Not support Recaptcha
Pular navegação

Artigo

Autonomia infantil: quais os benefícios de incentivá-la?

31 de agosto de 2022

Tags

  • Aprendizado
  • Ed Infantil
  • Pais e Filhos

Autonomia Infantil

O medo do inesperado, a correria do dia a dia e, por vezes, o sentimento de superproteção podem levar muitos pais e responsáveis a não deixarem que as crianças realizem sozinhas atividades simples do cotidiano, dificultando, assim, o exercício da autonomia infantil

A construção da autonomia infantil faz parte do processo de desenvolvimento das crianças. Para ajudá-las nesse processo, precisamos incentivá-las a dar os seus próprios passos no mundo, a experimentar novas ideias e a aprender com a experiência. Dessa forma, autonomia, como quase tudo na vida, é uma aprendizagem que, em um ambiente seguro e harmônico, pode ser introduzida a partir de pequenas ações diárias.

Proporcionar às crianças o desenvolvimento de autonomia é fundamental para garantir um crescimento saudável e outros benefícios importantes para a vida em sociedade. Por isso, o Poliedro Colégio preparou um texto para te apresentar alguns dos benefícios e maneiras de estimular a autonomia ainda na infância. 

Quer saber mais? Leia o texto completo!

O que é autonomia infantil?

O exercício da autonomia está relacionado diretamente à capacidade de tomar decisões e fazer escolhas de forma independente. Nesse sentido, a autonomia infantil implica em incentivar as crianças tanto a escolher quanto a agir por conta própria. 

Embora não seja um costume associar o exercício e o conceito de independência às crianças, é importante que pouco a pouco essa prática seja introduzida no cotidiano delas. Isto é, a ideia de que há a possibilidade de fazer certas escolhas e atividades, pois existe autonomia para tal, deve ser estimulada em casa. 

Claro que, tratando-se de crianças, é preciso que essa independência seja sempre orientada e supervisionada de perto.

Como estimular a autonomia infantil?

Estimular a autonomia na infância é possível a partir de pequenos atos cotidianos, tais como deixar que a criança escolha a própria roupa em determinadas ocasiões, ensiná-la a se alimentar sozinha, estimulá-la a usar o banheiro independentemente, encorajá-la a tomar banho sozinha, ensiná-la a arrumar os materiais escolares e brinquedos etc. 

Para incentivar ações como essas, é preciso levar em consideração a idade da criança e as fases do seu desenvolvimento sensório-motor e cognitivo. Em outras palavras, as crianças devem ser estimuladas a fazer sozinhas apenas atividades que são possíveis dentro dos seus próprios limites e habilidades. 

O que o seu filho pode fazer sozinho de acordo com a idade?

Crianças entre dois e três anos já podem ser encorajadas a guardar os brinquedos depois de usá-los, a colocar os próprios sapatos e a sentar-se à mesa sozinhas.

A partir dos três e quatro anos, com a devida supervisão de um adulto, é possível deixá-las ir ao banheiro sozinhas, arrumar os materiais escolares e organizar os seus itens de uso pessoal.

Entre quatro e cinco anos, experimente deixá-las escolher a própria roupa, as ensine a trocar de roupa, a usar corretamente os talheres, a tomar banho, a escovar os dentes e a ter alguma autonomia no preparo de pequenas refeições, como lavar frutas, passar manteiga em um pão etc. 

A partir dos cinco anos, já é possível deixá-las fazer atividades cotidianas relacionadas à organização do ambiente familiar, como arrumar a própria cama, lavar a louça – preferencialmente os utensílios que não oferecem risco de acidente – alimentar os pets, jogar o lixo fora etc. Nessas ocasiões, preocupe-se em observar como as crianças estão realizando as atividades e em ensinar as possíveis formas de realização dessas tarefas.

É importante destacar que, em todas essas idades, as tarefas e ações executadas pelas crianças devem ser orientadas e supervisionadas por um adulto, para garantir que o desenvolvimento da autonomia infantil seja realizado em um ambiente seguro. 

Além disso, deve-se observar os limites e possíveis dificuldades e quais são as possibilidades de desenvolvimento das habilidades necessárias para a conclusão das tarefas propostas.

Você também pode se interessar pelo texto: 4 passos para se envolver mais nas atividades escolares dos filhos 

Quais os benefícios de estimular a autonomia infantil?

Estimular a autonomia infantil colabora para o crescimento saudável da criança e ajuda no desenvolvimento de habilidades que serão importantes em todas as etapas da vida. 

Promove melhorias na coordenação motora e na comunicação

Ensinar as crianças a serem autônomas, por meio de uma interação independente com o mundo e os objetos que as cercam,  produz três grandes benefícios: desenvolvimento da linguagem, aprimoramento das habilidades comunicativas e a melhora da coordenação motora.

A criança, ao ser incentivada a realizar certas tarefas sozinha, passa a se comunicar mais e de forma eficiente, o que amplia o seu repertório linguístico e as habilidades sociais. Além disso, a interação com objetos, junto às noções de espacialidade e equilíbrio, colabora para a melhora da coordenação motora em desenvolvimento na infância. 

Colabora para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais 

Aprender a ter iniciativa e a saber agir em sociedade são capacidades que podem ampliar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais importantes para a vida coletiva, como a capacidade de solucionar conflitos. Ao compreenderem que todas as ações provocam uma reação, as crianças aprendem a ponderar as próprias escolhas e a agir em cooperação com outras pessoas.  

Estimula a criatividade

A autonomia infantil estimula a criatividade da criança à medida que ensina a ela que existem diversas maneiras de executar uma tarefa, que podem ser acionadas de acordo com a necessidade. Além disso, experimentar situações em que existe possibilidade de agir de maneira autônoma dá à criança coragem para explorar as novas situações.

Ensina autorresponsabilidade

Na infância, a autonomia estará muito relacionada ao cuidado de si, do outro e do espaço comum. Nesse sentido, ao ter liberdade para exercer esses cuidados, a criança passa a entender que também há nessas ações uma responsabilidade e um compromisso de fazê-las. 

Ajuda a lidar com as frustrações

À proporção que aprendemos a fazer algo novo, notamos que as tentativas e os erros fazem parte do nosso processo de desenvolvimento. Ensinar as crianças a observarem as falhas sem julgamentos e a buscarem novos caminhos para solucionar os dilemas da vida, permitirá que elas cresçam sem temer as frustrações e saibam lidar com as adversidades sem se desesperar.  

Dicas para promover autonomia infantil em casa:

  1. Esteja atento às próprias ações, pois, em um primeiro momento, a criança reproduz as ações dos adultos para conseguir realizar as tarefas sozinha;
  2. Oriente e ensine a criança a fazer as atividades, mas evite estabelecer controle sobre a forma como ela irá executar a tarefa;
  3. Incentive a criança a agir ao invés de tentar fazer algo por ela;
  4. Sempre converse com a criança em situações de conflito e ofereça ajuda quando algo não sair como planejado;
  5. Demonstre confiar na criança e a acolha sempre que necessário.

Quer se aprofundar sobre o assunto? Indicamos o texto da pesquisadora lusitana Andreia F. Ferreira Godinho: “Desenvolver a autonomia das crianças em idade pré-escolar: os contributos das rotinas diárias”.

Gostou do conteúdo? Então não deixe de visitar e conferir outros textos publicados no blog do Poliedro Colégio!

Siga o Colégio Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter