Not support Recaptcha
Pular navegação

Performance

Como os museus podem ajudar nos estudos para os vestibulares

12 de janeiro de 2022

Tags

  • performance de alunos
  • Poliedro Colégio

Como os museus podem ajudar nos estudos para os vestibulares

Durante o período de férias, muitos estudantes aproveitam para viajar e curtir uma pausa nos estudos. Mas para quem está em ano de vestibular, não é bem assim: os estudos não param. 

Por outro lado, é muito importante saber dosar a energia e estabelecer pausas para o descanso. 

Segundo Maria Catarina Bózio, coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Poliedro Colégio de São José dos Campos, é preciso manter o empenho, tomando cuidado para incluir na rotina atividades que minimizem o estresse inerente aos processos seletivos. 

Em suas palavras, “Não é hora de reduzir totalmente o ritmo, principalmente se há chances de ter passado para a segunda fase. Por outro lado, também é importante estabelecer mais momentos de lazer e descontração para evitar sobrecargas. Pensar em saídas culturais, como visitas aos museus, pode ser muito enriquecedor”.

Mas como as visitas aos museus e aos outros centros culturais podem ajudar nos estudos para as provas de vestibular?

Os museus, assim como qualquer outro espaço cultural, podem proporcionar momentos de descontração e rupturas saudáveis na rotina do estudante.  Além disso, as saídas pedagógicas estimulam a curiosidade, o pensamento criativo e crítico por meio de diálogos entre passado e presente, culturas e territórios. 

Outro ponto a ser destacado, é que as bancas elaboradoras das questões dos vestibulares abordam temas artísticos para os vestibulares. Os candidatos que estiverem habituados ao contato com esse tipo de expressão certamente terão maiores chances de se destacar. 

A visita às exposições, como uma forma de estudo não conteudista, proporciona uma série de habilidades fundamentais, como a interpretação, por exemplo. 

Como os museus podem ajudar nas provas de vestibular 

Listamos a seguir 5 vantagens de frequentar exposições e buscamos esclarecer como esse contato auxilia no desempenho dos candidatos nas provas de vestibular. Acompanhe a leitura!

1 – Ajuda a criar repertório artístico

Os vestibulares trabalham com temas atuais, que podem ser representados e discutidos por meio de produções artísticas. Os assuntos podem surgir em diversos gêneros: um grafite, uma pintura, um meme, uma escultura, uma foto etc. 

Na banca Vunesp, por exemplo, as artes ー principalmente quadros ー aparecem com frequência na prova de Linguagens, com o intuito de estabelecer relações e comparativos entre diferentes produções e períodos históricos. 

Então, é necessário ter um repertório consolidado, saber analisar obras, perceber as características mais importantes e os pontos de atenção para conseguir resolver os exercícios de forma precisa. 

Neste sentido, frequentar exposições em museus pode auxiliar no desenvolvimento dessas habilidades e agregar mais conhecimento sobre as produções artísticas e seus contextos histórico-sociais. 

2 – Desenvolve o raciocínio crítico e analítico

Ao permitir descobertas e o contato com obras de arte originais, patrimônios históricos e manifestações plurais, os museus criam um ambiente primoroso para o desenvolvimento do raciocínio crítico e analítico, estimulando o entendimento dos estudantes acerca da complexidade do mundo.

3 – Auxilia na construção de filtros de relevância

Por meio dos processos de curadoria, museus bem-estruturados, como o Masp, trazem, com muita nitidez, a habilidade de selecionar e filtrar o que é importante para compor a proposta expositiva, algo extremamente relevante para o público compreender e o que pode ter mais impacto para a leitura crítica. 

Observando a disposição das obras, a correlação entre cada uma e lendo atentamente seus materiais de apoio, o estudante é estimulado a compreender a complexidade e a relação entre os estímulos ali presentes, uma habilidade fundamental na hora de relacionar os conteúdos propostos na hora das provas.

4 – Permite conhecer novos gêneros textuais

Os vestibulares, principalmente da Unicamp, tendem a trabalhar com gêneros textuais diversos. Então, conhecer a estrutura de um texto de exposição, de abertura do curador, as características de um artigo de opinião a respeito de uma determinada exposição, entre outros, pode contribuir muito para o bom desempenho do candidato na hora de executar a proposta de redação ou compreender os excertos que compõem a prova. 

Dentro de um espaço voltado para cultura, há uma série de gêneros textuais. É muito importante conhecê-los para que, assim, o estudante amplie o seu repertório textual e sua capacidade leitora. Isso garante uma maior segurança e tranquilidade na hora de produzir um texto e na interpretação de alguma questão durante as provas. 

5 – Desenvolve habilidades de estabelecer conexões

O exercício de frequentar um espaço de museus com produções diversas gera estímulos semelhantes aos da redação da Fuvest, por exemplo, que exige uma análise sociológica e propõe correlações entre diferentes excertos, inclusive artísticos. Em função da curadoria e de como as obras estão dispostas no espaço, os estudantes são levados a traçar paralelos e reflexões mais aprofundadas, fundamentais para qualquer vestibular, mas que, no caso dos candidatos à Universidade de São Paulo, são cruciais para a compreensão da temática proposta pela banca.

Outros benefícios que os passeios culturais trazem:

  • Diminuem o estresse. 
  • Estimulam a criatividade.
  • Ajudam na socialização. 
  • Desenvolvem a inteligência emocional.

Agora que você já conhece alguns dos benefícios que as visitas a museus pode trazer para a preparação nas provas de vestibulares, que tal conhecer um pouco mais sobre o Poliedro Colégio?

Com uma metodologia de excelência, dedicado na formação acadêmica e humana, no apoio pedagógico e na tecnologia, o Poliedro desenvolve o aprendizado para a vida toda, potencializando competências e formando cidadãhttps://www.colegiopoliedro.com.br/os atuantes, que farão a diferença na construção de um mundo melhor. 

Para mais informações, acesse o nosso site

Siga o Colégio Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter