Dia do professor: Veja 11 sugestões de mensagem

• Data comemorativa
  • Dia do professor

mensagem-para-o-dia-do-professor

Os professores são profissionais que ocupam um lugar essencial na nossa vida. Eles são responsáveis por mediar o ensino de diversas áreas do saber, nos apresentar vários aspectos do mundo que nos rodeia e, claro, participar ativamente da nossa formação enquanto cidadãos e sujeitos ativos na sociedade. Escrever uma mensagem para o dia do professor, é uma forma de retribuir esta dedicação.

A docência está na base de todas as outras profissões, o que faz dela um exercício primordial e digno de celebração. Por isso, o dia 15 de outubro é dedicado aos profissionais que se doam inteiramente à sala de aula, ao cuidado com os nossos filhos e os conduzem à jornada de ensino-aprendizagem.

Nessa data, é comum que muitos pais e responsáveis busquem formas de agradecer e presentear aos professores pelo seu dia. Pensando nisso, o Poliedro Colégio reuniu algumas dicas de mensagens carinhosas e opções de presentes para alegrar o dia dos nossos mestres.

Quer saber mais? Leia o texto completo!

Como surgiu a comemoração do Dia dos professores?

No dia 15 de outubro comemora-se o “Dia do professor”. Essa data possui uma longa história dentro do cenário da educação, pois faz menção ao dia em que Dom Pedro I criou a lei que regulamentou o “Ensino Elementar”. Essa lei foi um marco, porque, através dela, passou-se a prever quais conteúdos os alunos estudariam e o valor da remuneração dos professores. Além disso, institui-se que todas as cidades do país deveriam ter Escolas de Ensino Fundamental, nomeadas, no século XIX, como Escolas de Primeiras Letras.

Nesse mesmo dia, em meados do século XX, o professor paulistano Salomão Becker, propôs uma confraternização entre mestres e alunos e uma folga no cotidiano atribulado dos docentes. Essa ideia foi tão bem acolhida que, em 1963, o então presidente João Goulart decretou em todo território nacional o “Dia do professor”, regulamentado por meio do decreto federal nº 52.682.

Desde então, o 15 de outubro é considerado feriado nacional dedicado especialmente aos nossos mestres.

Dicas de presentes para os professores

Ao escolher um objeto para presentear os professores do seu filho, como uma forma de parabenizá-los pela data, evite presentes muito “pessoais”, como roupas, sapatos, perfumes, cosméticos etc., pois a chance de errar na escolha é alta.

Busque objetos mais simples, como livros (pesquise pelos livros de literatura mais lidos atualmente, por exemplo); itens de papelaria, como agendas, planners etc; plantas decorativas ou fáceis de cuidar, como cactos e suculentas; arranjo de flores; canecas; ímãs personalizadas; chocolates ou outros doces etc.

Claro que, há outras maneiras de ser atencioso sem necessariamente ter que comprar algo.

Confira 11 sugestões de mensagem para o dia do professor

Para homenagear os professores no seu dia, separamos algumas mensagens para você enviar a eles.

1. Em todos os sonhos realizados ao longo da nossa vida, há o reflexo de um professor que nos incentivou a continuar a jornada. Feliz dia a você, professor, que sempre fará parte da nossa história.
  2. Professor, obrigado por tornar possível, conjuntamente, a construção do conhecimento.
  3. A você que me ensina a ver o mundo em todas as suas belezas e possibilidades, feliz dia dos professores!
  4. Obrigado por nos conduzir à jornada do saber. Você é incrível, professor!
  5. Neste dia, celebramos o cuidado, a atenção e a sua colaboração para o crescimento dos nossos filhos. Muito obrigado!
  6. Professor, é a sua dedicação que nos ajuda a pensar na possibilidade de construirmos um mundo mais justo e melhor para se viver. Feliz dia!
  7. Que neste, e em todos os dias, você possa colher os frutos do trabalho grandioso feito em sala de aula. Parabéns, professor!
  8. Admiramos-te e agradecemos pelo empenho, dedicação e comprometimento com a educação dos nossos filhos. A sua existência é valiosa. Feliz 15 de outubro, professor!
  9. A educação não só nos ajuda a descobrir os nossos sonhos, mas também nos ajuda a persegui-los com afinco. Nessa jornada, nunca estamos sós, pois há sempre um mestre que nos guia por esse caminho. Feliz 15 de outubro, professor!
  10. A vocação e o trabalho de quem se dispõe a educar merecem ser celebrados sempre. Feliz dia dos professores!
  11. Temos sorte de ter você conosco. Obrigado pela dedicação e trabalho diários. Feliz 15 de outubro, professor!

Essas mensagens podem ser enviadas por e-mail, WhatsApp ou escritas em um cartão. Independentemente do presente ou mensagem para o dia do professor, o que vale é demonstrar a esse profissional tão importante para a formação integral dos nossos estudantes o quanto ele é especial.

Você também pode se interessar pelo texto: Como estabelecer uma parceria entre família e escola?

Esse post foi útil para você? Então, não deixe de acompanhar o nosso blog, acesse mais dicas sobre o universo da educação e fique por dentro de tudo que acontece no Poliedro!