Nosso desempenho no PISA confirma a excelência da nossa proposta pedagógica

28 de novembro de 2022

• metodologia de ensino

Em 2021, o Poliedro Colégio de São José dos Campos aderiu ao PISA para Escolas (PISA-S), baseado em um dos mais conceituados estudos comparativos de desempenho escolar do mundo e aplicado em cerca de 80 países pela OCDE – Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico. Os resultados dos nossos alunos superaram as melhores médias de desempenho de países desenvolvidos.

Conhecendo o PISA

O PISA – Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Programme for International Student Assesment) é um dos mais conceituados estudos comparativos de desempenho escolar, realizado a cada três anos em mais de 80 países pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Seu objetivo é avaliar em que medida os estudantes de 15 e 16 anos, perto do final da escolaridade obrigatória, adquiriram conhecimentos e competências essenciais para a plena participação nas sociedades modernas.

A avaliação incide sobre as principais disciplinas escolares de leitura, matemática e ciências, e é centrada na capacidade dos alunos para analisar, raciocinar, resolver e interpretar problemas em diversas situações.

Desde 2020, as escolas brasileiras também podem medir a qualidade de aprendizagem de seus estudantes por meio do exame PISA para Escolas – ou PISA-S. Esta avaliação voluntária fornece dados concretos sobre a qualidade de ensino e aprendizagem dos estudantes com base nas matrizes e escalas do PISA Internacional. A prova já foi aplicada em mais de 2500 escolas em todo mundo e, no Brasil, a entidade credenciada para aplicação dessa avaliação é a Fundação Cesgranrio.

Excelência nos inspira: o PISA-S no Poliedro Colégio

O Poliedro Colégio de São José dos Campos aderiu ao PISA-S visando adotar um padrão de avaliação alinhado aos parâmetros internacionais, cujos resultados permitam verificar a qualidade da metodologia pedagógica desenvolvida e as oportunidades de evolução das práticas educacionais.

“O PISA-S contribui para o desenvolvimento de uma avaliação dos conhecimentos, competências e habilidades que são relevantes no mundo atual, e incentiva experiências inovadoras de aprendizagem na solução colaborativa de problemas, desenvolvimento da criatividade, autonomia e do pensamento crítico dos estudantes.”

Andreas Schleicher, Diretor da OCDE para a Educação e Competências

Fonte: Reader’s Guide to the School Report : How Your School Compares Internationally© 2020 OECD

Em 2021, a Fundação Cesgranrio selecionou 82 estudantes do Ensino Médio do Poliedro Colégio de São José dos Campos para participarem da avaliação de forma voluntária, garantindo, assim, uma amostragem representativa da escola. Os resultados obtidos por nossos alunos foram excelentes!

Em relação ao último exame do PISA, aplicado em 2018, nosso desempenho foi significativamente maior que a média do Brasil e dos países membros da OCDE.

Médias de desempenho no PISA-S

Os resultados alcançados por nossos estudantes nos colocam entre as três primeiras posições do ranking de todos os países participantes do PISA Internacional para cada uma das três áreas avaliadas. O Poliedro está bem à frente dos melhores sistemas educacionais do mundo, como a Finlândia, o Japão e a Coreia do Sul!

Competências em Leitura

Competências em Leitura - Gráfico

Competências em Matemática

Competências em Matemática - Gráfico

Competências em Ciências

Competências em Ciências - Gráfico

“Os resultados me surpreenderam e fiquei muito feliz, pois fomos selecionados aleatoriamente, e não os alunos que tinham as melhores notas, e isso demonstra que o ensino está bem democratizado entre nós. Isso me deu mais certeza de que estou no caminho certo e na escola que poderia oferecer os melhores resultados para minha carreira e minha vida futura”.

Daniele Balsan, 16 anos,

Aluna da 2ª série do Ensino Médio

Além de avaliar a proficiência dos estudantes em leitura, matemática e ciências em um contexto global, a avaliação do PISA-S considera ainda a percepção deles sobre as estratégias de aprendizagem e clima escolar, além de competências socioemocionais ligadas à estabilidade emocional, à assertividade para o envolvimento com os outros, à empatia para a colaboração e ao autocontrole para o desempenho de tarefas e curiosidade para a abertura ao novo.

“Estamos todos muito felizes e orgulhosos dos resultados conquistados por nossos alunos em uma prova tão importante como o PISA-S, demonstrando que adquiriram as competências e habilidades tão necessárias aos profissionais do século XXI e podem exercer sua cidadania de forma plena no futuro.”

Andrea Godinho

Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio do Poliedro Colégio de São José dos Campos

Para o Poliedro Colégio, os indicadores são reflexo de um projeto pedagógico diferenciado e contemporâneo que coloca o estudante como protagonista no processo de aprendizagem, e no qual a formação intelectual e humana caminham juntas para formar cidadãos conscientes de suas competências, habilidades e projeto de vida, preparados para lidar com os desafios do mundo do trabalho e da sociedade moderna.