Matrículas abertas

Ensino Fundamental: como fazer a transição para os anos finais

31 de julho de 2023

• anos finais
  • anos iniciais
  • Ensino Fundamental

Alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais utilizando um Chromebook para estudo

Índice:

A escola e seu papel
Relação dos pais com a escola
Onde o Poliedro te ajuda nessa transição para os anos finais

Um verdadeiro divisor de águas no aprendizado das crianças do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a transição para os anos finais é marcada por uma fase de novos amigos, professores e, consequentemente, rotinas.

O que antes era definido pelo lúdico, por momentos de descobertas e interatividade, dá espaço para uma rotina pautada em mais disciplina, novos formatos de material didático e objetivos.

O fato é que tanto para pais, quanto para as crianças, é um momento de mudança desafiador que exige atenção, por isso, trouxemos algumas dicas para uma transição de períodos mais fluida e tranquila.

A escola e seu papel

Acolhimento e parceria por parte do corpo pedagógico são os pilares mais importantes para que a etapa de transição para os anos finais não seja um choque da vida do aluno.

É fundamental contar com o apoio da escola nesse momento: um bom planejamento e acompanhamento integral do aluno, permite que o mapeamento do seu perfil seja analisado de perto, tornando a jornada de transição mais acolhedora.

As brincadeiras dão lugar para processos de aprendizagem dependentes de rotina, que acabam influenciando na visão do aluno sobre suas próprias responsabilidades. É nesse momento em que escutar o aluno é essencial nessa construção de novas rotinas.

Além de já pertencerem a uma faixa etária que se expressa bem, estamos falando de uma geração que constrói, cada dia mais, uma opinião individual muito cedo. Ouvir anseios e projeções para o futuro também é crucial durante esse acompanhamento.

Leia também:

+ Poliedro: a melhor escolha de colégio em Perdizes e região

Relação pais e escola

Como dissemos lá no início, o acompanhamento integral do corpo pedagógico é fundamental. Mas a participação e conexão entre família e instituição também se faz necessária.

O acompanhamento da nova rotina, a transparência do comportamento do aluno e do novo currículo são alguns dos pontos que vão fechar essa série de dicas para uma melhor transição dos anos iniciais do Ensino Fundamental para os finais.

E para que a transição seja mais acolhedora e gentil o possível para o aluno, vale redobrar a atenção com o uso de expressões e discursos depreciativos que causem ansiedade às crianças ou uma pressão constante por parte dos efeitos de aprendizagem.

É importante sempre valorizar a trajetória da criança até ali, enfatizando que uma nova fase se iniciará e com isso ela precisará de mais atenção, e que, no fim de tudo, valerá muito a pena.

Leia também:

+ Como ajudar o seu filho na transição

Onde o Poliedro te ajuda nessa transição para os anos finais

No Poliedro, o aluno é acompanhado em todas as etapas do caminho, com um planejamento individualizado de estudos, recebendo apoio pedagógico e acompanhamento emocional para equilibrar aprendizado e lazer, tornando a transição dos primeiros anos do Ensino Médio para os últimos mais amena.

Além de contar com uma Equipe de Apoio Pedagógico que acompanha todas as etapas de evolução do aluno, os professores do Poliedro valorizam o desenvolvimento integral dos estudantes, incentivando-os a explorar diferentes áreas do conhecimento e a pensar de forma crítica e criativa.

Nossa abordagem pedagógica busca promover uma educação significativa, estimulando a curiosidade e o protagonismo dos alunos em toda a sua jornada de aprendizado.