Educação Infantil: como escolher a escola ideal para seu filho?

04 de novembro de 2021

• Ed Infantil
  • Educação Infantil
  • Ensino Infantil
  • escola infantil
  • Pré escola

Dicas para encontrar uma escola particular para os filhos na Educação Infantil

Com a chegada do final do ano, muitos pais e responsáveis já começam a se preparar para encontrar uma escola infantil para os filhos, seja para quem já começou os estudos, seja para as crianças que irão para o colégio pela primeira vez.

Nessa hora, é comum que muitas famílias tenham dúvidas sobre qual instituição de ensino escolher e o que levar em consideração ao tomar essa decisão.

Por isso, é importante fazer uma pesquisa aprofundada das escolas da sua região e observar pontos que podem fazer diferença na Educação Infantil.

Se você está buscando uma escola infantil particular para seus filhos, o Poliedro Colégio preparou dicas que vão te ajudar na escolha. Confira!

Qual é a importância de escolher com atenção a escola do seu filho?

A escola será o ambiente onde a criança vai passar uma grande parte dos seus dias e terá papel fundamental na sua formação.

No ambiente escolar, os estudantes aprendem não somente as habilidades básicas, como leitura e escrita, mas também desenvolvem competências socioemocionais, ao se relacionarem com outros colegas e com os professores.

Hoje, as concepções de educar e cuidar andam de mãos dadas na Educação Infantil. As creches e pré-escolas acolhem as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, buscando articulá-los em suas propostas pedagógicas. Essas práticas têm o objetivo de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dos pequenos, diversificando, consolidando novas aprendizagens e atuando de maneira complementar à educação familiar.

É na escola que as crianças constroem e aprimoram hábitos saudáveis, como leitura, boa alimentação, atividades físicas, higiene e um agradável convívio social. Por isso, a instituição de ensino deve ser um local que promove todos esses aspectos, trabalhando ainda a educação dos conteúdos previstos pelo currículo base.

O que é ensinado na Educação Infantil?

A Educação Infantil é uma das principais bases de educação e comportamento para a vida da criança, além do próprio núcleo familiar.

É na escola que as crianças começam a interagir mais com outras pessoas, assimilando a importância dos laços de amizade e de convívio social.

A primeira etapa da educação básica (pré-escola) atende crianças de 0 a 5 anos. O foco, nessa fase, são as descobertas e a experimentação, seja com aspectos físicos e motores, seja com os aspectos cognitivos, sociais e emocionais.

Assim, as escolas devem assegurar seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento às crianças. São eles:

1. Conviver
  2. Brincar
  3. Participar
  4. Explorar
  5. Expressar
  6. Conhecer-se

Por meio de jogos, brincadeiras, entre outras atividades que promovem o conhecimento, os pequenos aprendem sobre o universo em que vivem com muita diversão.

O que levar em conta na hora de escolher uma escola infantil?

Ao procurar escolas de Educação Infantil, é comum que dúvidas apareçam. Mas o que levar em consideração?

Veja abaixo os 5 pontos mais importantes para encontrar uma escola para seu filho:

1. Rotina escolar equilibrada

Um dos fatores mais importantes nesse momento é buscar um local onde a criança tenha uma rotina equilibrada de diversão e brincadeiras, mas que também possua momentos de aprendizado e desenvolvimento.

Escolas que não oferecem atividades lúdicas para os pequenos podem acabar se tornando um local em que a criança não se sente estimulada para frequentar. Ao mesmo tempo, também é importante que o estudante comece já a ter algum contato com conteúdos educacionais, como escrita, leitura e matemática básica.

2. Metodologia da pré-escola

Considerando o conteúdo escolar, é importante estar atento à metodologia oferecida pela escola. Algumas instituições trabalham com o ensino tradicional e outras utilizam formas de ensino alternativas.

É fundamental que os pais ou responsáveis avaliem esses aspectos e escolham uma escola cujos valores e princípios sejam condizentes com os da família.

Além disso, é preciso ter uma metodologia atualizada e reconhecida por sua qualidade.

3. Localização

A localização da escola faz total diferença, especialmente para quem ficará responsável por levar e buscar as crianças.

Busque opções que sejam próximas do seu bairro ou que tenham fácil acesso a transporte escolar.

O local da escola também deve ser seguro e tranquilo, sem barulhos ou outras condições que possam atrapalhar o desenvolvimento dos estudantes.

4. Preparação dos professores

Também é importante questionar as escolas sobre a preparação e o nível de experiência dos professores e auxiliares.

Como esses profissionais serão os responsáveis pela formação da criança e também pelo seu bem-estar físico e emocional durante as horas na escola, a formação e a experiência de trabalho da equipe escolar devem ser bem avaliadas.

5. Indicações e referências

Ao conhecer uma escola de Educação Infantil, busque referências de outros pais e responsáveis que também tenham filhos matriculados nessa instituição.

Procure ouvir a opinião deles sobre como as crianças estão se desenvolvendo, se estão felizes com a escola e considere essas referências também na hora de tomar uma decisão.

Com essas dicas, ficou muito mais fácil escolher qual a melhor instituição de ensino para o seu filho ou filha, não é mesmo?

O Poliedro Colégio oferece as melhores equipes de educação, preparadas para tornar o seu filho protagonista do próprio processo de desenvolvimento e aprendizagem!

Assine nossa newsletter no site para ficar por dentro das novidades.