Not support Recaptcha
Pular navegação

Dicas

Ensino Fundamental: Como escolher uma boa escola?

27 de abril de 2022

Tags

  • Ensino Fundamental
  • Pais e Filhos

Como escolher uma boa escola do Ensino Fundamental?

O Ensino Fundamental é a etapa mais longa da formação básica escolar.

Com duração de 9 anos, esse período é dividido em duas fases: Ensino Fundamental Anos Iniciais (do 1º ao 5º ano) e Anos Finais (do 6º ao 9º ano). Essas são etapas basilares da formação, pois, nesta fase, os estudantes começam a desenvolver competências importantes que estarão presentes em todo o seu processo educativo.

Além disso, essas duas fases são acompanhadas por transformações, anseios e dúvidas comuns presentes na vida das crianças e dos adolescentes em processo de desenvolvimento físico e cognitivo. Nesse sentido, toda organização curricular do Ensino Fundamental é pensada também para auxiliar e preparar os estudantes para superar os desafios advindos da própria fase de crescimento.

Dada a importância e a centralidade do Ensino Fundamental, a escolha da escola é um passo bastante relevante. Nessa etapa, as crianças e os adolescentes precisam de uma instituição que os acolha e lhes ofereça possibilidades de aprender e experimentar, de forma prática, o conhecimento escolar. Ou seja, é preciso que a escola escolhida esteja comprometida com a formação integral do estudante.

Você sabe quais aspectos considerar na hora de escolher a escola ideal de Ensino Fundamental para seu filho? O Poliedro preparou um artigo para  apresentar a você algumas  características presentes em boas instituições de ensino.

Quer saber mais? Continue a leitura! 😊

O que uma boa escola de Ensino Fundamental deve ter?

No Ensino Fundamental Anos Iniciais, as crianças já possuem contato com diversos processos de letramento. Nessa etapa, são desenvolvidas aprendizagens básicas, como leitura e escrita; o reconhecimento de números e operações matemáticas; além de conhecimentos sobre o meio ambiente e o corpo humano etc. Nesse período, os pequenos são incentivados, de forma lúdica, a reconhecer o mundo da escrita e da realidade ao seu redor.

Já nos Anos Finais, esses eixos de aprendizagem são aprofundados com o objetivo de formar jovens autônomos, confiantes e atuantes na realidade à sua volta. Esse ciclo também tem início na infância e alcança a adolescência, desse modo, a instituição de ensino deve oferecer suporte emocional e pedagógico, como também ferramentas para o desenvolvimento pleno do adolescente.

Você sabe o que seu filho aprende no Ensino Fundamental?

Saiba mais em: Ensino Fundamental: o que se aprende nessa etapa?

Diante disso tudo, o que deve ser priorizado no momento de escolher uma boa escola de Ensino Fundamental?

1-Recomendações e referências

Antes de matricular o seu filho, leia, escute relatos de experiência de outros pais e familiares, alunos que já passaram por essa escola, informe-se sobre a instituição de ensino. Visite o site institucional da escola pleiteada e busque por depoimentos de pessoas que, assim como você, valorizam a educação de qualidade.

2-Boa estrutura

O processo de ensino e aprendizagem acontece em todo espaço escolar – seja na sala de aula ou não. Por isso, é interessante optar por escolas que disponham de estrutura adequada, com opções de espaços de convivência, laboratórios, salas de aula equipadas, quadra de esportes etc.

Afinal, o seu filho passa boa parte do dia na escola, então torna-se ainda mais importante valorizar colégios que tenham espaços seguros e diversificados.

3-Abertura para o diálogo

Uma boa instituição de ensino sempre busca promover uma relação de parceria entre pais e familiares [M1] , pois sabe que essa união tende a render bons frutos. Nesse sentido, valorize colégios que se mostrem dispostos ao diálogo, estejam dispostos a ser parceiros e acolham as possíveis dúvidas.

Leia também: Como estabelecer uma relação de parceria entre família e escola?

4-Metodologia 

Observe de que modo as práticas de ensino acontecem nessa escola. Metodologias condizentes com as demandas da contemporaneidade buscam a formação integral do estudante, colocando-o como centro do processo de ensino, convidando-o a participar da construção do conhecimento. Metodologias ativas vão além do ensino curricular tradicional. Por meio dela o estudante constrói autonomia, aprende a lidar com situações-problema, descobre suas potencialidades e seu próprio modo de aprender.

5-Corpo docente

Pesquise sobre o corpo docente da escola pleiteada, tendo como parâmetro a capacitação dos professores e o compromisso com o seu papel de mediador no processo de ensino e aprendizagem.

6-Apoio emocional

Já dissemos que a formação integral do estudante ultrapassa o ensino dos componentes curriculares.  A escola é composta de pessoas plurais, com habilidades e desafios diferentes. Para que isso não seja um problema no desenvolvimento do estudante, valorize instituições que ofereçam apoio emocional aos alunos.

Como acontece o apoio emocional?

O suporte emocional oferecido aos estudantes acontece a partir das seguintes formas:

  • Orientação pedagógica.
  • Atendimento e apoio aos estudantes.
  • Planejamento de estudos.
  • Acompanhamento da socialização e de atividades direcionadas ao Projeto de vida dos estudantes.

Em todos eles o bem-estar e o planejamento pessoal do aluno são a prioridade!

7-Tecnologia

O uso de tecnologias educacionais é uma realidade na maioria das escolas. O acesso a essas ferramentas busca ampliar o repertório de possibilidades de estudos e facilitar alguns processos. Nesse sentido, o Poliedro Colégio conta com recursos digitais exclusivos que trazem o universo de ensino para o alcance das mãos.  

Recursos digitais utilizados no Poliedro:

  • Aplicativo P+.
  • Portal Edros.
  • P+ Redação.
  • Simulados digitais.

 8-Oferta de outras etapas da Educação Básica

Matricular o seu filho em um colégio que ofereça outras etapas da Educação Básica, como o Ensino Médio, é dar a ele a oportunidade de construir laços afetivos e sociais mais duradouros. Essa prática gera consistência nas relações e escolhas, além de segurança emocional.

O Poliedro Colégio reúne essas características e muito mais! Aqui, todas as etapas de ensino têm o estudante como prioridade. Com projeto pedagógico adequado às demandas dos alunos (acompanhamento, acolhimento e tecnologia), construímos juntos a formação integral que faz a diferença!

Venha conhecer uma de nossas unidades, entre em contato!

Siga o Colégio Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter