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7 benefícios da musicalização na Educação Infantil

28 de julho de 2022

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  • Educação Infantil
  • Musicalização

benefícios da musicalização na educação infantil

Alguns bons momentos são intermediados pela música e pelos sons. Ela está presente nos festejos, nas reuniões familiares, na natureza e em encontros coletivos de diversas ordens. Por meio dela, não só ampliamos a nossa alegria, mas também compomos formas de nos expressar e entrar em contato com o outro e com o mundo. A música é uma linguagem universal que se comunica com todos, independentemente da cultura, idade ou classe social.

A presença e importância da música em nossas vidas começa nos primeiros estágios da existência humana. Os bebês, por exemplo, utilizam sons e balbucios para se comunicar, interagir com o seu meio e, com isso, desenvolver a linguagem verbal. Do mesmo modo, as crianças, durante a primeira infância, utilizam-se de sons para se expressarem.

Inserir a música no cotidiano das crianças tanto em casa quanto na escola funciona como um estímulo para ampliar o desenvolvimento cognitivo, sensorial e outras habilidades. Na escola, a utilização dessa linguagem pode ainda tornar a aprendizagem mais interessante e colaborar com o aprimoramento do raciocínio, criatividade e aptidões diversas.

Por isso, a musicalização na Educação Infantil é uma prática pedagógica observada como muito benéfica para a vivência escolar das crianças. Quer saber que benefícios são esses? Então, vem com a gente, pois preparamos um post para te apresentar as habilidades que podem ser desenvolvidas e descobertas nesse processo.

O que é e por que inserir a musicalização na Educação Infantil?

Musicalização escolar é uma ferramenta pedagógica que auxilia no processo formativo de crianças e adolescentes. Quando inserida de forma adequada, isto é, de modo a propor um contato mais intuitivo entre a música e a criança, mediada através de canções, brincadeiras de roda e jogos rítmicos, a musicalização pode promover, segundo o referencial curricular nacional para a educação infantil: “gosto pela atividade musical, além de atenderem às necessidades de expressão que passam pela esfera afetiva, estética e cognitiva”. Além disso, “aprender música significa integrar experiências que envolvem a vivência, a percepção e a reflexão, encaminhando-as para níveis cada vez mais elaborados” (BRASIL, 1998, p. 48).

Quais os benefícios da musicalização na Educação Infantil?

1- Amplia a percepção do mundo ao redor

A introdução da musicalização no Ensino Infantil conduz a criança a aprimorar a sua percepção de mundo. Sabemos que os espaços são preenchidos por sons da natureza, ruídos do ambiente etc., que passam a ser percebidos com mais acuidade. Em outras palavras, a musicalização não só é capaz de desenvolver nas crianças a habilidade de ouvir melhor, mas também é capaz de atribuir sentido aos sons que preenchem o mundo.

Torna-se importante frisar que a presença da música no contexto escolar não tem como finalidade a criação de futuros músicos, mas o desenvolvimento pleno das crianças.

Quer se aprofundar no assunto? Indicamos a leitura do artigo: A importância da música no processo de ensino-aprendizagem.

2- Facilita a expressão dos sentimentos

A música produz uma integração entre corpo e som, por isso, através dela é possível experimentar e expressar melhor os próprios sentimentos e emoções. Nesse processo, a criança acessa os seus sentimentos, aprende a nomeá-los e a compreender melhor a natureza das emoções, passando a elaborá-las no plano expressivo com mais assertividade.

3- Desenvolve habilidades sensório-motoras

Na primeira infância, além da aquisição da linguagem e do desenvolvimento das habilidades de comunicação, as crianças também estão aprendendo a se movimentar com consciência. Ou seja, esse é o momento em que se ganha consciência corporal. Nesse sentido, a música colabora com o desenvolvimento das habilidades sensório-motoras, que envolvem: noção de espacialidade, limites do próprio corpo, reprodução de gestos, percepção dos objetos ao redor etc.

4- Auxilia no desenvolvimento cognitivo

As cantigas e canções utilizadas em atividade de musicalização não somente são excelentes ferramentas para o processo de aquisição da linguagem, mas também são recursos que otimizam as capacidades cognitivas das crianças, como a memória e a concentração.

Leia mais em: O que é desenvolvimento cognitivo e como incentivá-lo?

5- Desperta sensibilidade, criatividade e senso rítmico

A música é uma linguagem que nos integra ao mundo e nos coloca em contato conosco e com o outro. Por essa razão, ela é capaz de nos emocionar e aflorar uma sensibilidade propriamente humana. Ademais, o universo musical é aberto e permissivo à criação, isto é, à livre expressão de criatividade a partir das noções que lhes são próprias.

Nessa perspectiva, como salienta Oliveira et al, no livro Os fazeres na educação infantil, “Quando a criança escuta uma música, ela se concentra e tende a acompanhá-la, cantando e fazendo movimentos com o corpo. Isso desenvolve o senso do ritmo nos pequeninos. Aprendendo a ouvir, a criança pode repetir uma música, recriando-a” (OLIVEIRA, BERNARDES e RODRIGUEZ, 1998, p. 104).

Nesse sentido, ao trazê-la para a infância, permitimos que essas características, já presentes nas crianças, sejam amplificadas.

6- Colabora para o relacionamento interpessoal saudável

Por ter um caráter integrativo e social, a música permite às crianças a potencialização de habilidades de sociabilidade que facilitam e influenciam de forma positiva os relacionamentos interpessoais.

7- Conecta a escola a momentos prazerosos

Inserir a música na Educação Infantil, ou seja, nas primeiras interações entre a criança e a escola, pode fazer com que os pequenos estudantes associem esse espaço a momentos de alegria e interação. Na prática, essa ação pode estreitar os vínculos da criança com o ambiente escolar.

A musicalização na Educação Infantil e ao longo da prática pedagógica, tem como objetivo a formação integral dos estudantes, o desenvolvimento e a descoberta de habilidades subjacentes a cada momento da vida.

Embora o Poliedro Colégio ainda não ofereça Educação Infantil, compreendemos a importância da musicalização na infância, por isso, a música é um componente curricular presente do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais nas unidades em que há oferta dessa etapa. Confira mais sobre, no nosso site.

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