Not support Recaptcha
Pular navegação

Destaque

Ensino fundamental: o que considerar antes de escolher uma escola?

21 de setembro de 2021

Tags

  • Ensino Fundamental
  • escola, ensino fundamental

mãe levando sua filha para ensino fundamental

Escolher uma escola de ensino fundamental para os filhos nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, essa é uma decisão que impacta diretamente no processo de aprendizagem e, consequentemente, no futuro das crianças. Por isso, esta é uma decisão que deve envolver toda a família.

Seja no início da vida escolar, seja numa troca de colégio, é essencial analisar com calma todas as possibilidades e procurar saber mais sobre o contexto e os benefícios de cada escola, levando em consideração todos os fatores que podem influenciar na decisão, inclusive a opinião dos pequenos.

Se você não sabe como escolher uma escola de ensino fundamental para seu filho diante de tantas opções, este artigo foi escrito pensando em você! Confira abaixo o que é importante analisar na hora de dar esse passo.

Metodologia de ensino no ensino fundamental

O primeiro ponto a se atentar na busca por uma nova escola é a metodologia de ensino utilizada, ou seja, o projeto pedagógico da instituição.

Com isso, os pais conseguem entender melhor como funciona o acolhimento dos novos estudantes, qual é a abordagem de ensino, que tipos de atividades serão feitas pelos alunos, como acontece a avaliação de desempenho e também como se desenvolve a relação entre os professores e a classe.

Além disso, a metodologia de ensino também reflete os valores e princípios que norteiam o funcionamento do colégio e que definem como será a educação que seus filhos receberão ali.

Existem diversas vertentes e modelos educacionais que podem ser aplicados nas escolas de ensino fundamental, e, além de pesquisar sobre o assunto, é preciso entender como o processo de ensino-aprendizagem acontece na prática, dentro da instituição.

Nesse sentido, vale a pena fazer uma visita ao local e conversar com o diretor(a) ou coordenador(a) para conhecer melhor o projeto pedagógico.

Infraestrutura da escola

Uma boa infraestrutura física é outro ponto que tem impacto direto no aprendizado das crianças e adolescentes. Antes de fazer a matrícula, é essencial verificar se as salas de aula são adequadas, com carteiras de qualidade, boa limpeza e ventilação.

Verifique também a condição dos espaços que o colégio oferece, como pátio, quadras de esportes, laboratórios de ciências e de informática, biblioteca, banheiros, entre outros.

Afinal, toda essa estrutura escolar é fundamental para que os estudantes possam desenvolver suas habilidades de forma plena e para que o projeto pedagógico da instituição seja colocado em prática da melhor maneira possível.

Além disso, a boa conservação do espaço físico do colégio também tem impacto na segurança das crianças. Vale observar com atenção questões como controle de entrada e saída de alunos, saídas de emergência, câmeras de segurança e extintores de incêndio, entre outros.

Algumas escolas oferecem a possibilidade de realizar um tour virtual 360° para conhecer as instalações, como é o caso do Poliedro Colégio.

Localidade

Ao escolher uma escola para seu filho, é preciso considerar também a localização. Veja se o bairro onde o colégio fica é seguro e de fácil acesso. Talvez a melhor instituição de ensino não seja a mais próxima, mas é importante que o trajeto seja tranquilo e acomodado na rota da família.

Isso evita estresse ao percorrer distâncias longas e garante que, em situações de emergência, os pais ou outro responsável chegarão à escola com facilidade.

Equipe pedagógica no ensino fundamental

O corpo docente da escola terá contato direto com os seus filhos todos os dias e será responsável pela coordenação de todo o processo de ensino-aprendizagem, além de acompanhar a jornada diária e acolher as crianças na escola.

Por isso, é importante se informar sobre a qualificação e a experiência da equipe pedagógica do colégio antes de realizar a matrícula.

Questione como são conduzidas as interações com os alunos, se existe um projeto de orientação pedagógica e verifique se há suporte e acompanhamento da adaptação e do desenvolvimento de cada estudante.

Grade extracurricular

O processo de aprendizagem de crianças e adolescentes deve ir além do currículo tradicional escolar, incluindo atividades diversas que contribuam para a formação integral dos alunos como cidadãos.

Por isso, na hora de escolher uma escola, verifique se existe uma grade de programas extracurriculares — exemplos: aulas de idiomas, música, educação artística ou robótica, clubes de leitura, prática de esportes, excursões e passeios etc.

Material didático no ensino fundamental

Outro ponto muito relevante a ser observado no processo de decisão é o material didático utilizado pelo colégio. Afinal, os livros e apostilas devem orientar o andamento das aulas e impactam diretamente na qualidade do ensino.

Pergunte à escola se o material utilizado está de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, se possível, peça para ver os livros ou apostilas, confira a qualidade e do material e procure entender se ele foi planejado para uma construção de conhecimento de forma colaborativa e que considera também o aumento do repertório cultural dos estudantes.

Referências sobre a instituição

Para tomar a melhor decisão sobre a escolha dos seus filhos, vale também buscar referências e informações de fontes externas. Converse com pais de outros alunos, busque avaliações na internet e procure o site e redes sociais da instituição para ter uma visão mais completa dos projetos e atividades do colégio na hora de fazer a sua escolha.

Adaptação à tecnologia

As tecnologias são uma realidade cada vez mais presente na vida de todos. Por essa razão, saber se a escola do seu filho está atualizada e aberta às inovações é de extrema importância.

Entre em contato com o colégio para se informar a respeito do uso de tecnologias no processo de aprendizagem. Pergunte se há algum portal on-line com conteúdos extras, se a escola conta com lousa digital, se existe um aplicativo de smartphone/tablet para os alunos, entre outros recursos digitais que possam contribuir para tornar o ensino mais dinâmico.

Essa é uma decisão importante, que ajuda a moldar o futuro das crianças e, por isso, a escolha deve ser feita com calma. Reserve um tempo para entrar em contato com cada colégio e tirar todas as suas dúvidas.

Lembre-se que é importante agendar uma visita para conhecer o local e conversar com a coordenação. Assim, você poderá tomar a decisão de forma assertiva, com a segurança de ter escolhido a melhor escola para os seus filhos.

Se você quer saber mais sobre como funciona o Ensino Fundamental no Poliedro Colégio, acesse o site e fique por dentro das informações!

Siga o Colégio Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter