Ensino Médio: qual a melhor escola para matricular o seu filho?

25 de maio de 2022

• performance de alunos
  • Poliedro Colégio
  • rotina de estudos

Ensino Médio: qual a melhor escola para matricular o seu filho?

Os três anos que compõem o período de formação do Ensino Médio costumam ser intensos para os adolescentes, visto que esse momento traz, naturalmente, uma série de desafios comuns a essa fase da vida. Durante a adolescência, os jovens vivenciam transformações corporais, aprendem a se relacionar consigo e com o coletivo; compreendem o seu lugar no mundo e constroem seus sonhos e suas expectativas em relação ao futuro.

Além dessas questões, esses três anos marcam momentos de transição importantes na vida dos estudantes, preparando-os para a vida adulta e para todas as decisões que fazem parte dela, como a escolha da carreira, o empenho na preparação para o vestibular, mercado de trabalho, dentre outras situações.

Diante dessa realidade, torna-se fundamental que o adolescente estude em uma escola que se preocupe com o seu bem-estar e com todos os aspectos de sua formação, oferecendo suporte e amparo no dia a dia. A preocupação com o estudante deve orientar a prática das instituições de ensino em todas as etapas de formação, mas sabemos que nem sempre essa é a realidade. Por isso, estar atento e optar por uma boa escola no Ensino Médio pode fazer diferença no futuro do seu filho.

Você sabe quais características levar em consideração na hora de escolher uma boa escola de Ensino Médio? Vem com a gente, pois preparamos um post para explicar tudo sobre o assunto!

Como escolher a melhor escola para o Ensino Médio?

Uma escola para o Ensino Médio de qualidade deve ser capaz de corresponder positivamente às demandas e aos desafios presentes na vida dos adolescentes. Nesse espaço, o estudante deve ser incentivado a desenvolver as suas habilidades e a descobrir novos interesses, de acordo com o seu Projeto de vida e, ao mesmo tempo, ser preparado para a vida e também para o vestibular.

Você também pode se interessar por: 4 desafios da adolescência como os pais podem ajudar

Quais são as características que uma boa instituição de ensino deve ter?

1- Protagonismo

O estudante é o centro no qual deve-se orientar toda a prática pedagógica. Ou seja: tudo que acontece e/ou é oferecido em uma escola, em termos de ensino, tem como objetivo oferecer possibilidades para que ele consiga, cada vez mais, conquistar a sua autonomia no processo de aprendizagem.

Ensiná-lo a ser protagonista da sua própria jornada depende, claro, de orientação especializada. Nesse sentido, ao procurar por uma instituição de ensino para matricular o seu filho, verifique se na prática pedagógica estão inseridas metodologias que permitam ao estudante desenvolver sua autonomia, e se ao longo desse processo há o acompanhamento necessário.

Que metodologias são essas?

• Aulas e avaliações diversificadas

Pensar no protagonismo do estudante é entender que existem muitas formas de aprender e avaliar um conteúdo, visto que cada um aprende e interage com o mundo de modos distintos. Dessa forma, aulas e atividades avaliativas que pensem nessa diversidade proporcionam também um amplo acesso ao conhecimento.

• Recursos digitais

A tecnologia está intensamente inserida em nosso cotidiano. Usada de maneira correta e segura permite, no contexto escolar, que o estudante desfrute de ferramentas, como aplicativos, videoaulas, simulados, bancos de questões on-line etc. Esses recursos digitais otimizam os estudos e permitem uma maior aquisição e compreensão dos conteúdos por diferentes meios.

• Direcionamento pedagógico

Contar com profissionais que auxiliam o estudante em dúvidas quanto à carreira e tutorias sobre os vestibulares e o ingresso em universidades nacionais e estrangeiras é um diferencial que deve ser valorizado!

Tal orientação é, com certeza, um apoio importante para diminuir possíveis dúvidas presentes no período do Ensino Médio.

2- Acolhimento

O estudante, quando está no Ensino Médio, passa um tempo considerável dentro da escola. Esse será um lugar de aprendizado, mas não deve ser só isso. O acolhimento é um pilar fundamental, visto que o bem-estar emocional é uma prioridade.

De que formas uma escola acolhe o estudante?

• Orientação educacional

A orientação educacional acontece quando a instituição de ensino dispõe de profissionais que auxiliam o adolescente a elaborar rotinas e planos de estudos adequados à sua realidade individual.

• Apoio emocional

O apoio emocional é outro ponto importante do acolhimento escolar. Apoiar emocionalmente, nesse espaço, significa trabalhar aspectos da rotina do estudante dentro e fora da sala de aula.

• Projeto de vida

O Novo Ensino Médio traz como novidade uma disciplina chamada “Projeto de vida”, nela, o estudante é incentivado a descobrir, a desenvolver suas habilidades e é levado a conhecer profissões e universidades. Esse componente pode guiá-lo em suas escolhas e em seus caminhos futuros.