Not support Recaptcha
Pular navegação

Artigo

Criança hiperativa: como lidar com esse transtorno em casa

01 de fevereiro de 2023

Tags

  • anos iniciais
  • aprovação
  • educação
  • Educação Infantil
  • família

 

As crianças apresentam, durante o seu desenvolvimento, comportamentos que são associados à sua personalidade ainda em formação. Nesse sentido, em alguns momentos, elas podem parecer mais quietas e caladas, em outros mais extrovertidas, falantes, agitadas etc.

Se esses aspectos comportamentais forem considerados isoladamente, nenhum deles representaria um problema. No entanto, quando essas características se manifestam de forma atípica, elas podem interferir na rotina da criança. Por isso, é preciso ter atenção, investigar os comportamentos das crianças e acompanhar de perto o desenvolvimento delas. 

A hiperatividade é uma condição que pode confundir muitos pais e responsáveis que, por vezes, não sabem determinar em que medida a criança tem uma personalidade mais agitada ou se, na verdade, esse traço está relacionado a um transtorno. 

Por essa razão, o Poliedro Colégio preparou um artigo para responder algumas das principais dúvidas sobre o tema. Continue a leitura para saber quais são os principais sinais apresentados por crianças hiperativas e para aprender a lidar com esse transtorno.

O que é hiperatividade?

A hiperatividade é um dos aspectos do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e é geralmente caracterizada por comportamentos excessivos e incomuns que podem se manifestar de várias formas, como através da agitação constante, da falta de atenção, da dificuldade de regular as emoções etc.

O TDAH é um transtorno neurobiológico que se manifesta comumente em crianças e adolescentes, podendo também ser diagnosticado tardiamente na vida adulta. O transtorno possui como principal causa a genética e tem como principais sintomas a desatenção, a inquietude e a impulsividade.

Leia mais sobre o assunto em: TDAH: Como lidar com esse transtorno de neurodesenvolvimento?

O que é uma criança hiperativa?

Dificilmente uma criança hiperativa passa despercebida, seja no ambiente familiar ou no escolar, pois esses pequenos são, geralmente, bastante inquietos e podem ter dificuldades em seguir regras ou limites impostos pelos adultos.

A agitação excessiva, a impulsividade, a desorganização e a dificuldade de concentração são algumas das características do comportamento hiperativo e podem gerar conflitos familiares e dificultar o processo de aprendizagem da criança. 

Agende sua visita!

3 sinais apresentados por uma criança hiperativa

Se seu filho é agitado ou parece inquieto demais para você, isso não necessariamente significa que ele é hiperativo. É normal que as crianças tenham muita energia e expressem isso no cotidiano, nas brincadeiras, na sala de aula ou mesmo em casa. Por essa razão, é preciso ter cuidado e não antecipar diagnósticos por conta própria.

Se você suspeita de que algo está acontecendo com o seu filho, converse com a equipe escolar do colégio, escute os apontamentos deles e, assim, procure um especialista. Apenas um profissional pode fazer esse tipo de diagnóstico. 

A criança hiperativa não é só uma criança demasiadamente agitada, ela apresenta um conjunto de fatores que impactam todas as atividades que fazem parte do seu dia a dia. 

Acompanhe abaixo alguns dos sintomas comuns de crianças hiperativas:

1- Agitação motora

A criança hiperativa pode se movimentar muito e ter dificuldade de se manter quieta em certos ambientes e contextos em que ela precisa ficar sentada, como a sala de aula, o momento de fazer as refeições com a família ou a hora de dormir.

É comum que nesses contextos, ela mexa muito as mãos ou os pés, peça frequentemente para sair da sala de aula e tenha dificuldade para permanecer sentada em seu lugar. 

2- Impulsividade 

A criança hiperativa também tende a ser impulsiva, não espera a sua vez para falar, interrompe a conversa de outras pessoas, não lê as perguntas até o final antes de responder e pode não pensar antes de agir. 

Devido a esse aspecto, é possível que a criança também tenha dificuldades para organizar as suas tarefas, a rotina e o ambiente pessoal. 

3- Falta de atenção

É também comum que a criança hiperativa seja desatenta, se machuque com frequência, não faça as atividades até o final e demonstre desinteresse por tarefas repetitivas e cotidianas. 

Você também pode se interessar em:

>>> TDAH – quadro clínico

>>> Como ajudar o seu filho a melhorar a concentração?

 

5 práticas para lidar com uma criança hiperativa

Lidar com a hiperatividade é um desafio para os pais, os responsáveis e as crianças que sofrem com esse transtorno. Por isso, quanto mais cedo diagnosticado, melhores serão as possibilidades da criança  aprender estratégias para se desenvolver de forma confortável.

Acompanhe, abaixo, 5 práticas que vão te ajudar a lidar com uma criança hiperativa:

1-  Busque ajuda especializada 

Se você desconfia de que seu filho possa ser TDAH, procure embasamento médico para conseguir um diagnóstico preciso. Há uma série de psicoterapeutas especializados no tratamento desse transtorno. 

2- Informe a escola sobre o diagnóstico 

Caso o diagnóstico realmente comprove que seu filho possui TDAH, informe à escola. Um dos pontos mais afetados pela hiperatividade é a aprendizagem, por isso, é indispensável que o colégio seja notificado para que possa adaptar as propostas de ensino às especificidades e às necessidades do estudante. 

3-  Saiba colocar limites e estabeleça uma rotina

É muito importante para a criança hiperativa viver em um ambiente familiar organizado, com regras e uma rotina bem estruturada. Mesmo que para ela seja difícil respeitar limites, é importante que as regras e combinados existam e sejam seguidos por todos os membros da família. 

Confira também: Por que é importante estabelecer uma rotina para as crianças?

 

4- Repense a sua postura

Algumas práticas cotidianas e simples podem ajudar a criança hiperativa.

 Em casa:

  • Procure elogiar o seu filho sempre que ele conseguir finalizar uma atividade;
  • Valorize o empenho, não o resultado;
  • Não cobre perfeição da criança;
  • Solicite da criança apenas aquilo que ela pode dar;
  • Comunique-se de forma clara, olhando o seu filho nos olhos;
  • Busque conversar com a criança sobre como ela se sente;
  • Evite compará-la com os irmãos ou outras crianças;
  • Reforce os comportamentos e as características positivas;
  • Crie uma rotina equilibrada: sobrecarregue a criança com muitas atividades extracurriculares;
  • Incentive a prática de atividade física;
  • Tenha paciência.

5- Mantenha o diálogo com a equipe escolar

Esteja disposto a conversar com os professores do seu filho sobre o desenvolvimento dele para que vocês possam atuar alinhados, a fim de conduzir da melhor forma possível o processo de aprendizagem da criança. 

A escola é o lugar em que seu filho passa boa parte do dia, por isso, valorize colégios em que ele possa desenvolver as suas potencialidades, explorar a sua criatividade e ter acesso a um ensino adequado às suas demandas. 

Gostou do texto? Visite o nosso blog e fique por dentro de tudo que acontece no Poliedro Colégio. 

Siga o Colégio Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter