Not support Recaptcha
Pular navegação

Artigo

Entenda os benefícios da disciplina positiva para seus filhos

25 de janeiro de 2023

Tags

  • educação
  • família
  • metodologia de ensino
  • Pais e Filhos

 

Educar os filhos talvez seja o maior desafio dos pais e dos responsáveis. No primeiro sinal de desacordo, muitos adultos tendem a gritar e a colocar as crianças de castigo. Muitas vezes, essa forma de lidar com o comportamento dos pequenos está relacionada à maneira como os adultos foram educados.

 Mas a maneira de educar as crianças vem mudando. Muitas famílias e educadores têm buscado uma forma mais gentil de tratar as crianças. Acolher, ouvir o que elas têm a dizer, compreender as necessidades delas e falar sobre as nossas próprias emoções é considerado hoje o melhor caminho para resolver os problemas do dia a dia.

 Essa abordagem é conhecida como disciplina positiva. Saiba mais sobre o assunto neste artigo que o Poliedro Colégio produziu para você. 

 

O que é disciplina positiva?

 

As crianças conseguem desenvolver percepções sobre o mundo e habilidades sociais de forma natural quando a interação entre elas e os adultos apresenta uma abordagem gentil e firme, base da disciplina positiva. Esse método se contrapõe às abordagens de controle excessivo ou de liberdade sem limites. 

Ou seja, os familiares devem encontrar um meio-termo para lidar com as crianças. Nesse sentido, devem ser gentis com as crianças, mas também precisam ser firmes em suas decisões e combinados. Os jovens precisam desses dois posicionamentos para se desenvolverem de um modo saudável: com responsabilidade, autonomia, inteligência emocional e cooperação.  

De acordo com o Departamento Científico de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a disciplina positiva, quando aplicada corretamente, pode auxiliar na resolução da maioria dos problemas comportamentais e potencializar a capacidade da criança de executar suas funções com qualidade. Para que essa abordagem dê certo, é necessário que alguns princípios sejam estabelecidos pelos pais e responsáveis. 

Antes de explicarmos quais são esses princípios, é importante que você saiba que o termo disciplina positiva foi criado pela psicóloga e educadora norte-americana Jane Nelsen, em 1981. Nelsen se inspirou em sua relação com os seus sete filhos para desenvolver essa filosofia, que defende a educação por meio dos princípios que vamos mostrar abaixo.

 

Leia também: Autonomia infantil: quais os benefícios de incentivá-la?

 

Os cinco princípios da disciplina positiva

 

Uma das principais ferramentas da disciplina positiva, segundo Nelsen, é a conexão entre os indivíduos antes da correção. Em vez de dizer a criança: “por que você não vai fazer o dever de casa, em vez de ficar aí jogando videogame?”, a pesquisadora aconselha aos responsáveis a dizer: “eu te amo, mas você precisa parar de jogar e fazer o dever de casa”. Esse posicionamento é tanto uma forma de demonstrar para a criança que você a ama e se importa com ela quanto uma maneira de revelar controle das nossas emoções diante de situações que nos “tiram do sério”. Se desejamos que as crianças controlem os sentimentos delas, precisamos saber administrar o que sentimos, pois os pequenos aprendem por meio de exemplos.

Veja, abaixo, os cinco princípios que são a base da disciplina positiva e que devem ser considerados no relacionamento com as crianças.

 

1. Respeito mútuo

Esse princípio destaca a necessidade da educação baseada no respeito mútuo. Os pais, responsáveis e professores devem ser “um exemplo” para as crianças por meio das palavras e atitudes. A partir das nossas reações às situações complicadas, podemos ensinar os pequenos a lidar com os dilemas deles. 

 

2. Conexão

 Não adianta querer corrigir o seu filho sem estar conectado com ele. Quando você traz a criança para perto e escuta o que ela tem a dizer com atenção, isso faz com ela se sinta importante. Ao se sentir incluída nas decisões diárias, na rotina de horários, que engloba estudos e brincadeiras, a criança tende a colaborar mais facilmente. 

 

3. Eficaz em longo prazo

Nelsen ensina que precisamos guiar a criança na busca de soluções que ajudem a resolver conflitos e problemas a longo prazo, e não aplicar punições pontuais que podem gerar um sentimento de raiva. Para colocar esse princípio da disciplina positiva em prática, os pais também podem, após uma situação conflituosa, estimular a criança a pensar em como ela pode agir melhor em uma próxima circunstância semelhante.

 

4. Fortalecer habilidades e competências socioemocionais

Por meio da disciplina positiva, pais e responsáveis podem ajudar no desenvolvimento das crianças e adolescentes, para que eles possam conhecer seu potencial e competências socioemocionais. Ao ensinar que nossas ações impactam na comunidade em que vivemos, mostramos que a responsabilidade e a empatia são características que devem existir na vida de todos.

 

5. Ajudar a criança a desenvolver suas capacidades

Ao se tornar consciente das próprias capacidades, a criança passa a confiar mais em si mesma. Dessa forma, também se torna capaz de aprender com os próprios erros. Nesse sentido, para a disciplina positiva, o erro não é visto como algo negativo, mas sim como uma oportunidade de aprendizagem. Por isso, de acordo com essa filosofia, o adulto não julga nem castiga pelo erro que a criança cometeu, mas ele mostra que existem consequências relacionadas a cada escolha e que é possível melhorar com as próprias falhas.

 

Veja como a disciplina positiva pode ser aplicada na sua casa 

A disciplina positiva é uma importante aliada em diversas situações no ambiente familiar, já que estimula o pleno desenvolvimento por meio da autoridade e do afeto. Quando aplicada corretamente, pode auxiliar na resolução de grande parte dos problemas comportamentais e potencializar a capacidade da criança de executar suas tarefas com qualidade. Para que essa abordagem traga bons resultados, é necessário que determinadas atitudes sejam estabelecidas pelos pais. Abaixo, destacamos algumas.

 

Diálogo

É importante envolver as crianças nas resoluções dos pequenos problemas e conflitos do dia a dia. Ao estimular o diálogo, é possível valorizar as opiniões, alcançar uma solução para os problemas e treinar a capacidade de escuta. 

 

Cooperação e contribuição 

Os pequenos se sentem aceitos e importantes, quando eles têm a oportunidade de contribuir de alguma forma. Portanto, atribuir tarefas para eles e valorizar seu esforço fará com que se sintam reconhecidos e conectados. Isso ocorre porque as crianças passam a perceber que os pais levam em consideração sua dedicação, sua capacidade e suas qualidades.

 

Resiliência e segurança 

Demonstrar que você se importa é um posicionamento vinculado à disciplina positiva. Para aumentar a conexão entre você e seu filho, procure olhar nos olhos deles ao se comunicar para transmitir esse sentimento de amor para a criança. Além disso, a manutenção da rotina (horário das refeições, de dormir, de realizar atividades escolares, de uso de telas, de atividade física) proporciona às crianças a sensação de segurança. 

 

Consciência emocional 

Através do diálogo, ensine as crianças a identificar seus sentimentos e as diferentes formas de manifestação, por exemplo: a raiva. Sentir raiva é normal, mas é possível buscar se acalmar antes de falar alguma coisa. Com o objetivo de ajudar os pequenos, mostre técnicas para controlar as emoções, como respirar fundo e contar até 10. 

 

Escuta ativa 

Por fim, estimular a reflexão sobre as questões do dia a dia, suas próprias atitudes e ouvi-los de forma afetuosa e com atenção, sem interromper com explicações ou conselhos, é outra dica valiosa. Educar é caminhar junto! 

 

Gostou do texto? Então, acompanhe o nosso blog para acessar outros conteúdos que possam ser úteis para você!

Siga o Colégio Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter