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Ensino Fundamental: o que se aprende nessa etapa?

03 de março de 2022

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  • Ensino Fundamental
  • performance de alunos
  • Poliedro Colégio

Ensino Fundamental: o que se aprende nessa etapa?

O Ensino Fundamental é uma fase essencial para a formação de crianças e adolescentes. Com duração de 9 anos, essa é a etapa escolar mais longa e geralmente atende estudantes entre os 6 e 14 anos.

É um período que envolve uma série de mudanças físicas, emocionais e cognitivas, normais às fases de desenvolvimento vivenciadas pelos jovens. Nesse contexto, a aprendizagem escolar é pensada para acompanhar tais processos de mudanças.

Cada componente curricular é elaborado de acordo com a idade e com as habilidades a serem desenvolvidas em cada fase.

Por isso, o Ensino Fundamental, no Brasil, é dividido em duas etapas: Ensino Fundamental Anos Iniciais e Ensino Fundamental Anos Finais. Em cada uma delas, os estudantes vivenciarão desafios distintos, condizentes com o seu momento de aprendizagem.

Quer entender como funciona essa divisão e o que seu filho aprenderá em cada etapa? Então, continue a leitura, pois preparamos um material para deixar você por dentro de todos os componentes curriculares e das habilidades trabalhadas nessa etapa de formação.

O que são os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental?

Os Anos Iniciais correspondem aos primeiros 4 anos do ciclo de aprendizagem do Ensino Fundamental. Normalmente, têm início aos 6 anos de idade e vão do 1º ao 5º ano.

Nessa fase, o estudante aprofunda alguns aprendizados já consolidados na Educação Infantil. O conhecimento é trabalhado de forma progressiva, com o objetivo de que o educando elabore novas maneiras de se relacionar com o mundo a sua volta.

Já os Anos Finais vão do 6º ao 9º ano e têm como objetivo retomar e ressignificar as aprendizagens do Ensino Fundamental Anos Iniciais, a partir do contato com diferentes áreas do conhecimento. Essa etapa envolve a ampliação do repertório do estudante e a construção da autonomia.

Quais conteúdos são estudados durante todo o Ensino Fundamental?

Língua Portuguesa

Nos Anos Iniciais, os dois primeiros anos são voltados para a alfabetização. Além disso, em Língua Portuguesa, os estudantes terão contato com os muitos modos pelos quais a linguagem torna-se mais tangível, seja pela oralidade ou pela leitura e escrita.

Você pode se interessar também: Existe idade certa para iniciar a alfabetização?

Do 6º ao 9º ano, o jovem terá contato com o ensino de gramática, que subsidiará a aprendizagem da norma-padrão da Língua Portuguesa. Aprenderá também sobre os diferentes contextos e realidades sociais que envolvem a língua, a partir do estudo das funções sociais da linguagem.

O repertório de leitura e escrita também tende a ser ampliado com a experiência mais concreta de leitura, escrita e interpretação de textos de gêneros textuais presentes no cotidiano.

Artes

Nos Anos Iniciais, os estudantes geralmente passam a ter contato com diversas expressões artísticas, como dança, teatro, música etc. A partir desse contato, aprendem a valorizar as produções artísticas de variadas culturas.

A partir dos Anos Finais, o estudante vivencia a arte por meio da promoção de práticas artísticas diversas e pelo ensino de História da Arte.

Há, nesse componente, o objetivo de que o jovem aprenda a valorizar a diversidade de expressões e consiga se comunicar por meio das muitas linguagens apresentadas pela arte.

Educação Física

Nos Anos Iniciais, a Educação Física tem a função de permitir que os estudantes consigam compreender o próprio corpo, as dinâmicas culturais e o espaço físico no qual se inserem, por meio de brincadeiras e jogos, esportes, lutas e danças.

Já nos Anos Finais, as brincadeiras, os jogos, os esportes, a ginástica, as lutas e as danças ficam um pouco mais complexas e são trabalhadas variedades de esportes, o condicionamento físico e uma maior consciência corporal.

Língua Inglesa

O ensino de Língua Inglesa no Ensino Fundamental, geralmente, acontece a partir dos Anos Finais, segmento no qual se torna obrigatório. Nesse componente, os eixos temáticos trabalhados possibilitam ao estudante experienciar a língua. Por isso, trabalham-se temas como oralidade (fala), leitura (compreensão), escrita e gramática.

Matemática

O chamado letramento matemático, momento em que o jovem passa a ter contato com habilidades envolvendo números e raciocínio lógico, tem início nos primeiros anos do Ensino Fundamental e é mobilizado a partir dos seguintes temas:  

  • números (reconhecimento numérico, de quantidades e operações matemáticas básicas); 
  • álgebra (identificação de sequências numéricas); 
  • geometria (reconhecimento, nomeação de formas geométricas e comparação com objetos do mundo real); 
  • grandezas e medidas (conhecimento das unidades de medidas); 
  • probabilidade e estatística (leitura e interpretação de dados organizados em gráficos e tabelas).

Os temas da área de Matemática trabalhados no Ensino Fundamental Anos Finais são os mesmos, no entanto, as habilidades a serem abordadas tornam-se mais complexas. Nessa fase, aprende-se a fazer operações matemáticas com mais elementos, variáveis e funções, planos cartesianos, reconhecimento de medidas das figuras geométricas etc.

Ciências

É comum que, durante a primeira fase do Ensino Fundamental, em Ciências, os temas sejam divididos da seguinte forma: 

  • matéria e energia (propriedade física dos materiais); 
  • vida e evolução (corpo humano, diversidade, seres vivos, desenvolvimento dos animais, cadeia alimentar etc.); 
  • Terra e universo (tempo, movimento do Sol, características da terra e do solo, pontos cardeais, constelações, fenômenos etc.).

Nos Anos Finais, esses eixos temáticos permanecem os mesmos, mas as habilidades são outras. Nessa fase, é comum que se estude sobre tipos de misturas, transformações químicas, ecossistemas, saúde pública, fontes de energia, sistemas do corpo humano, sistema solar, dentre outros.

Geografia

Em Geografia, do 1º ao 5º ano, o estudante terá contato com temas, como: 

  • sujeito e espaço (vida em sociedade); 
  • conexões e escalas (noções de espaço e tempo); 
  • trabalho (tipos de trabalho); 
  • pensamento espacial (modos de localização e orientação espacial); 
  • meio ambiente (uso de recursos naturais).

Do 6º ao 9º ano, dentre os mesmos componentes, o jovem ampliará os seus conhecimentos acerca da vida social, o gerenciamento de recursos naturais, os processos de globalização, a desigualdade social, o aquecimento global etc.

História

Os conteúdos abordados em História compreendem temas, como:

  • sujeito (noções de indivíduo); 
  • lugar (compreensão das particularidades físicas e sociais dos espaços); 
  • tempo (o tempo como medida e registro); 
  • sociedade (relações entre o “eu” e “outro”).

Tão logo as noções de sujeito, sociedade e tempo sejam compreendidas na primeira fase do Ensino Fundamental. Por sua vez, entre o 6º e 9º ano, o estudante passa a ter contato com assuntos de maior complexidade. Nesse momento, a atenção se volta para temáticas acerca das origens da humanidade, de povos da antiguidade, história clássica, divisão do trabalho ao longo dos séculos, independência das Américas, história do Brasil, conflitos mundiais, regimes totalitários e história recente.

Os componentes curriculares, temas e habilidades trabalhadas no Ensino Fundamental são ferramentas de aprendizagem que possibilitam ao estudante autonomia e pensamento crítico, eixos basilares de uma educação integral.

Nós do Poliedro Colégio acompanhamos o seu filho em todas as etapas de ensino. Somos pedagogicamente comprometidos com a tarefa de ensinar, dispondo de estrutura e profissionais competentes para que a aprendizagem seja a mais completa possível e a educação seja o melhor caminho

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