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Como o letramento matemático pode ajudar no processo de alfabetização e vice-versa?

28 de setembro de 2022

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  • alfabetização infantil
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  • Aprendizado

letramento matemático

Alguns conceitos matemáticos são observados por muitos como algo que não possui funcionalidade na vida. Essa falsa concepção faz com que a matemática seja estudada de forma abstrata e distante da realidade. Consequentemente, os estudantes perdem o interesse  pela matéria e apresentam dificuldades durante o processo de aprendizagem.

A matemática é um componente apresentado aos estudantes já na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental, no decorrer da alfabetização. Nessa fase, a relação entre o letramento de escrita em língua materna e o letramento matemático é bastante próxima. 

 

Leia também: Ensino Fundamental – o que se aprende nessa etapa?

 

Nesse sentido, é preciso considerar que o ensino de Matemática não se dá de forma isolada e abstrata. Na verdade, essa matéria pode colaborar para o ensino da língua materna. O letramento matemático pode ampliar as possibilidades de aprendizagem de escrita e de leitura durante a alfabetização. 

Quer saber como? Leia o texto completo preparado pelo Poliedro!

 

O que é letramento matemático?

A Matemática não está restrita apenas aos conceitos que envolvem quantificação, medidas, cálculos etc. O ensino desse componente deve ir além, oferecendo ferramentas úteis aos estudantes, recursos que os ajudem a solucionar problemas a partir da aplicação de conhecimentos matemáticos adquiridos durante as aulas. Dessa forma, a matemática poderá possibilitar a leitura crítica e lógica da realidade. 

Nesse sentido, o letramento matemático é definido pela Base Nacional Comum Curricular comoas competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, de modo a favorecer o estabelecimento de conjecturas, a formulação e a resolução de problemas em uma variedade de contextos, utilizando conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas”.

Assim como a alfabetização (ensino de leitura e escrita), o letramento matemático é uma das prioridades no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, pois por meio dele as crianças serão capazes “de reconhecer que os conhecimentos matemáticos são fundamentais para a compreensão e a atuação no mundo e perceber o caráter de jogo intelectual da matemática, como aspecto que favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico, estimula a investigação e pode ser prazeroso (fruição)” (BNCC, 2017).

Qual a relação entre letramento matemático e alfabetização? 

Por propiciar o amplo acesso às habilidades de raciocínio lógico e crítico, o letramento matemático influencia também no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa. Dessa forma, a Matemática pode colaborar diretamente para o desenvolvimento da leitura e da escrita durante a alfabetização.

A alfabetização e o letramento matemático possuem relações complementares, o que evidencia a importância de aproximar o ensino desses dois componentes. No período de alfabetização, por exemplo, as crianças, ao serem apresentadas ao universo dos números, aprendem a visualizá-los a partir de sequências numéricas e agrupamentos. Na formação de palavras ocorre um processo similar. Logo, compreender a lógica que aproxima esses dois segmentos permite ao estudante acessá-los com mais facilidade. 

Tanto na oralidade quanto na escrita é possível identificar que a língua funciona a partir de determinados padrões lógicos. Essa organização é um ponto que aproxima o estudo da língua materna da linguagem matemática. Ao perceber os padrões existentes entre os dois componentes, a criança, quando apresentada às letras e aos sons, passa a colocar em prática conceitos que estão intrinsecamente relacionados ao campo da matemática, como a percepção de espacialidade (necessidade de separar as letras na hora de escrever); de lateralidade (a mudança de posição de letras semelhantes, como os pares p/q; b/d; etc.) e de quantidade (a criança compreende que as palavras não podem ser escritas com apenas uma letra) de grafemas, por exemplo. 

Existem padrões que também podem ser observados nos momentos em que a leitura passa a ser mais significativa no cotidiano da criança. A partir do contato com textos, de gêneros textuais e funções sociais diversas, será possível perceber que os conteúdos escritos se organizam por meio de estruturas recorrentes (o “era uma vez” nos contos de fada; a organização e a quantificação de ingredientes em receitas; as rimas e as figuras de linguagem em poemas etc.).

Além disso, a leitura e a escrita também estão presentes na apresentação de problemas matemáticos e na elaboração de soluções. Nessa perspectiva, à medida que o processo de letramento matemático se intensifica, habilidades de comunicação, leitura e interpretação também são aprofundadas. 

Em suma, essa relação direta entre a linguagem matemática e a língua materna permite que habilidades necessárias para a compreensão de ambas as matérias possam ser mobilizadas conjuntamente.

 

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Como o processo de alfabetização pode ser impulsionado a partir do letramento matemático?

Para ajudar no processo de alfabetização da criança, usando o letramento matemático, é preciso pensar em abordagens lúdicas, associadas ao cotidiano familiar, que explorem o raciocínio lógico, a argumentação e a comunicação. 

Você pode experimentar algumas estratégias que articulam o universo dos números e das letras, tais como: 

1- Convide a criança a investigar

A linguagem matemática está presente na nossa vida cotidiana. Através dela, podemos contar uma história, produzir uma narrativa sobre nós mesmos. Por exemplo: podemos falar sobre a nossa idade, nosso peso, nossa altura, sobre as horas, sobre o dia do nosso aniversário, podemos dar o endereço da nossa casa para um amigo etc. Em todas essas situações, recorremos aos números para dizer algo a nosso respeito.

Introduzir no cotidiano das crianças a ideia de que os números podem contar uma história tende a ser bastante interessante. A partir dessas associações, é possível que a criança, ao observar fatos sobre si, aprenda também a comunicá-los de forma cada vez mais organizada.

Para incentivá-la nessa “investigação” a partir de evidências numéricas, você pode, por exemplo: 

  • Ensiná-la a ler as horas sempre associando a leitura a uma ação, como a hora de comer, dormir, fazer as tarefas escolares ou ler uma história etc.;  
  • Criar um espaço em casa para medir o tamanho da criança e acompanhar o crescimento dela (Aqui, vale desenhar ou colar uma fita métrica na parede em que a criança irá se medir mensalmente, marcar o tamanho e observar a evolução);
  • Incentivar a escrita de um diário. Através desse recurso, a criança poderá organizar informações e acontecimentos de forma sistematizada a partir da linguagem escrita.

Nesse mesmo diário, é possível escrever o próprio nome e outras informações que possam ser quantificadas. Esse é um bom modo de aproximar o mundo dos números e das letras e, ao mesmo tempo, introduzir, desde cedo, noções de organização e comunicação. 

2- Jogos em família

Jogos, como damas, xadrez, quebra-cabeças ou Jogo da memória propiciam às crianças o contato com narrativas diversas, as ensina a pensar de forma organizada e a buscar respostas para os problemas e obstáculos apresentados nos jogos a partir de estratégias e raciocínio lógico. Esses jogos, especialmente o quebra-cabeças, também favorecem a compreensão de conceitos matemáticos, como a composição de uma unidade a partir de partes menores. Além dessas habilidades, a comunicação (tão importante no processo de alfabetização) também pode ser desenvolvida e aprimorada. 

Nesse sentido, podemos indicar outros jogos, como: Lince e forca, que ajudam a trabalhar a percepção-visual, atenção, velocidade de processamento visual; ou stop, cara a cara, “quem é você, dino?”, que envolvem raciocínio e comunicação clara. 

3- Ensine a ler a matemática presente no mundo

Durante o processo de alfabetização, é comum que as crianças queiram ler tudo ao redor, placas, panfletos, livros etc. Com a matemática não é diferente. Ao passear com seus filhos ou ao levá-los ao supermercado, busque chamar a atenção para a presença dos números por perto, como os preços de produtos. Dessa forma, você estará os ajudando a criar associações entre os números do cotidiano (valor das mercadorias) e os enunciados (nome das mercadorias nas placas). Portanto, o letramento matemático e a alfabetização ocorrem a partir da exposição da criança a situações reais, por meio do estímulo e da percepção destas sobre o mundo.

Outro jeito divertido de ajudar o seu filho no letramento usando a matemática é convidá-lo para preparar receitas. Nesse momento, além de ser instigada por uma atividade divertida,  a criança aprenderá sobre quantidades, medidas padronizadas e não padronizadas, leitura de texto instrucional etc. 

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