Not support Recaptcha
Pular navegação

Dicas

Cyberbullying: Elabore junto com a escola formas de conscientização e prevenção

01 de dezembro de 2021

Tags

  • Bullying
  • Pais e Filhos

Cyberbullying: Elabore junto com a escola formas de conscientização e prevenção

A tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas e tem sido utilizada de forma mais eficaz, para melhorar o processo de aprendizado de crianças e adolescentes.

Porém, os recursos tecnológicos também trazem uma série de novos desafios, com os quais pais e escolas precisam lidar. Um exemplo é o caso dos riscos do cyberbullying

O termo se refere ao uso da tecnologia (principalmente das redes sociais) como meio para ameaçar, intimidar ou constranger um colega.

O cyberbullying é um problema frequente, que pode acarretar consequências negativas para a vida dos estudantes. Por isso, para evitar que esse tipo de violência virtual ocorra, é indispensável que pais e escolas trabalhem juntos na conscientização e na prevenção. Acompanhe a leitura para se inteirar sobre o assunto!

O que é cyberbullying?

O termo em inglês bully é traduzido para o português como “valentão” ou “opressor”. Assim, o bullying pode ser explicado como uma forma de intimidação, que acontece quando um jovem pratica agressões físicas e/ou psicológicas com outro.

Esse tipo de violência não é raro nas escolas, mas, com o avanço da internet, ela chegou também aos meios digitais, na forma de cyberbullying

No ambiente virtual, a intimidação pode acontecer em forma de ameaças, exposição indevida, difamação e calúnia, gerando constrangimentos, medo e ansiedade para a vítima. Alguns exemplos de cyberbullying são a divulgação de fotos íntimas, adulteração de vídeos e imagens, exposição de informações particulares, disseminação de boatos envolvendo a pessoa, entre outros.

A possibilidade de praticar as agressões por meio de perfis fakes ou anônimos e a sensação de impunidade em relação aos crimes virtuais, contribui para a potencialização desse problema. Tal problemática atinge um número crescente de crianças e adolescentes, por meio de redes sociais e apps de mensagem, e preocupando pais e educadores.

Como os pais podem ajudar a prevenir o cyberbullying

É normal que os pais tenham receio de que seus filhos estejam envolvidos em casos de cyberbullying, e é possível tomar medidas para prevenir que isso aconteça. Confira abaixo algumas formas de evitar o cyberbullying.

1. Tenha uma conversa aberta sobre os riscos do mundo digital

O primeiro passo para prevenir o cyberbullying é a conscientização. Procure estabelecer uma relação de confiança com os seus filhos e concentre-se em orientar sobre a realidade e sobre os riscos do ambiente digital. 

Converse sobre a importância de não compartilhar fotos íntimas e informações pessoais, como nome completo, endereço ou telefone na internet. Além disso, mostre a importância de não aceitar pedidos de amizade de estranhos, bem como não compartilhar as senhas de suas redes sociais e dispositivos eletrônicos.

2. Considere usar aplicativos de monitoramento

Atualmente, há uma série de aplicativos que permitem monitorar a navegação na internet da criança ou o adolescente. 

Com isso, os pais podem bloquear certos tipos de conteúdos, como pornografia, discursos de ódio, entre outros. Além disso, é possível checar o histórico de buscas de páginas visitadas, conversas em apps de mensagens, downloads feitos e rastrear a localização do dispositivo, o que ajuda a manter a segurança digital do seu filho.

3. Oriente sobre o cyberbullying

É fundamental que crianças e adolescentes saibam bem quais tipos de comportamentos são caracterizados como cyberbullying. Assim, saberão como agir caso sejam vítimas desse problema 一 e também para que não pratiquem esse comportamento.

Explique para seus filhos no que consiste o cyberbullying e quais são os problemas de enviar mensagens ofensivas, fazer postagens constrangedoras nas redes sociais ou espalhar boatos na internet. Além disso, ressalte as consequências negativas que tais atitudes podem causar no psicológico das vítimas.

4. Crie um ambiente seguro para conversa 

Quando existe confiança na relação familiar, é mais fácil perceber se algo não vai bem e conversar sobre o assunto para chegar a uma solução. Por essa razão, é importante que os responsáveis estejam sempre prontos para apoiar e orientar as crianças ou adolescentes.

Os pais devem se esforçar para criar em casa um ambiente seguro, para que seus filhos se sintam tranquilos para conversar sobre as questões que os afligem, como o cyberbullying

Leia também: Seu filho sofre bullying? Saiba o que fazer!

A importância da participação dos pais e da escola na prevenção e na conscientização sobre o cyberbullying

Como as escolas são o local onde as crianças e adolescentes costumam passar a maior parte de seu tempo e ter mais convívio social, é comum que os problemas com cyberbullying comecem nesse ambiente.

Porém, ao contrário do bullying tradicional, que pode ser presenciado por professores e educadores, o cyberbullying acontece de forma silenciosa na maioria das vezes, já que se passa no contexto digital.

As gerações Z e Alpha utilizam de forma massiva os recursos tecnológicos, por isso, é indispensável que pais, responsáveis e instituições de ensino estejam bastante atentos e alinhados para prevenir e resolver esse tipo de situação, à qual os estudantes estão expostos. 

As escolas precisam desenvolver uma rotina de ação e campanhas preventivas ao cyberbullying. Pais e responsáveis devem estar presentes para que essas iniciativas sejam mais eficazes e promovam relações de respeito no ambiente escolar.

Outro ponto importante é que, caso identifiquem que seu filho está envolvido em uma situação de cyberbullying, os pais e responsáveis devem entrar em contato com o colégio para que resolvam esse problema em conjunto e da melhor forma possível.

Você sabia que o Poliedro Colégio se preocupa em garantir a segurança e o bem-estar dos seus filhos? O Poliedro conta com uma equipe de orientação educacional, composta por pedagogas e psicólogas, disponível para dar todo o apoio necessário às crianças e aos adolescentes. Confira o que nossos estudantes e pais falam de nós! 

Siga o Colégio Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter