Not support Recaptcha
Pular navegação

Dicas

Dia Nacional da Família: veja como celebrar essa data

30 de novembro de 2022

Tags

  • atividades
  • Data comemorativa
  • educação
  • família

A família, independentemente de como se configure, é o primeiro espaço social que vivenciamos. É por meio das relações e dos laços afetivos construídos nesse círculo que os indivíduos formam as noções de ética, solidariedade, respeito etc. Nesse círculo que os indivíduos formam as noções de ética, solidariedade, respeito etc. Além disso, esse é lugar de trocas importantes, onde encontramos os nossos ensinamentos que serão compartilhados com o mundo que nos cerca.

Devido à importância da família em nossa sociedade, no dia 8 de dezembro, comemora-se o Dia Nacional da Família, a fim de celebrar aqueles que ajudam a compor conosco o verdadeiro sentido da empatia e da união. Quer saber de que maneiras você pode comemorar essa data com os seus filhos? 

Leia o texto completo e conheça 6 (seis) dicas do Poliedro Colégio para aproveitar muito esse dia ao lado de quem você ama. 

Como surgiu o Dia Nacional da Família?

No dia 20 de setembro de 1993, por meio de deliberação da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), instituiu-se que o dia 15 de maio seria dedicado à comemoração do Dia Internacional da Família. Essa data seria reservada tanto para a discussão de projetos quanto para a celebração da instituição familiar, no mundo todo. 

No Brasil, comemorar a importância da família é uma tradição ainda mais antiga. A partir do Decreto-Lei nº 52.748, de 24 de outubro de 1963, o nosso país instituiu o dia 8 de dezembro como o Dia Nacional da Família. Essa data foi escolhida por ser também o dia em que se celebra Nossa Senhora da Imaculada Conceição. 

A importância de comemorar o Dia Nacional da Família 

O Dia Nacional da Família é uma excelente oportunidade para reunir todos os familiares em torno de um objetivo comum: comemorar a união entre todos os membros, a solidariedade mútua e reafirmar esses valores importantes. Nesse dia, busque explicar, sobretudo às crianças e adolescentes, o que significa estar em família e como isso nos ampara e contribui para nossa segurança individual. 

Como comemorar o Dia Nacional da Família?

Há diversas formas de aproveitar e vivenciar o clima de celebração para o Dia Nacional da Família, confira algumas dicas separadas pelo Poliedro Colégio!

Viagem em família

O Dia Nacional da Família pode ser comemorado com uma pequena viagem. Pesquise por cidades próximas à sua e convide os filhos para conhecer um lugar novo, juntos!

Passeios pela sua cidade

Se não for possível viajar, proponha para as crianças e adolescentes algum passeio pela sua cidade. Caso a sua região tenha CCBB ou unidades do Sesc, procure saber qual será a programação cultural da semana para a família. Esses espaços sempre organizam atividades interessantes para todas as idades. 

Veja outras opções para comemorar o Dia Nacional da Família:

  • Fazer um piquenique em um parque; 
  • Visitar pontos turísticos;
  • Ir ao cinema; 
  • Passar o dia em um clube. 

Você também pode se interessar por: 5 dicas de atividades para fazer nas férias com as crianças. 

Jogos e brincadeiras

Os jogos e as brincadeiras também são excelentes maneiras de se divertir e promover a aproximação entre todos os membros da família. 

Confira algumas opções que podem ser adequadas a todas as idades:

  • Jogos de desenhar e pintar (como imagem e ação);
  • Jogos de mímica;
  • Jogos de carta (como Uno);
  • Jogo da memória;
  • Jogos de tabuleiro (como banco imobiliário e jogo da vida);
  • Jogos de desenvolvimento (como o “Resolvendo Conflitos”).

Leia também: 5 ideias de jogos para aprender inglês em família.

Cozinhar juntos

Você já deve ter ouvido falar que o lugar de reunião e partilha da família é na cozinha, não é? Então, que tal convidar os familiares para prepararem uma refeição especial para comemorar o Dia Nacional da Família? 

Integre todo mundo nas atividades, chame-os para escolher e montar o cardápio e, depois que vocês prepararem a comida, incentive os filhos a arrumarem a mesa para que vocês partilhem esse momento da melhor maneira possível.  

Troquem mensagens carinhosas 

Explique para as crianças e adolescentes o que significa o conceito de família e proponha que todos escrevam mensagens afetuosas e troquem entre si esses bilhetes carinhosos sobre as qualidades que gostam uns nos outros. Após a escrita, vocês podem ler em voz alta e, depois, encontrar um cantinho na casa para fazer um pequeno mural com as mensagens. 

Registre o momento de forma lúdica

Você se lembra das fotos instantâneas? Hoje, temos máquinas fotográficas que desempenham essa função e, por isso, chamam bastante atenção das crianças e adolescentes. Afinal, é muito legal ver a foto sendo revelada na hora, não é? 

Para comemorar o Dia Nacional da Família, convide os familiares para um ensaio com fotos instantâneas. Cada um pode fazer o seu registro e, depois de reveladas as fotos, vocês podem escolher em que espaço da casa colocar.

Caso não seja possível fazer dessa forma, proponha que as fotos sejam tiradas pelo celular e reveladas depois. O que vale é registrar os momentos de felicidades vivenciados em família. 

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e fique por dentro de tudo o que acontece no Poliedro Colégio. 

Siga o Colégio Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter