Not support Recaptcha
Pular navegação

Dicas

Conheça 6 aplicativos que ensinam Matemática

29 de junho de 2022

Tags

  • Aprendizado
  • Poliedro Colégio
  • tarefa de matemática

Conheça 6 aplicativos que ensinam Matemática

Para muitos, a Matemática pode ser um componente curricular complexo e com estereótipos de difícil aprendizagem. No entanto, essa matéria, seus conceitos e operações estão presentes no nosso dia a dia, de modo que seu ensino não está desvinculado do mundo que nos cerca. Ou seja, aprender matemática é compreender e saber solucionar uma série de desafios presentes no nosso cotidiano.

Ainda que, na sala de aula, alguns estudantes encarem essa disciplina como uma vilã, é preciso buscar novas maneiras de despertar o interesse por esse campo do saber. Mas, como fazê-lo? Vivemos em um momento em que a tecnologia é uma grande aliada nos processos educativos, e isso também inclui algumas dinâmicas de ensino.

Hoje, contamos com uma série de aplicativos que facilitam e viabilizam muitas das nossas atividades diárias e, nesse campo, há ferramentas que foram desenvolvidas especialmente para melhorar o desempenho escolar em componentes curriculares, como o de Matemática.

Quer saber quais ferramentas são essas? 

O Poliedro Colégio preparou uma lista para apresentar a você 6 aplicativos de Matemática para serem usados nas diferentes etapas de formação

Como funciona o uso de aplicativos no ensino?

O uso de aplicativos acessíveis por aparelhos móveis é largamente utilizado por boa parte da população para solucionar problemáticas diversas e/ou facilitar, otimizar uma atividade. Nesse sentido, eles vêm sendo adotados também em contextos escolares.

Essas ferramentas são utilizadas para dinamizar as metodologias ativas de ensino, ofertando uma opção lúdica e/ou gamificada para aplicar e praticar determinado aprendizado, facilitar processos de revisão de conteúdo e possibilitar uma experiência de ensino significativa para crianças e adolescentes.

Os aplicativos não substituem as práticas pedagógicas que atuam juntamente com as metodologias já conhecidas, mas podem ser agregadas a eles como forma de contextualizar melhor o ensino em relação à realidade em que vivemos.

Leia também: Tecnologia na educação – como as ferramentas digitais são utilizadas na escola

Em cada etapa de formação, essas ferramentas têm finalidades distintas, de acordo com a habilidade ou o objetivo a ser desenvolvido. Por exemplo, na Educação Infantil, o objetivo é introduzir e facilitar a interação com os números, pois esse é um momento em que as crianças descobrem esse universo. 

No Ensino Fundamental, os estudantes já foram apresentados às operações matemáticas. Nesse contexto, os aplicativos permitem que o aprendizado se torne mais dinâmico e estimulante!

No Ensino Médio, as demandas e responsabilidades aumentam, pois os estudantes vivenciam a transição entre a adolescência e a vida adulta. Nessa fase, é comum a preocupação dos adolescentes em estudar para o vestibular e conquistar um bom desempenho escolar. Como os aplicativos estão presentes no cotidiano dos jovens, é possível criar um pouco mais de familiaridade com o universo dos cálculos e, claro, trabalhar melhor as habilidades numéricas.

Para os estudantes de Curso Pré-vestibular, essas ferramentas apresentam-se como possibilidade palpável de dinamizar as técnicas de estudo na matemática. Desse modo, o processo de preparação torna-se mais interessante e menos monótono. 

Aplicativos para estudar Matemática

De acordo com cada fase de ensino e objetivo do estudante, qual será o melhor aplicativo para estudar essa matéria tão fascinante?

  1. Jogos educativos para crianças (2-4 anos)

Na Educação Infantil, as crianças passam pelo processo de familiarização com os números. Há aplicativos que disponibilizam jogos educativos com esse objetivo.

Geralmente, esses games apresentam gráficos coloridos com formas bem didáticas para crianças de 2 a 4 anos.

Para conhecer mais e baixar o app na versão Android, clique aqui. 

  1. O Rei da Matemática (Ensino Fund. Anos Iniciais)

O “Rei da Matemática” este game apresenta situações-problemas diversos nesta área do saber. Inicialmente, o(a) jogador(a) começa como agricultor(a), e ao passo que responde e acerta as perguntas, ele(a) pode subir de fase e se transformar em outro personagem. O jogo possui 10 níveis e, em cada um deles, o jogador torna-se um personagem diferente. 

 A versão gratuita apresenta problemas matemáticos, referentes à adição e subtração. Já a versão paga, traz uma gama mais completa de conteúdo, como multiplicação; divisão; aritmética; geometria; frações; potências; estatística; equações.

Quer experimentar? Baixe o app para Android ou IOS.

  1. CatLearning (Ens. Fund. Anos Iniciais e Finais)

O CatLearning é uma plataforma presente no app P+, aplicativo com acesso individual,  disponível para todos os estudantes do Poliedro Colégio.

O Cat oferece atividades de matemática a partir do formato interativo de um jogo. Esses exercícios são divididos em ciclos denominados “missões” e acessados de acordo com o conhecimento do estudante. Um diferencial apresentado pela plataforma é que todos os conteúdos nela veiculados são pensados consoantes ao currículo proposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o componente de Matemática, em todo o Ensino Fundamental.

Acesse o app P+ (aqui) e descubra como funciona o CatLearning. 

  1. Photomath (Ens. Fund. Anos Finais e Ensino Médio)

Popular entre os usuários e disponível para Android e Iphone.  No Photomath é possível digitalizar os exercícios de Matemática da escola, com a câmera do celular, e resolvê-los diretamente no aplicativo. Essa ferramenta também disponibiliza o resultado de cálculos, apresentando ao estudante qual caminho percorrer para resolver determinado problema matemático. O app é indicado para adolescentes que estejam cursando os Ens. Fund. Anos Finais e Médio. 

Para fazer o download do app, basta clicar nas versões disponíveis para Android e IOS. 

  1. Pense+ ENEM (Curso Pré-vestibular)

O Pense+ ENEM é ideal para aqueles que estão se preparando para o vestibular. Ele disponibiliza questões de provas anteriores do ENEM, possibilitando que o estudante se familiarize com a prova e dinamize seus estudos! O app está disponível apenas para Android, você pode baixá-lo aqui

  1. RevisApp (Ensino Médio e Curso Pré-vestibular)

Outro aplicativo que pode ser muito bem aproveitado por estudantes do Ensino Médio e de Pré-vestibular é o RevisApp. Ele permite o acesso aos principais conteúdos de Matemática (e de outras matérias) ensinados nos Ensinos Fundamental e Médio e cobrados no Enem ou em outros vestibulares.

Com ele, é possível ter acesso a ferramentas que permitem organizar os itens estudados como também revisá-los. 

O app está disponível em Android e IOS. 

Os aplicativos podem ser excelentes formas de aprimorar habilidades, despertar o interesse pela matéria, sanar dúvidas, tornar o ensino mais divertido, melhorar a capacidade de raciocínio, dentre outras vantagens. No entanto, monitore o uso e esteja sempre atento à quantidade de tempo que seu (sua) filho(a) se dedica ao celular, para que não ultrapasse os limites estabelecidos por você.

Gostou do conteúdo? Então não deixe de ler mais posts no nosso blog e fique por dentro de tudo o que acontece no Poliedro Colégio!

Siga o Colégio Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter