Not support Recaptcha
Pular navegação

Ensino Médio

Como passar em medicina no terceiro ano

15 de dezembro de 2022

Tags

  • anos finais
  • Ensino Médio
  • rotina de estudos, ensino médio, performance de alunos

Como passar em Medicina direto da terceira série

 

Os estudantes que sonham em ingressar no ensino superior geralmente podem seguir dois caminhos comuns: o primeiro seria não focar nos vestibulares, finalizar a terceira série e continuar os estudos no ano seguinte em cursinhos preparatórios, a fim de se preparar com maior direcionamento para os vestibulares; o segundo caminho é se preparar para as provas durante a terceira série do Ensino Médio para concorrer às vagas dos cursos de graduação. 

A conclusão do ciclo escolar, sobretudo o último ano do colégio, costuma ser bastante desafiadora, mas é possível, ainda assim, utilizar o tempo do Ensino Médio para se preparar para o vestibular e, quem sabe, conseguir ingressar no curso dos sonhos logo após a formatura. 

Através da organização, da disciplina e do foco, você pode passar até mesmo nos vestibulares mais concorridos, como Medicina, enquanto cursa a terceira série do Ensino Médio. 

Continue a leitura do texto do Poliedro Colégio para conhecer algumas dicas que vão te ajudar a aproveitar ao máximo a escola para conquistar a tão sonhada vaga na universidade de Medicina direto do Ensino Médio.

O que fazer para passar em Medicina na terceira série do Ensino Médio ? 

A conclusão do Ensino Médio tende a ser uma fase de muitas alegrias por marcar, ao mesmo tempo, o final de uma jornada cheia de descobertas e o início de uma nova fase da vida. Esse é também um momento em que os estudantes começam a pensar sobre as escolhas do futuro, como que profissão seguir, em que universidade estudar, que graduação cursar etc. 

Para aqueles que já sabem as respostas para essas questões, aproveitar o Ensino Médio, sobretudo a terceira série, para se preparar para o vestibular antes mesmo de terminar a escola pode ser um bom caminho. Uma aprovação depende de inúmeros fatores, como traçar objetivos claros e ter uma boa preparação. Além disso, há outras dicas que poderão ser úteis caso você queira, por exemplo, passar em medicina na terceira série. 

Acompanhe algumas dicas abaixo!

1 – Pergunte-se por que você quer passar em Medicina direto da terceira série 

Passar em Medicina na terceira série não é impossível, mas pode ser um desafio que exigirá do estudante persistência e organização do tempo. Por isso, pergunte-se: por que adiantar esse processo, será importante para mim? Avalie se o tempo disponível será suficiente para fazer uma boa preparação sem que isso diminua a sua qualidade de vida. 

Se as suas respostas forem positivas, a partir daí você pode começar a pensar nas estratégias de estudo. 

2 – Conheça os vestibulares da área de Medicina 

Se você quer passar em Medicina direto da terceira série, será preciso conhecer os vestibulares da área que mais te interessam. Essa é uma dica importante pois cada banca tem processos seletivos distintos e elabora as provas de vestibular também de maneira específica. 

Não sabe qual banca organiza os exames de seleção da universidade que mais te interessa? É simples, basta pesquisar pelo site institucional da faculdade que você deseja cursar, procurar pela aba “ingresso” e saber mais sobre o processo. 

Saiba AQUI quais são as 10 melhores faculdades de Medicina do Brasil

3 – Organize a sua rotina 

Organizar a rotina de estudos do vestibular e da escola, conciliá-las e reservar tempo para praticar alguma atividade prazerosa será fundamental para que você consiga passar em Medicina na terceira série. 

Se ainda não sabe por onde começar, liste os afazeres e compromissos diários e indique também quais conteúdos deverão ser estudados semanalmente tanto para a escola quanto para o vestibular. Assim você conseguirá organizar as suas horas e dias e se dedicar a todas as atividades importantes. 

Leia também

7 dicas para montar um cronograma de estudos para o vestibular. 

8 dicas para ajudar o seu filho a criar um plano de estudos no Ensino Médio.

4 – Descubra o melhor método de estudo para você

Passar em Medicina direto da terceira série exigirá de você uma boa administração de tempo para garantir que a preparação para o vestibular esteja em dia e as atividades escolares também. Uma forma de otimizar o tempo é descobrir quais os métodos de estudo combinam mais com você. Ao entender melhor o seu ritmo e a sua forma de aprendizagem, os estudos tendem a ser mais proveitosos. 

5 – Aproveite as aulas do Ensino Médio 

Os conteúdos que você estuda em sala de aula podem e devem ser aproveitados nos seus estudos para o vestibular. Usufrua das aulas ao máximo: faça perguntas ao professor, anote informações relevantes, participe de grupos de estudos, converse com eles sobre as matérias etc. 

6 – Não se cobre demais 

Passar em Medicina direto da terceira série é, de fato, uma grande conquista, mas é preciso considerar que talvez a aprovação não venha de imediato. Se acontecer com você, sinta-se orgulhoso, caso não, não se frustre, pois no ano seguinte será possível tentar outra vez. 

7- Estude no Poliedro

No Poliedro Colégio, você pode ter uma ajuda extra para passar no vestibular de Medicina ainda no Ensino Médio. Aqui, nós elaboramos turmas específicas voltadas justamente para preparar jovens que não querem adiar o ingresso no ensino superior. 

As turmas específicas têm a mesma estrutura dos nossos Cursos, estão disponíveis para os estudantes que estão cursando a 3º série do Ensino Médio e podem ser escolhidas de acordo com o objetivo de cada um.

Confira as características da terceira série MED e venha cursar o seu Ensino Médio no Poliedro Colégio! Gostou da ideia? Entre em contato conosco clicando AQUI!

Siga o Colégio Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter