Dicas

Educação Infantil: como escolher a escola ideal para seu filho?

Publicado em 04 de novembro de 2021Atualizado em 02 de dezembro de 2021.

Dicas para encontrar uma escola particular para os filhos na Educação Infantil

Com a chegada do final do ano, muitos pais e responsáveis já começam a se preparar para encontrar uma escola infantil para os filhos, seja para quem já começou os estudos, seja para as crianças que irão para o colégio pela primeira vez.

Nessa hora, é comum que muitas famílias tenham dúvidas sobre qual instituição de ensino escolher e o que levar em consideração ao tomar essa decisão.

Por isso, é importante fazer uma pesquisa aprofundada das escolas da sua região e observar pontos que podem fazer diferença na Educação Infantil.

Se você está buscando uma escola infantil particular para seus filhos, o Poliedro Colégio preparou dicas que vão te ajudar na escolha. Confira!

Qual é a importância de escolher com atenção a escola do seu filho?

A escola será o ambiente onde a criança vai passar uma grande parte dos seus dias e terá papel fundamental na sua formação.

No ambiente escolar, os estudantes aprendem não somente as habilidades básicas, como leitura e escrita, mas também desenvolvem competências socioemocionais, ao se relacionarem com outros colegas e com os professores.

Hoje, as concepções de educar e cuidar andam de mãos dadas na Educação Infantil. As creches e pré-escolas acolhem as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, buscando articulá-los em suas propostas pedagógicas. Essas práticas têm o objetivo de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dos pequenos, diversificando, consolidando novas aprendizagens e atuando de maneira complementar à educação familiar.

É na escola que as crianças constroem e aprimoram hábitos saudáveis, como leitura, boa alimentação, atividades físicas, higiene e um agradável convívio social. Por isso, a instituição de ensino deve ser um local que promove todos esses aspectos, trabalhando ainda a educação dos conteúdos previstos pelo currículo base.

O que é ensinado na Educação Infantil?

A Educação Infantil é uma das principais bases de educação e comportamento para a vida da criança, além do próprio núcleo familiar.

É na escola que as crianças começam a interagir mais com outras pessoas, assimilando a importância dos laços de amizade e de convívio social.

A primeira etapa da educação básica (pré-escola) atende crianças de 0 a 5 anos. O foco, nessa fase, são as descobertas e a experimentação, seja com aspectos físicos e motores, seja com os aspectos cognitivos, sociais e emocionais.

Assim, as escolas devem assegurar seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento às crianças. São eles:

1. Conviver
  2. Brincar
  3. Participar
  4. Explorar
  5. Expressar
  6. Conhecer-se

Por meio de jogos, brincadeiras, entre outras atividades que promovem o conhecimento, os pequenos aprendem sobre o universo em que vivem com muita diversão.

O que levar em conta na hora de escolher uma escola infantil?

Ao procurar escolas de Educação Infantil, é comum que dúvidas apareçam. Mas o que levar em consideração?

Veja abaixo os 5 pontos mais importantes para encontrar uma escola para seu filho:

1. Rotina escolar equilibrada

Um dos fatores mais importantes nesse momento é buscar um local onde a criança tenha uma rotina equilibrada de diversão e brincadeiras, mas que também possua momentos de aprendizado e desenvolvimento.

Escolas que não oferecem atividades lúdicas para os pequenos podem acabar se tornando um local em que a criança não se sente estimulada para frequentar. Ao mesmo tempo, também é importante que o estudante comece já a ter algum contato com conteúdos educacionais, como escrita, leitura e matemática básica.

2. Metodologia da pré-escola

Considerando o conteúdo escolar, é importante estar atento à metodologia oferecida pela escola. Algumas instituições trabalham com o ensino tradicional e outras utilizam formas de ensino alternativas.

É fundamental que os pais ou responsáveis avaliem esses aspectos e escolham uma escola cujos valores e princípios sejam condizentes com os da família.

Além disso, é preciso ter uma metodologia atualizada e reconhecida por sua qualidade.

3. Localização

A localização da escola faz total diferença, especialmente para quem ficará responsável por levar e buscar as crianças.

Busque opções que sejam próximas do seu bairro ou que tenham fácil acesso a transporte escolar.

O local da escola também deve ser seguro e tranquilo, sem barulhos ou outras condições que possam atrapalhar o desenvolvimento dos estudantes.

4. Preparação dos professores

Também é importante questionar as escolas sobre a preparação e o nível de experiência dos professores e auxiliares.

Como esses profissionais serão os responsáveis pela formação da criança e também pelo seu bem-estar físico e emocional durante as horas na escola, a formação e a experiência de trabalho da equipe escolar devem ser bem avaliadas.

5. Indicações e referências

Ao conhecer uma escola de Educação Infantil, busque referências de outros pais e responsáveis que também tenham filhos matriculados nessa instituição.

Procure ouvir a opinião deles sobre como as crianças estão se desenvolvendo, se estão felizes com a escola e considere essas referências também na hora de tomar uma decisão.

Com essas dicas, ficou muito mais fácil escolher qual a melhor instituição de ensino para o seu filho ou filha, não é mesmo?

O Poliedro Colégio oferece as melhores equipes de educação, preparadas para tornar o seu filho protagonista do próprio processo de desenvolvimento e aprendizagem!

Assine nossa newsletter no site para ficar por dentro das novidades.

• Ed Infantil
  • Educação Infantil