Not support Recaptcha
Pular navegação

Artigo

8 dicas para ajudar o seu filho a criar um plano de estudo no ensino médio

28 de setembro de 2021

Tags

  • Ensino Médio
  • performance de alunos
  • rotina de estudos
  • rotina de estudos, ensino médio, performance de alunos

8 dicas infalíveis para ajudar o seu filho a estabelecer um plano de estudo no ensino médio

O período de preparação do Enem e de outros vestibulares pode ser bastante desafiador para os adolescentes do ensino médio. Afinal, conseguir uma vaga em uma das melhores universidades do país requer bastante foco e dedicação por parte dos estudantes. A melhor maneira de sair na frente e aumentar as chances de aprovação é criar e manter um plano de estudo consistente e organizado, fazendo o tempo render e apreendendo todos os assuntos que serão cobrados nas provas.

Embora o cronograma ideal seja diferente para cada estudante, existem alguns hábitos que servem bem para todos. Por isso, neste post vamos te dar 8 dicas de como estabelecer um plano de estudo para adolescentes do ensino médio e ajudar o seu filho(a) a ficar mais perto da tão sonhada vaga na universidade. Confira!

Defina um cronograma de estudo

O primeiro — e mais importante — passo na hora de estabelecer um plano de estudo é elaborar um cronograma a ser seguido diariamente. Ter horários bem definidos garante que o aprendizado e a revisão terão um espaço fixo no dia a dia do adolescente, diminuindo as chances de que outras tarefas entrem na frente dos estudos.

Uma boa forma de organizar o cronograma é montando um painel ou agenda, já com os horários divididos, entre as atividades do dia a dia e os estudos, indicando também quais conteúdos serão trabalhados em cada período. 

Para evitar o cansaço mental e a desmotivação, é importante intercalar as disciplinas que o adolescente tem mais facilidade com as matérias de que ele não gosta tanto.

Reserve um lugar na casa para o estudo

Outra dica para manter uma rotina eficiente é estabelecer um lugar fixo em casa para estudar. Com a pandemia de Covid-19 e a adoção do home office, ficou ainda mais clara a necessidade de ter um ambiente reservado para estudos e trabalho que seja funcional e confortável. 

O “escritório em casa” pode ser em um cômodo específico ou até mesmo um espaço compartilhado na sala ou no quarto. O importante é contar com uma mesa de estudos limpa e organizada, cadeira confortável, boa iluminação e que esteja em um lugar silencioso, sem distrações em volta, para que o adolescente consiga se concentrar durante as atividades.

No caso de atividades presenciais, vale notar que algumas escolas, como o Poliedro Colégio, disponibilizam para os estudantes salas de estudos e bibliotecas, que também são uma ótima opção para quem busca um ambiente de estudos tranquilo e focado. 

Evite distrações

Na hora de estudar, é essencial estar em um ambiente tranquilo, longe de possíveis distrações que possam atrapalhar o foco. 

Depois dos lugares barulhentos, os principais vilões costumam ser os aparelhos eletrônicos, como TV, computador e, principalmente, smartphones com acesso às redes sociais. 

Para conquistar uma boa vaga na universidade, é importante eliminar essas distrações de seu plano de estudo, já que elas atrapalham o desempenho. Uma boa opção é deixar o celular em outro cômodo ou baixar apps que limitam o acesso a sites e redes de entretenimento durante o seu momento de concentração. 

Além disso, converse com amigos e familiares e explique que você precisa estar focado, pedindo para que eles não interrompam os seus estudos. 

Organize o material para o plano de estudo

O currículo do ensino médio é composto por diversas disciplinas diferentes. É comum que os muitos livros didáticos, cadernos e apostilas acabem ficando bagunçados. 

Porém, o estudante que busca uma aprovação no vestibular deve se esforçar para manter o seu material bem organizado, tornando a sua rotina de estudos mais eficiente. 

Separe os conjuntos de livros e cadernos de acordo com as matérias a serem estudadas na escola e em casa, a cada dia, lembre-se de identificar todos os materiais para ficar mais fácil de encontrar o que for necessário para cada atividade.

Procure a melhor técnica de estudo 

Existem diferentes métodos de estudos que podem ser aplicados na sua rotina. É preciso buscar aquele que funciona melhor para você. 

Algumas das técnicas mais utilizadas são revisar diariamente os conteúdos vistos na escola, elaborar mapas mentais ou resumos das matérias, assistir a videoaulas e resolver questões de edições anteriores dos vestibulares.

Uma opção que tem se popularizado nos últimos anos entre os estudantes é a técnica pomodoro. Trata-se de uma metodologia baseada em ciclos de concentração intercalados com pequenos intervalos para descanso.

Cada pomodoro tem 25 minutos dedicados ao foco total, que devem ser seguidos por 5 minutos de pausa. Após quatro pomodoros de atividades, faz-se um descanso mais longo, de 30 minutos.

A técnica pomodoro pode ajudar os estudantes a conseguirem manter a concentração por mais tempo, ganhando mais produtividade na hora de estudar.

Para encontrar o método que traz mais resultados para cada adolescente, vale experimentar na prática as diferentes técnicas de estudos e perceber com a qual ele mais se identifica.

Separe um horário para descanso e lazer

O segredo do sucesso é ter equilíbrio! Assim como a disciplina e o foco são fundamentais na rotina de um estudante, os períodos de lazer e descanso também são necessários. 

Afinal, os momentos de descontração ajudam a recuperar as energias e melhoram o rendimento do estudante. Então, na hora de montar o seu cronograma de estudos, não deixe de reservar um tempo para descansar e se divertir com a família e os amigos. Respeite sempre os limites do seu corpo.

Tirar as dúvidas com os professores

Contar com a ajuda dos professores para tirar dúvidas e entender os conteúdos é uma excelente maneira de ter resultados melhores nos vestibulares. 

Os professores e plantonistas saberão orientar sobre os detalhes de cada disciplina e auxiliarão a ter um plano de estudo mais eficiente.

Por isso, enquanto estiver revisando as matérias, o adolescente deve anotar todas as dúvidas que surgirem para conversar com os professores no final das aulas ou buscar plantões de dúvidas, que são oferecidos por muitas escolas para ajudar os estudantes.

O Poliedro Colégio tem como diferencial o suporte aos estudantes, pois oferece serviços de orientação pedagógica e profissional, apoio emocional e ainda planejamento individualizado de estudos. Tudo isso ajuda os estudantes a seguirem uma boa rotina de estudos e a ter um melhor desempenho. 

Seja persistente com o seu plano de estudo

O plano de estudo de um vestibulando nem sempre é fácil, mas alcançar os objetivos, com certeza, será gratificante. Então, monte o seu cronograma, estabeleça metas de estudos e procure ter disciplina, sempre respeitando os seus períodos de descanso e descontração.

Com o tempo, as dificuldades de adaptação vão passar e a sua prática diária de estudos se tornará um hábito muito mais leve e natural. 

Pronto! Agora você já sabe como estabelecer uma rotina de estudo para adolescentes do ensino médio. Se você gostou deste conteúdo e quer garantir a sua aprovação no vestibular, que tal conhecer os outros artigos do nosso blog? Acesse aqui!

Siga o Colégio Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter