Not support Recaptcha
Pular navegação

Dicas

Dicas para facilitar a adaptação escolar dos pequenos

11 de janeiro de 2023

Tags

  • anos iniciais
  • família
  • Pais e Filhos

 

Todo processo de mudança, seja ele qual for, exige de nós a habilidade de nos adaptarmos às novas situações. Com as crianças, isso não é diferente. 

O início da vida escolar ou as eventuais mudanças de escolas são marcos importantes na vida das crianças e também dos pais e responsáveis. Nesses contextos, a família deve estar preparada para tornar o momento de transição o mais suave e saudável para todos, sobretudo para os pequenos que, além de serem apresentados a uma nova realidade, também precisarão aprender a lidar com a nova rotina. 

Sair da zona de conforto e adaptar-se aos novos desafios nem sempre é fácil, mas com uma dose de carinho e de paciência esse processo pode ser mais tranquilo para todos os envolvidos. Quer saber como conduzir a adaptação escolar do seu filho ou do pequeno que convive com você? Continue a leitura, pois separamos 5 dicas para te orientar nesse momento tão importante. 

A importância do período de adaptação escolar

O período de adaptação escolar envolve toda a família. De um lado, existem as demandas da criança, que será apresentada a um novo ambiente, ao convívio com outras pessoas e terá uma nova rotina, com mais tempo fora de casa. Por outro lado, os pais e responsáveis terão a necessidade de organizar a dinâmica familiar para incluir na rotina a vida escolar dos filhos e, muitas vezes, lidar com a ausência da criança por um período do dia. 

Durante esse processo, tanto os pais quanto os filhos podem sentir insegurança e/ou preocupação, pois trata-se de algo novo, uma experiência nova a ser vivida por ambos. Esses sentimentos são normais e devem ser acolhidos e conversados, com o objetivo de garantir que a criança tenha uma transição de etapas mais tranquila. 

Além disso, segundo a Base Nacional Comum Curricular, é importante ter atenção a esse processo, pois: “O período de adaptação é fundamental para a aprendizagem e o desenvolvimento. Dessa adaptação, dependem a consolidação de uma relação de confiança, num ambiente seguro e acolhedor, e a construção das condições adequadas para que as crianças possam interagir e explorar o ambiente com autonomia”. (BNCC)

Você também pode se interessar por: 

>>> Autonomia infantil: quais os benefícios de incentivá-la? 

Quanto tempo dura o período de adaptação escolar?

Tanto as crianças que ingressam na escola pela primeira vez quanto aquelas que estão em processo de mudança de colégio passam por um período de adaptação escolar. Não há necessariamente um “prazo” determinado para que elas se sintam completamente seguras e adaptadas aos novos espaços, porque cada um tem o seu ritmo e demandas específicas. 

Nesse sentido, acompanhe o processo do pequeno de perto e observe se, depois de uma semana a um mês, a criança já demonstra ter se acostumado às dinâmicas da escola ou se há ainda alguma questão resistente. 

5 dicas para conduzir a adaptação escolar 

Durante o processo de adaptação escolar, algumas posturas podem ajudar a tornar o período de transição mais leve para toda a família, sobretudo para as crianças. 

Acompanhe algumas dicas abaixo!

Leia também: 

>>> Educação Infantil: como escolher a escola ideal para o seu filho?

>>> Ensino Fundamental: o que considerar antes de escolher uma escola?

1- Inclua a criança no processo de adaptação escolar

Tanto no início da vida escolar como no processo de transição entre uma escola e outra, não deixe a criança à parte das mudanças. Procure conversar com ela para explicar o porquê de ir (ou mudar de escola) à escola e destacar as mudanças positivas que vão acontecer nesse espaço, como conhecer novos amigos, aprender coisas interessantes, novidades  etc. 

É importante que a criança esteja ciente dessas mudanças, para que a adaptação escolar não aconteça de forma abrupta. 

2- Adapte a rotina familiar

A adaptação escolar tende a ser mais tranquila quando há também uma rotina equilibrada entre casa e escola. Desse modo, inclua na rotina doméstica um tempo para as atividades escolares, para que a criança naturalize a presença da escola em sua vida e no cotidiano cada vez mais. 

3- Acompanhe a criança na escola 

Nas primeiras semanas, acompanhe a criança até o colégio, leve-a à sala de aula e, se for preciso, permaneça no colégio até que ela se sinta segura para ficar sem a sua companhia. Ficar no colégio não deve ser uma prática recorrente, mas, nos primeiros dias, isso pode transmitir mais confiança às crianças e tornar a adaptação escolar mais segura para elas. 

4- Mantenha o diálogo com o colégio 

O colégio do seu filho será o maior aliado no processo de adaptação escolar. Nesse sentido, procure sempre acompanhar, junto aos profissionais da escola, como a criança tem se adaptado e se desenvolvido nesse espaço.  

5- Seja paciente 

O processo de adaptação escolar é complexo, por isso, não se frustre caso a criança demore um pouco mais para se acostumar à nova rotina. Lembre-se de que é normal vivenciar um período de transição desafiador para toda a família, mas com calma você consegue administrá-los! Por isso, tenha paciência e não se culpe caso algo não saia como o esperado. 

Na adaptação escolar, o bem-estar e o desenvolvimento da criança devem estar no centro de todas as ações e, aqui, no Poliedro Colégio, o objetivo não poderia ser diferente. Conheça a nossa história!

Siga o Colégio Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter