Not support Recaptcha
Pular navegação

Dicas

Confira 5 Dicas Para Exercitar a Memória

20 de abril de 2022

Tags

  • parceria
  • performance de alunos
  • técnica estudo

Confira 5 Dicas Para Exercitar a Memória

Nos dias atuais,  reclamações e observações sobre a falta de concentração e pequenas falhas de memória se tornaram constantes. Nesse contexto, a dinâmica acelerada do dia a dia – o excesso de atividades e estímulos no ambiente – parece ser uma das causas dos efeitos negativos na nossa capacidade de reter informações a curto, médio e longo prazo.

Atos simples, como esquecer as chaves de casa, ser surpreendido por lapsos no meio de uma conversa com alguém, perder-se na leitura de um livro ou no desenvolvimento de uma aula são algumas das queixas que acometem aqueles cuja desconcentração atinge, em algum grau, a memória.  

Exercitar a memória pode ser uma excelente estratégia para evitar ou diminuir drasticamente eventos como os descritos acima. Desse modo, os exercícios tornam-se aliados daqueles que precisam desempenhar tarefas cotidianas que exigem atenção. Além disso, o desenvolvimento dessa habilidade beneficia e aprimora os resultados de estudos escolares.

Para ajudar você a desenvolver essa prática, o Poliedro Colégio preparou uma lista com 5 dicas para exercitar a memória!

Os exercícios podem ser feitos em casa ou ao ar livre, em família e integrados à rotina de qualquer pessoa. Por favorecerem o raciocínio e a concentração, essas atividades podem, consequentemente, diminuir os lapsos de memória e desatenção.

Quer saber quais são? Continue a leitura do post!

1-      Jogos que estimulam o raciocínio

Entre jogos eletrônicos e analógicos, são várias as opções que auxiliam no desenvolvimento da memória e do raciocínio lógico. Dentre os quais, destacamos alguns que podem ser jogados individualmente ou em família:

  •  Sudoku

Neste clássico quebra-cabeça numérico, tem-se como objetivo preencher os espaços vazios com números de 1 a 9. Há pistas iniciais que guiam o jogador, mas para conseguir terminar as sequências é preciso atenção e raciocínio lógico.

  • Termo

Termo é um jogo de adivinhação de palavras que pode ser jogado individualmente, em dupla ou quarteto. O objetivo é descobrir a palavra do dia em até 6 tentativas. O jogador precisa estar atento aos próprios erros e acertos. Memorizar as tentativas é essencial para acertar a palavra.

  • Imagem e Ação

Imagem e Ação é jogado em equipe. Nele, o jogador recebe uma palavra ou expressão e deve elaborar um desenho, rabisco ou traço sobre ela. A sua equipe, por sua vez, deverá adivinhar do que se trata. Neste jogo, é proibido falar, escrever ou fazer mímicas.

2-      Praticar atividades físicas

A prática de atividades físicas traz benefícios para o corpo e a mente. Fazer uma caminhada, andar de bicicleta ou nadar pode ser uma excelente maneira de desbravar novos trajetos, diminuir o estresse, movimentar o corpo e exercitar a própria atenção em relação aos espaços.

3-  Participar de aulas de dança ou teatro

Outra maneira divertida de manter o cérebro ativo são as aulas de dança ou teatro. Em ambas, o corpo e a memória trabalham em conjunto para executar falas, criar movimentos e cenas. Nesses espaços, é comum que existam outras práticas de exercícios de memorização e consciência corporal que intensificam a concentração.

4-      Escrever cotidianamente

A escrita é uma ferramenta que permite a elaboração e ordenação do pensamento, por isso é também um modo de aprimoramento dos processos de memória e memorização. Há diversas maneiras de integrá-la ao movimento da vida cotidiana. No caso das crianças e dos adolescentes, você pode incentivar a escrita da seguinte forma:

  • Ajude-os a escrever listas das tarefas que deverão ser feitas ao longo do dia.
  • Estimule o uso de diários ou páginas de blogs pessoais em que seja possível escrever sobre os acontecimentos cotidianos.
  • Incentive a escrita de pequenos resumos de livros, filmes e séries.

Incentivar a prática da escrita cotidianamente também amplia o repertório e colabora ainda para o desempenho escolar.

5-      Aprender a tocar um instrumento

Ouvir músicas e aprender a tocar instrumentos, além de ajudar no desenvolvimento de um olhar mais sensível sobre si, o mundo e a cultura, também proporciona aprimoramento da memória em diversos campos.

Com o aprendizado de música, o estudante é levado a trabalhar a própria “memória muscular” – referente aos movimentos executados para produzir os sons; “memória visual” – estabelecida no contato com as partituras escritas; e “memória auditiva” a partir da memorização da sequência de acordes.

Dica extra: outras formas de fortalecer a memória.

Todas as práticas corporais e os exercícios mentais que apresentam para o sujeito novos desafios conferem benefícios para a concentração e a memória. Trabalhar essa competência é um constante aprimoramento da prática e percepção acerca de si e do mundo.

Desse modo, além dos exercícios apresentados, há infinitas formas de fortalecer a memória a partir de estímulos simples, como:

  • contar uma história ou tentar ensinar algo a outra pessoa;
  • tomar banho de olhos fechados e tentar lembrar-se da disposição dos objetos;
  • fazer caminhos (trajetos) diferentes dos habituais;
  • praticar atenção ao comer: identificar e nomear os sabores e ingredientes presentes na comida;
  • cultivar momentos de bem-estar e socialização entre familiares e amigos;
  • estudar em ambientes tranquilos e organizados.

Você também pode gostar de ler: Rotina de estudos – conheça as 6 melhores técnicas  

É normal que as atribulações cotidianas, o excesso de atividades e estresse possam nos deixar, por alguns momentos, desatentos a ponto de esquecermos de algumas coisas. E isso atinge também as crianças e os adolescentes, trazendo como impacto baixo rendimento nas atividades escolares.  

Observe sempre o comportamento dos (as) filhos (as), e se a desatenção e os lapsos de memória vierem acompanhados de outros sintomas ou parecerem constantes demais, procure a ajuda de um especialista!

Entendemos que o incentivo à descoberta e aos novos desafios faz parte da formação integral dos estudantes, e isso, conforme apresentamos até aqui, traz ganhos para toda a vida e influencia positivamente nos mecanismos de memória e percepção. Por isso, aqui no Poliedro aprender é também descobrir caminhos!

Gostou do texto? Então, não deixe de acompanhar todas as novidades em nosso site.

Siga o Colégio Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter