Not support Recaptcha
Pular navegação

Dicas

Como escolher uma escola de Educação Infantil?

13 de julho de 2022

Tags

  • Ed Infantil
  • Educação Infantil
  • Pais e Filhos
  • Poliedro Colégio

Como escolher uma escola de Educação Infantil?

Como escolher uma escola de Educação Infantil? A escola exerce uma função primordial no processo de desenvolvimento de crianças, adolescentes e adultos, pois, nela, é possível trabalhar aspectos inerentes à vida humana, como cognição, habilidades, interesses, interação social, limites e possibilidades da convivência em sociedade etc. Em suma, o ambiente escolar acolhe e propicia a formação integral dos indivíduos.

Esse é o lugar no qual vivenciamos experiências e aprendemos valores fundamentais que regem a vida social e nos fazem cidadãos responsáveis. Neste espaço, onde dedicamos boa parte do nosso tempo, a educação pode revolucionar e orientar como será a nossa existência no mundo. Por isso, ao procurar uma escola, é preciso ter no horizonte de escolha se aquele espaço corresponde às suas expectativas e se é capaz de propiciar ao estudante possibilidades plenas de aprendizagem. 

Na infância dá-se o início da jornada escolar. A partir dos quatro anos, ou mesmo antes, as crianças começam o que deverá ser o início de sua formação escolarizada. Nesse momento, a escola exercerá na vida dos alunos um papel essencial, pois alavancará processos de desenvolvimento cognitivo e sensório-motor que estão em andamento. 

Nesse sentido, como saber escolher uma escola adequada para o período que envolve a Educação Infantil? Que aspectos considerar nessa busca? Para responder a essa e outras dúvidas, o Poliedro Colégio preparou este artigo! 

Quer saber mais? Continue a leitura!

Quais aspectos considerar na hora de escolher uma escola para matricular o(a) seu(sua) filho(a)?

Por ser uma escolha importante, muitos pais e responsáveis podem se ver perdidos em meio a tantas opções oferecidas pelo mercado. No entanto, qual a melhor opção? A instituição corresponde às necessidades da sua família? O que levar em consideração na hora de escolher uma boa escola?

1 – Estrutura adequada

O primeiro aspecto a ser observado é a estrutura física da instituição. Visite a escola e procure observar o tamanho e a iluminação das salas de aula; a existência de espaços externos de convivência; biblioteca; laboratórios; quadra esportiva etc.

O espaço escolar deve favorecer todas as dinâmicas acessíveis à aprendizagem dentro e fora da sala de aula, para que isso aconteça, é preciso uma estrutura bem organizada e de qualidade. 

2 – Escola para a vida toda ou ensino especializado 

A chamada educação formal corresponde ao período de formação escolar que dura, em média, treze anos, distribuídos do Ensino Infantil ao Ensino Médio. A escolha de uma escola para vida toda, ou de um ensino mais focado em determinada etapa, é uma escolha particular da família, pois cada caminho tem seus benefícios. 

A possibilidade de permanecer na mesma escola pode colaborar para que o estudante desfrute de mais segurança em sua rotina o que, consequentemente, influi também na construção da autonomia e da liberdade pessoal. 

Por outro lado, algumas instituições se especializam em diferentes etapas do período de formação e apresentam diferenciais específicos. As escolas que só oferecem Ensino Infantil, por exemplo, contam com toda uma estrutura e metodologias que giram em torno do desenvolvimento das crianças, enquanto escolas de Ensino Médio são focadas em preparar os estudantes para o vestibular e para  a vida adulta, com turmas especiais para algumas universidades,  programa de orientação profissional e diferentes trilhas de itinerários formativos. 

3 – Incentivo às práticas de letramento

Durante a Educação Infantil, os primeiros anos são dedicados ao letramento, ou seja, ao ensino da leitura e escrita. Nesse sentido, questione a escola visitada sobre as práticas de promoção à leitura realizadas pela instituição.

Oferecer oportunidades para que as crianças tenham contato com a leitura, por exemplo, por meio da contação de histórias, e conversem sobre as suas leituras pode, além de colaborar para o processo de desenvolvimento cognitivo, despertar o prazer pela prática, melhorar a socialização, incentivar a criatividade etc. 

4 – Respeito às fases de desenvolvimento

Cada período de formação envolve objetivos e desafios específicos, elaborados de acordo com a fase de desenvolvimento do estudante. No caso da infância, as crianças que já frequentam a escola precisam desfrutar de um lugar que alie, de forma equilibrada, o aprendizado teórico a uma prática lúdica. Essa junção leva a criança a experimentar o processo de ensino de maneira ativa e criativa. 

Leia também: O que é desenvolvimento cognitivo e como incentivá-lo. 

5 – Proposta pedagógica

A proposta pedagógica é o norteador de uma escola. É por meio dela que os valores da instituição são delimitados e o processo de ensino e aprendizagem é posto em prática. No caso da Educação Infantil, priorize instituições cuja proposta pedagógica contemple as dimensões: 

  •  Socioemocional

Esse aspecto prioriza a formação de um sujeito que conheça a si mesmo e aos outros. Nessa dimensão, trabalha-se a construção de interações sociais harmoniosas, a partir do desenvolvimento do autoconhecimento; da autogestão; da consciência social; da tomada de decisão responsável e das habilidades de relacionamento. 

  •   Socioambiental

A dimensão socioambiental contempla a formação de cidadãos que saibam ter agência e conhecimento sobre os fenômenos que envolvem a natureza e as suas mudanças. Aqui, a criança constrói um repertório educativo acerca de temas, como “Educação Alimentar” e “Educação para o desenvolvimento sustentável”. Toda essa prática, é claro, desenvolvida de forma lúdica e envolvente.

  • Cultural

A vida em sociedade e as habilidades de convívio estão conectadas também à cultura que nos compõe enquanto membros de uma coletividade. Por isso, conhecer expressões culturais locais, regionais e mundiais, como também aprender a valorizar a expressão artística devem fazer parte da prática pedagógica. 

  •  Pensamento científico e crítico

Por fim, uma boa proposta pedagógica considera práticas de desenvolvimento que levem o estudante a aprender questionar, pensar a partir de diferentes perspectivas, testar hipóteses e encontrar respostas para problemas de forma criativa e autônoma. 

6 – Atividades extracurriculares

A dinâmica do dia a dia ou o desejo de propiciar o acesso às atividades educativas diversificadas faz com que pais e responsáveis desejem aumentar a permanência das crianças na escola, durante o contraturno. Portanto, busque por instituições que invistam em atividades extracurriculares bem elaboradas.

7 – Recomendações positivas

Antes de matricular o(a) seu(sua) filho(a), busque recomendações sobre a escola. Outros pais e responsáveis por estudantes possuem objetivos similares aos seus e a opinião deles pode ser valiosa nesse momento. 

Checklist de (algumas) perguntas para fazer quando visitar uma escola:

  • Como a leitura e a escrita são incentivadas?
  • De quais espaços sociais a escola dispõe?
  • O acervo da biblioteca é diversificado?
  • Quais são os pilares da proposta pedagógica?
  • Como as avaliações são realizadas nos anos futuros?
  • Existe inclusão de crianças com deficiência (física e intelectual)? 
  • Existe oferta de atividades extracurriculares interessantes?
  • Como e quais são os eventos com as famílias?
  • Quais atividades são oferecidas durante o período de férias?
  • Qual sistema de ensino é utilizado? 
  • Qual a política da escola em relação ao bullying
  • Como é vista a questão da educação sexual nas diferentes fases (de criança a adolescência)? 

Com todas essas dicas, será fácil encontrar uma escola que priorize todos os aspectos da formação escolar do(a) seu/sua filho(a).

Gostou do texto? Visite o blog do Poliedro Colégio e fique por dentro de tudo que acontece no universo da educação!

Siga o Colégio Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter