Not support Recaptcha
Pular navegação

Dicas

Como desenvolver as múltiplas inteligências dos seus filhos

08 de fevereiro de 2023

Tags

  • Aprendizado
  • educação
  • família
  • metodologia de ensino

 

Ainda é comum o julgamento equivocado que as notas escolares, sobretudo as de Língua Portuguesa e as de Matemática, sejam utilizadas como critérios para determinar se alguém é inteligente ou não. Relacionar a inteligência apenas aos assuntos do colégio costuma ser um erro que pode afastar os estudantes de realmente desenvolver as suas habilidades e interesses.

Há diferentes tipos de inteligência e o desenvolvimento desses tipos não depende só de fatores biológicos, mas também de fatores externos, como acesso a determinados ambientes e estímulos. Assim, conhecer as múltiplas inteligências pode tanto nos ajudar a identificar os nossos pontos fortes quanto nos impulsionar a trabalhar os pontos mais “fracos”.

Quer saber que inteligências uma pessoa pode ter ou desenvolver ao longo da vida? Continue a leitura e confira no novo artigo do Poliedro Colégio como surgiu a Teoria das múltiplas inteligências e quais são os 9 tipos de inteligência.

Teoria das múltiplas inteligências

Você já deve ter ouvido falar ou se deparado com testes de inteligência baseados no Quociente de Inteligência (QI). A partir de testes de QI, a inteligência – capacidade de obter sucesso ou fracasso em determinada área – poderia ser determinada e quantificada.

Insatisfeito com essa perspectiva limitada, o psicólogo Howard Gardner propôs a “Teoria das múltiplas inteligências”, a qual considera a existência de múltiplas inteligências e afirma que a inteligência não pode ser quantificada com testes de QI. Segundo o pesquisador, possuímos pelo menos 9 tipos de inteligências que podem ser desenvolvidas e estimuladas ao longo da vida.

A partir dessa teoria, admite-se que as pessoas são diferentes e possuem diversas formas de aprender e transmitir a aprendizagem para o mundo que as cerca.

Quais são as múltiplas inteligências?

Para Gardner,  possuímos potencialmente as seguintes inteligências: 1) Lógico-matemática; 2) Linguística; 3) Corporal-cinestésica; 4) Musical; 5) Espacial; 6) Interpessoal; 7) Intrapessoal; 8) Naturalista; 9) Existencialista.

A seguir, conheça um pouco dessas múltiplas inteligências.

1- Inteligência Lógico-matemática

A Inteligência Lógico-matemática está relacionada à capacidade de solucionar problemas lógicos e à facilidade de responder a operações matemáticas. Pessoas que possuem essa inteligência em maior evidência também tendem a pensar as questões de forma mais científica e lógica. Não raro, esse tipo de inteligência é comum entre engenheiros, programadores, cientistas, economistas, matemáticos etc.

Leia também: Conheça 6 aplicativos que ensinam Matemática

2- Inteligência Linguística

A Inteligência Linguística diz respeito à facilidade que o indivíduo pode ter para lidar com a linguagem e comunicação, tanto no uso da língua falada quanto escrita. A pessoa que possui essa inteligência tende a ter mais sensibilidade para compreender as complexidades que envolvem o processo de comunicação, os significados das palavras, os objetivos dos discursos etc. Comumente, profissionais das áreas das linguagens, professores, pesquisadores, jornalistas, escritores, oradores, advogados e locutores costumam ter esse tipo de inteligência mais desenvolvida.

3- Inteligência Corporal-cinestésica

Dentre as múltiplas inteligências que podemos ter, a inteligência corporal está relacionada ao uso do próprio corpo para solucionar problemas ou elaborações práticas. Essa inteligência permite que os indivíduos desfrutem de uma vasta consciência corporal, tenha noção dos próprios movimentos, controle motor, equilíbrio e facilidade de se expressar por meio do corpo.

Geralmente os atletas, artistas, dançarinos, cirurgiões, bombeiros, mergulhadores, motoristas etc. costumam ter essa inteligência bem apurada.

4- Inteligência Musical

O indivíduo com Inteligência Musical apresenta maior habilidade para compor músicas e compreender padrões musicais, como notas, acordes, sons, melodias e ritmos. Aqueles que possuem essa inteligência têm maior facilidade e maior interesse por tocar instrumentos musicais.

Ademais, a inteligência musical pode aprimorar outras competências, como a linguagem, pensamento lógico e consciência corporal.

Além dos músicos e compositores, atores, dançarinos e outros artistas costumam demonstrar bom desenvolvimento dessa inteligência.

Você pode se interessar também: 7 benefícios da musicalização na educação infantil

5- Inteligência Espacial

Por meio da inteligência espacial, o indivíduo consegue observar, distinguir e se localizar (ou mesmo representar por meio de mapas) com mais precisão. Segundo pesquisadores, é comum que cirurgiões, geógrafos, motoristas, marinheiros, engenheiros etc. tenham desenvolvido essa inteligência por saberem manejar a sua percepção do espaço para solucionar algum problema.

6- Inteligência Interpessoal

Dentre as múltiplas inteligências, a inteligência interpessoal é aquela que nos permite ter empatia pelas outras pessoas e nos comunicarmos com mais habilidade e atenção com elas. Terapeutas, professores, psicólogos, médicos, profissionais de RH, políticos, líderes religiosos, conselheiros, vendedores, gerentes, pedagogos etc. geralmente tem boa inteligência interpessoal, pois conseguem a partir da relação com o outro propor soluções para problemas diversos.

7- Inteligência Intrapessoal

A inteligência intrapessoal diz respeito ao modo como lidamos com nós mesmos. Uma pessoa que tem esse aspecto bem desenvolvido, geralmente, trabalha em prol do autoconhecimento, possui autoestima, compreende as suas emoções, valores, limites e utiliza esse saber de si para lidar com os impasses do dia a dia.

O desenvolvimento dessas habilidades está presente, ou deve estar, em qualquer profissional.

8- Inteligência Naturalista

A inteligência naturalista compreende a habilidade que o indivíduo pode ter para lidar e compreender a fauna e a flora. As pessoas que desenvolvem essa inteligência conseguem visualizar-se como parte da natureza.

Profissionais que possuem contato direto com a natureza e seus fenômenos, como biólogos, floricultores, agricultores, curandeiros, guias turísticos, geólogos, engenheiros climáticos, jardineiros e meteorologistas tendem a ter essa inteligência mais desenvolvida.

9- Inteligência Existencialista

A inteligência existencialista, ainda em estudo, é considerada uma “meia-inteligência” por não corresponder a todos os critérios definidos por Gardner. A partir dela, o sujeito pode compreender de maneira mais ampla a própria transitoriedade e a finitude da existência humana.

Como ajudar o seu filho a desenvolver essas múltiplas inteligências?

Através da teoria das múltiplas inteligências, há a possibilidade de compreender a inteligência como algo que pode ser desenvolvido e direcionado para várias áreas e setores da vida.

Nesse sentido, se existem múltiplas inteligências, também há diversas maneiras de aprendermos, de acessarmos os conhecimentos.

Mas, como estimular o desenvolvimento dessas múltiplas inteligências nos nossos filhos?

Veja as dicas:

  • Esteja atento às habilidades e dificuldades apresentadas pelos seus filhos;
  • Pergunte a eles sobre as suas preferências;
  • Propicie o contato deles com a música e outras atividades culturais e esportivas como dança, teatro, futebol, vôlei etc.;
  • Faça passeios com toda a família por parques e reservas ecológicas;
  • Estimule a comunicação em casa;
  • Utilize jogos para aprimorar as habilidades linguísticas e de matemática;
  • Incentive o estudo de línguas estrangeiras;
  • Incentive a escrita e a leitura.

Dica-extra: matricule o seu filho em uma escola que valorize as habilidades dele e busque ampliá-las, sempre com respeito às diferentes maneiras de acessar os conhecimentos.

Leia também: Metodologia de ensino – qual é a ideal para o seu filho?

Gostou do texto? Acesse outros conteúdos interessantes no nosso Blog e fique por dentro de tudo que acontece no Poliedro Colégio.

 

 

Siga o Colégio Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter