Not support Recaptcha
Pular navegação

Artigo

Como fazer um bom trabalho escolar?

11 de agosto de 2022

Tags

  • Aprendizado
  • educação

Trabalho escolar

O trabalho escolar, assim como outros instrumentos avaliativos, como seminários e provas, é uma ferramenta que permite o estudante acessar diferentes maneiras de aprender determinado conteúdo e desenvolver novas competências e habilidades. Esse é ainda um tipo de atividade que se apresenta como uma boa opção para compor de forma processual a nota escolar.

A prática de elaboração de trabalhos escolares envolve algumas etapas, como: preparação, pesquisa, organização de informações etc. Para muitos estudantes, tudo isso pode ser desafiador, já que é comum não saber como e quando começar ou se existem maneiras mais adequadas para que demandas desse tipo sejam realizadas.

Saber desde cedo quais caminhos percorrer para entregar um trabalho de qualidade reflete, positivamente, nas notas escolares e na aprendizagem dos estudantes. Além disso, colabora para outras demandas no futuro acadêmico do estudante, já que atividades escritas e pesquisas são comuns não só na escola como também na universidade.

Você sabe qual a melhor forma de elaborar um trabalho escolar? Para responder a essa questão, o Poliedro preparou um guia para estudantes e responsáveis. Continue a leitura e saiba mais!

Quais são as etapas de elaboração de um trabalho escolar?

  • Compreender o objetivo da atividade

O primeiro passo é o mais importante. As instruções acerca do trabalho, como: as informações necessárias, o objetivo do trabalho escolar, o formato de apresentação e outros detalhes que são definidos pelo professor. Por isso, esteja atento a esse momento, anote todos os detalhes para não deixar nada passar despercebido e, caso tenha alguma dúvida, sinalize para o seu professor. 

  • Organização

Depois de saber quais foram os requisitos definidos, é hora de se organizar para começar a produzir. Nessa etapa, elabore uma lista do que você precisará ter e fazer para realizar a atividade. A organização é importante, pois evita surpresas desagradáveis, como a falta de algum material ou o esquecimento de determinada informação que deveria constar no trabalho.

  • Planejamento

O planejamento consiste em um esboço provisório da atividade. Como assim? Se for um trabalho escolar escrito, deve-se definir os assuntos que serão abordados por você. Para isso, vale elaborar subtítulos e pequenos resumos para cada um dos tópicos que serão desenvolvidos posteriormente. Caso seja um trabalho visual, como maquetes ou produções artísticas, também recomenda-se desenhar o esboço do que será feito.

Em muitos casos, a etapa de organização e planejamento acontecerá ao mesmo tempo. 

  • Escolha das ferramentas

No caso de trabalhos escritos que envolvem pesquisas, a escolha das ferramentas refere-se à definição das fontes, como sites, blogs e artigos. Já para a atividade escolar física, é preciso definir o material a ser utilizado e todos os acessórios como tesouras, tintas, cola etc.   

  • Pesquisa e seleção de informações pertinentes à proposta

Antes de começar a redigir o texto do trabalho escolar, verifique a confiabilidade de todas as fontes de pesquisa que você acessar ao longo do trabalho. Saiba que nem todas essas informações acessadas por você serão pertinentes à proposta definida na fase de planejamento. Por isso, nessa etapa, busque selecionar aquilo que será de fato usado e descartar o que não será necessário. Essas informações poderão ser apresentadas por meio de paráfrases ou citações, e as fontes de onde elas originam devem ser sempre referenciadas. 

Esse olhar atento na hora de selecionar as informações garantirá um trabalho coerente.

  • Estruturação

O trabalho escolar deve ser organizado a partir de uma estrutura que contenha:

  • Capa

A capa tem a função de identificar: o tema da atividade, o título do trabalho, o nome do estudante ou do grupo; o nome da escola; o nome do professor; a disciplina e a data.

Peça ao professor para disponibilizar um modelo de capa padronizado. 

  • Sumário

O sumário apresenta a estrutura do trabalho, quais são as partes que o compõem e em que página é possível localizá-las. Lembre-se que a capa e o sumário não devem ser numerados. 

  • Introdução

A introdução é a parte inicial do seu trabalho; nela, você deverá abordar o tema e os objetivos da atividade. 

  • Desenvolvimento

No desenvolvimento, o assunto, os objetivos e os resultados obtidos com a execução da pesquisa devem ser trazidos de forma aprofundada.  Nesse espaço, você poderá utilizar citações dos materiais consultados e conferidos, mas não esqueça de colocar as referências.   

  • Conclusão

Como o próprio nome indica, a conclusão diz respeito às considerações finais que puderam ser observadas ao final da sua pesquisa. 

  • Bibliografia

A bibliografia é um índice de fontes de pesquisa em que se indica os nomes dos textos, autores e sites consultados e citados ao longo do trabalho escolar. Ela sempre deve ser organizada em ordem alfabética.

 Saiba como fazer uma bibliografia Aqui.

  • Entrega

A última etapa é a da entrega. Aqui, é imprescindível que o trabalho seja entregue na data e no formato (impresso, por e-mail ou oral) indicado pelo professor.

Checklist para entregar um trabalho escolar de qualidade

    • anote as instruções com atenção e, em caso de dúvidas, pergunte ao professor;
    • não deixe para começar a atividade muito perto do final dos prazos;
    • faça um cronograma e um checklist para cada etapa finalizada;
    • evite atrasos;
    • verifique a confiabilidade das fontes de pesquisa;
    • confira todo o trabalho e revise antes de entregar.

Você também pode gostar de ler esses artigos:

Rotina de estudos: conheça as 6 melhores técnicas.

8 dicas para ajudar o seu filho a criar um plano de estudo no Ensino Médio.

Os trabalhos escolares são importantes no cotidiano dos estudantes, pois auxiliam no processo de consolidação dos conhecimentos. Com o objetivo de ampliar ainda mais os momentos de integração e aprendizagem, o Poliedro Colégio promove, anualmente, eventos e projetos que proporcionam momentos singulares aos estudantes!

 

Siga o Colégio Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter