez mais, grandes aliadas na busca pelo aprimoramento das metodologias de ensino. Sua utilização colabora para a aprendizagem de autonomia dos estudantes e para a criação de ambientes que estimulam a criatividade dentro e fora da sala de aula.

O uso de aplicativos, os ambientes de aprendizagem virtual, os livros digitais e a gamificação já são uma realidade no tocante às práticas pedagógicas. Além disso, esses suportes auxiliam os estudantes a serem protagonistas durante o processo de ensino-aprendizagem e a se relacionarem com o conhecimento de forma ativa.

Dentre esses suportes tecnológicos, a robótica educacional se destaca como recurso pedagógico lúdico e interessante tanto para professores quanto para alunos, pois diversifica as atividades realizadas em sala de aula, apresenta novos modos e mecanismos para sua execução e desperta nos estudantes a criatividade e a capacidade de solucionar problemas.

Quanto mais cedo as crianças têm contato com tecnologias na sala de aula, maiores são os ganhos cognitivos. Você sabe quais são as principais benefícios de se estudar robótica na infância?  O Poliedro Colégio preparou este artigo para apresentar esse método a você, bem como as vantagens de utilizá-lo!

Continue a leitura!

Você também pode gostar de ler: Tecnologia na educação: como as ferramentas digitais são utilizadas nas escolas?  

 

O que é robótica educacional?

Robótica educacional ou pedagógica é o nome que se dá a um método que tem como objetivo principal a pesquisa e a construção (montagem) de dispositivos controláveis, os robôs.

 A montagem da máquina é geralmente resultado do processo de aquisição de conhecimentos prévios e depende de kits com as peças próprias para determinado projeto ou outros materiais oriundos da reciclagem.

As etapas de construção do robô são guiadas pelos fundamentos teóricos da robótica, que permitem ao estudante montar um projeto mecânico da sua máquina. Tudo isso é ensinado de forma didática e adequada às etapas de ensino.

Quais aprendizagens podem ser desenvolvidas com o estudo de robótica na infância?

Há kits de robótica montados especificamente para as crianças que estão cursando a Educação Infantil ou o Ensino Fundamental Anos Iniciais, adequados e pensados para estas fases. A prática de montagem traz aprendizados importantes para o desenvolvimento dos estudantes dessa etapa. A seguir, destacamos os principais. Continue a leitura!

1-  Raciocínio lógico

A construção dos robôs, bem como o contato com componentes de montagem da máquina, peças eletrônicas e a linguagem da programação, desenvolve nos estudantes a capacidade de pensar de forma estruturada e lógica.

Na linguagem da programação, por exemplo, mesclam-se séries de sequências numéricas e palavras que serão posteriormente transformadas em códigos, permitindo que a máquina seja “controlada” pelo computador.

Além disso, o manuseio das peças eletrônicas desperta a atenção das crianças para os processos lógicos de montagem, já que conectar as peças corretamente é o que garantirá o bom funcionamento do projeto robótico. 

2-  Desenvolvimento das habilidades sociais 

A maioria dos processos que envolvem a programação e a montagem dos robôs é feita de maneira coletiva, sobretudo, em pequenos grupos.

 

O sucesso do projeto depende do trabalho em equipe e da boa comunicação entre os pares, já que as partes da máquina funcionam de forma interdependente. 

Com a prática de robótica, é possível que as habilidades de comunicação, de sociabilidade e a maior disposição para o trabalho em equipe sejam plenamente desenvolvidas. Desse modo, para os estudantes mais tímidos que buscam se isolar dos seus pares, essa pode ser uma excelente atividade!

3-  Estímulo à criatividade

Um dos maiores ganhos em aprender robótica na infância é, com certeza, o estímulo à criatividade, já tão presente nessa fase da vida.

O processo de leitura da linguagem da programação até o funcionamento de uma máquina robótica apresenta uma série de desafios e tentativas de erros e acertos, que fazem com que a criança busque soluções criativas para a resolução dos problemas.

Saber responder com criatividade às situações-problema é uma habilidade fundamental que desenvolve, dentre outras coisas, a autonomia dos estudantes.

4-  Aprimoramento das noções de organização

A noção de organização no ensino de robótica é necessária para que as etapas de planejamento e montagem da máquina sejam efetivadas com sucesso.

Quando a robótica é ensinada na infância, a criança compreende melhor como organizar o pensamento, planejar respostas aos desafios e compreender melhor as noções de tempo que envolvem a execução de uma tarefa. 

5-  Melhora no desempenho escolar

A melhora no desempenho escolar é um resultado natural que se espera com o ensino de robótica.

Aprender a estruturar o pensamento e o raciocínio lógico, a ler e a formular códigos específicos da área de robótica reflete-se positivamente nas disciplinas que também demandam essas habilidades, como Matemática, Música e Língua Portuguesa.

6-  Autoconfiança

Criar e finalizar um projeto, além de ser uma conquista para a autonomia das crianças, é também um modo de desenvolver um senso de valor próprio, de confiança nas próprias habilidades e nas aptidões.

Além disso, nesse processo, os estudantes acabam conhecendo sobre si mesmos, sobre as próprias preferências e descobrem possíveis talentos.

Com toda a certeza, aprender robótica ainda na infância tende a ser uma ferramenta incrível para despertar nas crianças o desejo de aprender e compreender as infinitas possibilidades que o ensino oferece!

Nós do Poliedro Colégio sabemos que o futuro se constrói a muitas mãos, e a tecnologia vem somar com o compromisso de levar uma educação diversificada e de qualidade aos nossos estudantes.

Quer saber o que nos diferencia de outros colégios? Saiba mais em: 5 motivos para escolher o Poliedro.

Siga o Colégio Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter