Not support Recaptcha
Pular navegação

Olimpíadas Científicas

MOBFOG: lançamento de foguetes coloca teoria em prática e estimula alunos Poliedro

04 de setembro de 2023

Tags

  • mobfog
  • olimpíadas científicas

MOBFOG lançamento de foguetes coloca teoria em prática e estimula alunos Poliedro

No Colégio Poliedro o Ensino Fundamental é considerado a base da educação. E não é para menos: é durante essa etapa que crianças e adolescentes descobrem o mundo e a si mesmos por outra perspectiva.  

Para desenvolver a complexa gama de competências dessa fase, o Colégio Poliedro estrutura sua Proposta Pedagógica em três pilares fundamentais: autonomia, metodologia e inovação.  

Juntos, os pilares resultam em um contexto educacional que vai muito além do currículo tradicional, e permite que os jovens construam a própria jornada de conhecimento, conquistando autonomia que os orienta por toda a vida.  

Para que isso aconteça de forma prática, são implementadas o que chamamos de Aulas de Cultura Maker, em que os estudantes criam seus próprios dispositivos e objetos, dando vida às ideias. 

Exemplo disso, foi a criação de foguetes construídos com materiais recicláveis, que desafiaram as leis da física durante a 17ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que aconteceu na Univap – campus Urbanova.  

A MOBFOG é uma olimpíada experimental realizada anualmente visando expandir o conteúdo para além da sala de aula, tornando o conhecimento mais palpável, de forma lúdica, por meio da construção de foguetes com materiais recicláveis que devem ser lançados o mais distante possível.  

A medição do lançamento e alcance dos foguetes é feita por meio de trena analógica, e os dados são inseridos no site da MOBFOG, que posteriormente avalia as equipes vencedoras.  

A 17ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) reuniu cerca de 250 estudantes do Ensino Fundamental — Anos Finais e Ensino Médio e contou com a presença de pais e familiares que puderam acompanhar a atividade.  Veja como foi!

 

Colocando a mão na massa 

Esse tipo de prática tem tanto peso quanto as teorias, funcionando como elemento incentivador para as matérias ensinadas, uma vez que a vivência de novas experiências facilita a fixação da aprendizagem 

Além disso, os alunos demonstram grande interesse e capacidade de concentração aos conceitos explicados, observando de modo mais realista as relações entre fenômenos que fazem parte das nossas vidas. 

Outro benefício de atividades práticas como essa é o estímulo do trabalho em equipe, que desenvolve a formação do conceito de coletividade, e porque não, de cidadania do indivíduo. 

 No Colégio Poliedro é assim: o estudante é convidado a participar da construção do conhecimento, por meio de uma metodologia criativa que forma jovens questionadores, conectados e protagonistas. 

 

Siga o Colégio Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Assine nossa newsletter