12 de julho de 2023

5. Incentive a leitura e a escrita
6. Priorize o equilíbrio entre estudo e lazer
Conte com o Poliedro nessa jornada: Matrículas abertas para 2024

O início da jornada educacional de um filho é um marco emocionante na vida de qualquer família. À medida que seu filho se prepara para entrar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é natural que você queira garantir que ele tenha o melhor começo possível. Por isso, é importante ter em mente alguns passos importantes que você pode tomar para se preparar para essa fase crucial da educação de seu filho.

Preparar-se para a jornada educacional do seu filho nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental é um passo importante para garantir um bom início nessa etapa crucial. Nesse post, você conhecerá o que é preciso para que seu filho comece a jornada educacional com o pé direito. Confira o nosso checklist com 6 dicas para iniciar a jornada educacional!

1. Escolha o ambiente ideal para a educação do seu filho

Escolher o melhor ambiente para o seu filho é uma responsabilidade muito importante, afinal é onde ele vai passar boa parte do dia. Por isso, é fundamental fazer uma visita ao colégio para conhecer a estrutura, o corpo docente, as instalações físicas e os recursos disponíveis. Certifique-se de que o ambiente seja um lugar acolhedor, seguro e propício para o aprendizado.

2. Conheça o currículo e os programas de ensino

Verifique qual é o currículo adotado pela escola e como ele é estruturado. Conheça também os programas de ensino, atividades extracurriculares e projetos pedagógicos oferecidos. Certifique-se de que eles estejam alinhados com os objetivos educacionais que você tem para o seu filho. Isso ajudará você a entender o que será ensinado e a acompanhar o progresso do seu filho ao longo do ano.

3. Prepare seu filho para a transição para o Ensino Fundamental

Ao mudar da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, seu filho vai se deparar com uma forma menos lúdica de ensino, ao mesmo tempo em que vive uma fase de muita curiosidade pelo mundo. Uma boa dica é criar uma rotina de tarefas de casa e um horário reservado aos estudos em casa.

4. Mantenha contato com a escola

A participação ativa dos pais na educação dos filhos é fundamental. Procure estabelecer uma parceria com a escola, participando de reuniões, eventos e atividades propostas pela instituição. Mantenha-se informado sobre o desempenho acadêmico do seu filho e procure estar em contato regular com os professores. Essa colaboração ajudará a identificar eventuais dificuldades e a apoiar o desenvolvimento educacional do seu filho.

5. Incentive a leitura e a escrita

A leitura e a escrita são habilidades essenciais para o aprendizado em todas as disciplinas. Estimule o hábito da leitura em casa, disponibilizando livros adequados à faixa etária do seu filho. Além disso, incentive-o a escrever diariamente, seja por meio de atividades escolares ou de redações sobre assuntos do seu interesse. Essas práticas fortalecerão a comunicação e o raciocínio crítico.

6. Priorize o equilíbrio entre estudo e lazer

Embora o início do Ensino Fundamental seja um momento crucial para o aprendizado, é importante que seu filho também tenha tempo para o lazer e atividades recreativas. Estabeleça uma rotina equilibrada, garantindo que ele tenha tempo suficiente para descansar, brincar e se divertir. Dessa forma, ele poderá recarregar as energias e se dedicar aos estudos de forma mais eficiente.

Conte com o Poliedro nesta jornada: Matrículas abertas para 2024

Preparar-se para a jornada educacional do seu filho nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental requer planejamento e cuidado. Por isso, o Poliedro é a escolha ideal para ser seu parceiro neste momento importante.

O Poliedro Colégio é um lugar acolhedor onde o aluno está em primeiro lugar. Nele, seu filho encontra muitas possibilidades de aprendizagem, recebendo apoio pedagógico e acompanhamento emocional para o desenvolvimento integral em todas as fases do aprendizado.

Com um material didático atualizado e uma metodologia própria de ensino, o Poliedro Colégio conta com um corpo docente qualificado e uma estrutura ideal para aprender e brincar.

Conte com o Poliedro para essa jornada: as matrículas para 2024 no Colégio já estão abertas. Agende sua visita a uma das nossas unidades em São Paulo e São José dos Campos e conheça como o Poliedro pode fazer a diferença na educação do seu filho.