Ensino Fundamental: 3 desafios comuns nesta fase

• parceria
  • performance de alunos

Ensino Fundamental: 3 desafios comuns nesta fase

O Ensino Fundamental compreende o maior período da vida escolar do estudante. Inicia-se, geralmente aos 6 anos de idade, quando o estudante ingressa no 1º ano, e termina com a conclusão do 9º ano.

Esse é um momento importante de descobertas e construção de saberes na vida das crianças. Os nove anos que abarcam o Ensino Fundamental são divididos em dois ciclos: Anos Iniciais – que vão do 1º ao 5º ano – e Anos Finais – que vão do 6º ao 9º ano.

Na primeira fase, os educandos têm contato com conteúdos dos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Arte, História, Geografia e Educação Física. No segundo, há o acréscimo do ensino de Língua Estrangeira.

Na passagem entre os Anos Iniciais e Finais, os temas aos quais os estudantes são expostos tornam-se cada vez mais complexos, mas são pensados para acompanhar cada fase de desenvolvimento intelectual, cognitivo e social, a fim de prepará-los para o ingresso no Ensino Médio.

Ainda assim, não é raro que muitas vezes eles se sintam desafiados durante o Ensino Fundamental.

Com o objetivo de abrirmos um diálogo maior sobre o tema, o Poliedro reuniu neste artigo algumas das dificuldades e os desafios enfrentados pelos estudantes nesse período de aprendizagem.

Quer saber como ajudar o seu filho nessa transição? Continue a leitura!

Quais desafios os estudantes enfrentam no Ensino Fundamental?

• Mudança de rotina

A partir do 6º ano, a quantidade de conteúdos, componentes curriculares, objetos de conhecimento e professores, bem como o aprofundamento de habilidades e competências aumentam consideravelmente. Nos Anos Finais, cada professor ministra uma disciplina, diferentemente dos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental, em que há apenas um professor regente de turma, responsável por boa parte dos conteúdos.

Essas mudanças provocam alterações significativas no dia a dia e no modo de organização da vida escolar do estudante, que passa a ter em torno de 25 a 30 aulas por semana no quadro curricular, distribuídas ao longo de 200 dias letivos.

Para promover formas de adaptação das crianças à nova rotina, é preciso que escola, familiares e responsáveis trabalhem juntos para auxiliar o educando a construir um método de organização que possibilite a sua autonomia nos estudos.

Ferramentas simples, como calendários, agendas e planos de estudos, podem ser grandes aliadas nesse período.

Você pode gostar de ler: 4 passos para se envolver mais nas atividades escolares do seu filho

•  Linguagem mais complexa

A partir do início dos Anos Finais, a linguagem com que os conteúdos são trabalhados costuma tornar-se mais complexa.

Isso se dá, principalmente, por dois motivos. O primeiro: a linguagem precisa acompanhar o desenvolvimento que veio sendo construído até então. O segundo: cada disciplina possui conceitos específicos e, nessa fase do Ensino Fundamental, essas especificidades começam a ser apresentadas.

Não raro, pode haver um estranhamento por parte dos estudantes, mas isso é normal. Os professores, ao orientarem sua prática pedagógica para a sala de aula, também pensam em formas de minimizar os desafios que podem surgir nesse campo.

Em casa, os pais e os responsáveis também podem colaborar para que a linguagem não seja um entrave para o aprendizado. Tente incentivar a leitura, com atenção aos livros indicados para cada idade, faça leituras conjuntas e estimule a curiosidade em torno dos significados das palavras desconhecidas.

• Puberdade

Para além das mudanças escolares, como linguagem, currículo e rotina, a transição para o Ensino Fundamental Anos Finais é também marcada por transformações intensas na vida do estudante, motivadas pelo início da puberdade.

Esse é um processo de amadurecimento físico e mental que, conhecidamente, desperta uma série de dúvidas e anseios sobre o indivíduo e seu lugar no mundo. Nesse momento, o adolescente também começa a construir, ampliar e até mesmo romper suas redes de relações, seja com familiares, seja com amigos.

Compartilhar experiências e conhecimentos que auxiliem o adolescente a compreender o mundo em que vivemos, incentivá-lo a desenvolver projetos pessoais e as próprias habilidades e talentos podem ser bons modos de driblar ou proporcionar mais conforto nessa fase de tantos desafios.

Além disso, gestos como esses colaboram ainda mais para a autonomia e para a autoestima do estudante o que, com certeza, se refletirá positivamente no desenvolvimento escolar.

Leia mais em: 4 desafios da adolescência e como os pais podem ajudar

Como saber se seu filho está com dificuldades no Ensino Fundamental?

Busque acompanhar o desenvolvimento acadêmico do seu filho a partir do diálogo com professores, coordenadores e equipe escolar em geral. Eles poderão compartilhar informações sobre o desenvolvimento integral do estudante no cotidiano da escola.

Você também pode acompanhar a realização das atividades em casa. Isso te dará um bom panorama sobre as dificuldades presentes.

Esteja atento a outros sinais, como:

• indisposição para frequentar a escola;
  •  insatisfação e reclamações frequentes;
  •  demonstração de tristeza ou ansiedade.

Acompanhar de perto esse processo é de extrema importância, para garantir que o jovem tenha todo o suporte possível dentro e fora da escola.

Lembre-se de que desafios fazem parte da vida e podem ser ultrapassados com a devida orientação e com o devido cuidado. Por isso, o Poliedro busca promover um ambiente escolar harmonioso, com uma equipe de professores e orientadores preparados para acolher as demandas dos estudantes e dar a eles a oportunidade de amadurecerem suas habilidades.

Se você gostou deste texto, não deixe de acompanhar outros temas em nosso blog e fique por dentro de tudo o que acontece no colégio!