Como fazer amigos na escola? 6 dicas para ajudar seu filho!

21 de outubro de 2022

• performance de alunos
  • Poliedro Colégio

como fazer amigos na escola

A escola é um dos espaços onde as crianças e os adolescentes passam a maior parte do tempo. Além da educação formal, o ambiente escolar é responsável pela formação integral do estudante, por auxiliá-lo a conquistar a sua autonomia e alcançar o senso crítico em relação ao mundo em que vive.

É na escola também que, por muitas vezes, os laços afetivos mais duradouros da nossa vida são construídos. A socialização e a amizade entre os estudantes são fundamentais para uma vivência escolar saudável e o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais.

Em alguns casos, muitos pais e responsáveis observam que os filhos apresentam dificuldades em fazer amigos na escola, isso pode ocorrer devido à timidez excessiva dos educandos ou outras questões pessoais.

Para te orientar nessa questão, o Poliedro Colégio preparou um artigo com 6 dicas para que você possa ensinar ao seu filho a se relacionar bem e, consequentemente, fazer amigos na escola!

A importância de fazer amigos na escola

A educação contribui para o desenvolvimento das relações sociais, ou seja, somos educados quando estamos nos relacionando uns com os outros. No ambiente escolar, principalmente durante a infância, as crianças têm a oportunidade de estabelecer relações com pessoas que não fazem parte do contexto familiar, sobretudo outros coleguinhas.

A socialização e a construção de elos de amizade entre crianças que estão vivenciando o mesmo processo educativo em uma escola são fundamentalmente importantes, uma vez que, a partir da interação e das possíveis trocas entre elas, o processo de aprendizagem pode ser acelerado e habilidades importantes para a vida em sociedade são desenvolvidas.

A socialização entre os pares auxilia no desenvolvimento do  social, do cognitivo-emocional, do altruísmo, da harmonia, da segurança para lidar com situações adversas e para se perceber como parte de um grupo, de uma comunidade.

A amizade entre crianças no contexto escolar favorece a construção e partilha de novos conhecimentos, pois quando uma apresenta a outra o mundo que conhece, as possibilidades de aprendizagem se ampliam. Diante da importância desse processo de interação, é imprescindível que pais e responsáveis, assim como professores, fomentem meios para que as relações amistosas surjam entre os estudantes.

Você também pode se interessar por

>>> Saiba como estimular a inteligência emocional do seu filho;

>>> O que desenvolvimento cognitivo e como incentivá-lo

Como fazer amigos na escola em 6 dicas!

Alguns pais e responsáveis podem ter a concepção equivocada de que fazer amizades na escola pode prejudicar o desempenho escolar, o que não é verdade. Porém, é importante dialogar com as crianças e os adolescentes sobre os momentos apropriados para socializar com a turma, estreitar os vínculos com os colegas e a necessidade de ter atenção, para que as conversas não intervenham nas dinâmicas de aulas.

Confira, abaixo, algumas dicas para que o seu filho saiba como fazer amigos na escola.

1-  Faça uma autorreflexão sobre o assunto

Há a concepção equivocada de que fazer amizades na escola pode prejudicar o

desempenho escolar. Assim, muitos pais e responsáveis compartilham dessa percepção e proíbem os filhos de fazerem amizade para que a atenção se volte somente para o conteúdo das aulas. Esse tipo de interdição pode dificultar a socialização da criança na escola e ser o motivo do isolamento.

Outro ponto a se refletir é acerca do seu comportamento social. Você é uma pessoa que demonstra afeto pelas amizades ou busca socializar com os membros da família? Se não for o caso, procure tentar mudar essa conduta, pois as crianças se espelham nos exemplos próximos para estabelecer a forma de agir no mundo.

2-   Investigue o motivo do isolamento

Quando notar que o seu filho não fala sobre os amigos da escola ou parece estar isolado, procure investigar os motivos. Converse com ele, pergunte sobre as amizades, os aprendizados diários, questione-o sobre os próprios sentimentos para, assim, tentar mapear as razões as quais estão produzindo o isolamento na escola.

Podem existir muitos motivos para impedir a socialização na escola, que vão desde não saber como fazer amigos e, até mesmo, ser vítima de bullying.