Not support Recaptcha
Pular navegação

Performance

Como ajudar seu filho a melhorar a concentração?

23 de novembro de 2022

Tags

  • Aprendizado
  • educação
  • gestão escolar
  • performance de alunos
  • rotina de estudos, ensino médio, performance de alunos

Devido ao avanço das tecnologias, há cada vez mais distrações ao alcance das mãos. Consequentemente, manter a concentração em atividades escolares ou cotidianas se tornou um desafio para muitas crianças, adolescentes e adultos.

Muitas vezes, o excesso de informações nas redes sociais como o Instagram e as conversas paralelas em aplicativos, como o WhatsApp, durante as aulas podem ser os motivos de distração de crianças e adolescentes. Além disso, a falta de concentração para se engajar em uma atividade e conseguir finalizá-la pode gerar sentimentos incômodos, como a insegurança, nos jovens. 

Muitos pais e responsáveis observam que os filhos estão constantemente sem atenção na hora de estudar ou com alguma dificuldade para começar e terminar uma tarefa. No entanto, saber como ajudar parece, às vezes, difícil. 

Por isso, o Poliedro Colégio preparou um post imperdível em que apresentamos a você 5 dicas para ajudar o seu filho a melhorar a concentração. 

Confira o texto completo e saiba mais!

Mas, afinal, o que é ter concentração?

Antes de saber como melhorar a concentração, é interessante entender com clareza o significado desse termo. 

Em linhas gerais, a concentração é a capacidade de manter a atenção, o foco, por determinado período de tempo, em uma única atividade ou ocupação. Isto é, estar concentrado é conseguir executar uma tarefa sem ser afetado por distrações externas que impeçam ou dificultem a finalização da atividade. 

A capacidade de se concentrar é diferente para cada pessoa, assim como as formas de aprender e se relacionar com o mundo que nos cerca também são. Por isso, a concentração não é algo possível de ser quantificado com exatidão. 

No entanto, é preciso estar atento caso as distrações e a falta de concentração afetem a execução de tarefas no dia a dia e na escola, pois a continuidade de comportamentos desatentos pode interferir na aprendizagem dos estudantes. 

Como melhorar a concentração?

Ao observar momentos em que os filhos apresentam dificuldades de manter uma rotina de estudos ou mesmo diante de um baixo desempenho na escola, é comum que pais e responsáveis procurem por formas de ajudar os estudantes a enfrentar a fonte dos problemas que, em alguns casos, pode ser a necessidade de melhorar a concentração. 

Acompanhe abaixo algumas dicas que podem tanto ajudar a minimizar as distrações quanto garantir um melhor rendimento das tarefas. 

1- Entenda o que causa a desatenção 

Para melhorar a concentração é preciso entender, primeiro, o que gera a desatenção. Nesse sentido, tente observar o comportamento do seu filho e procure dialogar com a equipe de profissionais do Colégio para mapear as possíveis causas da falta de concentração. 

Nesse processo, tenha em mente que a desatenção, ou distração, pode ser apenas momentânea – fruto de algum acontecimento pontual – e só deve ser encarada como um problema quando afetar a execução de atividades que fazem parte do dia a dia do estudante, em casa ou na escola. 

Além disso, em alguns casos, é importante avaliar a necessidade de acompanhamento profissional específico. 

Possíveis causas da falta de concentração:

  • O uso inapropriado do celular e de outros eletrônicos em horas e lugares inoportunos, como durante as aulas ou em momentos de estudo;
  • As conversas paralelas na sala de aula;
  • O barulho ou a desorganização do ambiente de estudo;
  • O estresse emocional, motivado por conflitos em casa, situações de mudança, perda de uma pessoa querida etc.;
  • O bullying na escola;
  • A ansiedade;
  • O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade;
  • Dentre outros.

2- Limite algumas distrações 

Os celulares, os tablets, os computadores, as redes sociais e os jogos on-line podem ser a origem da perda de atenção. Se esse for o caso, para melhorar a concentração, a dica é simples: limite o uso desses aparelhos e aplicativos. 

Limitar não deve ser entendido como privar o seu filho de ter acesso a esses dispositivos e sites, e sim orientá-lo a respeito do uso mais adequado. Como assim? Explique para o jovem sobre a importância de deixar o celular no modo silencioso e de desativar as notificações para diminuir as interações com o mundo virtual em momentos de estudo, sejam eles em casa ou na escola. 

Outra maneira de orientá-los é propondo pequenas pausas entre “blocos” de tempo, por exemplo, para cada 30 minutos de estudo, sugira 5 ou 10 minutos de pausa. 

Para controlar esse tempo, você pode utilizar aplicativos que utilizam o método Pomodoro. No texto: “Como a Técnica Pomodoro pode melhorar a atenção nos estudos”, nós falamos mais sobre esse assunto. Acesse!

3- Crie ambientes favoráveis à concentração

Estudar em espaços confortáveis, calmos, organizados e silenciosos pode ser um bom modo de ajudar o seu filho a melhorar a concentração. 

Tentar manter a atenção em lugares barulhentos ou que causem qualquer tipo de desconforto é bastante difícil, por isso, eliminar as distrações do ambiente de estudo pode melhorar a atenção na hora das leituras ou outras atividades. 

4- Sugira que seu filho ouça música durante os estudos 

Parece contraditório, mas ouvir música, para alguns estudantes, produz ganhos positivos durante os estudos. Isso acontece porque escutar certos tipos de música ao realizar uma tarefa pode impulsionar a concentração, estimular a memória e ampliar a criatividade. 

Não quer dizer que esse hábito funcione para todos os perfis, porém vale a pena experimentar. No texto: “7 playlists incríveis de músicas para estudar”, nós falamos mais sobre os benefícios dessa prática e indicamos os tipos adequados de músicas para os momentos que exigem mais atenção. 

5- Procure orientação profissional, caso necessário

A falta de concentração, por vezes, é um dos motivos que levam muitos pais e responsáveis aos consultórios médicos. Ansiedade ou mesmo o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade podem ser as causas da distração. 

Se você notar comportamentos persistentes de desatenção, como dificuldade de terminar tarefas, erros frequentes na hora de fazer as atividades escolares, facilidade em se distrair com estímulos externos, perda de objetos importantes, dentre outros sinais, procure a ajuda de um profissional.  

Leia mais sobre o assunto em: TDHA – como lidar com esse transtorno de neurodesenvolvimento.

No Poliedro Colégio, o estudante tem o apoio de uma equipe multidisciplinar, formada por professores e orientadores educacionais. Esses profissionais estão sempre atentos aos educandos e dispostos a acolher e a orientar. Por isso, caso a falta de concentração afete o rendimento escolar, a família pode sempre contar com a ajuda do Colégio para buscar o melhor caminho para ajudar os jovens. 

Gostou do texto? Não deixe de acessar outros conteúdos publicados no nosso blog e fique por dentro de tudo que acontece no Poliedro Colégio!

Siga o Colégio Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter