Formação integral

• leitura
  • literatura
  • Poliedro Colégio

Uma importante iniciativa enriquece ainda mais o currículo escolar dos estudantes do Poliedro Colégio de São José dos Campos e Campinas. Trata-se do Clube do Livro, fruto do desenvolvimento do trabalho de leitura que vem sendo construído ao longo dos anos.

O hábito e o gosto pela leitura possibilitam o desenvolvimento das diversas competências, tais como análise, interpretação e associação — capacidades que são indispensáveis à formação de leitores críticos e cidadãos conscientes.

Na unidade de São José dos Campos, o projeto é destinado aos alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais, e conta com um trabalho de curadoria para escolha dos livros do programa de leitura escolar e do conjunto de obras destinadas às famílias, incluindo obras destinadas exclusivamente à leitura dos pais. Ao final de cada trimestre é realizado um encontro para alunos, familiares e professores conversarem sobre as leituras, visto que a aproximação entre família e escola e o ensino pelo exemplo fazem parte dessa experiência.

“O principal objetivo é compartilhar com as famílias de toda comunidade escolar a missão de estimular a leitura por meio da literatura, não apenas como atividade acadêmica, mas como poderoso instrumento de formação intelectual e moral”, explica Kadu Lambert, coordenador geral do Ensino Fundamental do Colégio Poliedro de São José dos Campos.

Na unidade de Campinas, o Clube do Livro conta com a participação de estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, que junto com os professores discutem o livro escolhido para o mês, selecionado pelos alunos após indicações dos professores, que recomendam as obras por meio de vídeos que também são divulgados nas mídias sociais do Poliedro Colégio.

“A tarefa de educar para a leitura se faz primordialmente na escola, mas não somente nela. Um ambiente familiar leitor é um modelo poderoso de influência, e por isso a participação no Clube do Livro é uma ação muito importante para todos”, diz Thais Ribeiro, coordenadora geral do Poliedro Colégio Campinas.

Para saber mais sobre tudo que o Poliedro Colégio Poliedro oferece, acesse o site e as páginas no Instagram e no Facebook.