Not support Recaptcha
Pular navegação

Dicas

Nota baixa na escola? Saiba o que fazer nesta situação!

13 de outubro de 2022

Tags

  • Aprendizado
  • Pais e Filhos
  • Poliedro Colégio

Esperar a nota de uma avaliação ou trabalho pode ser motivo de muita ansiedade entre os estudantes. Porque, além de compor a média no período avaliativo, as notas também são observadas como o resultado do empenho nas atividades propostas em sala de aula. No entanto, vários fatores podem influenciar no aproveitamento escolar e, consequentemente, refletir nos resultados das notas. 

Uma nota baixa na escola pode ser motivo de preocupação. Nesse contexto, as reações a uma possível queda de desempenho do filho na escola são as mais diversas, mas, qual será a postura mais adequada na hora de lidar com um sinal de baixo rendimento escolar? Qual pode ser a causa de uma nota baixa? Quando devo me preocupar?

Para responder a essa e outras perguntas sobre o tema, o Poliedro preparou este artigo para te orientar a lidar com a nota baixa na escola da melhor forma possível. Leia o texto completo e saiba mais!

Para que serve a nota na escola?

No cotidiano escolar, os estudantes têm acesso a uma série de ferramentas avaliativas, como testes objetivos e discursivos, simulados, seminários, trabalhos em grupo, avaliações etc. que compõem, juntas, uma trilha de avaliação formativa. Isto é, por meio desses e de outros procedimentos, o desenvolvimento dos educandos é acompanhado continuamente para verificar se o processo de ensino-aprendizagem tem acontecido de forma satisfatória. 

Muitas dessas atividades costumam ser avaliadas de maneira quantitativa. Nesse contexto, a pontuação funciona como um indicador, tanto para o estudante quanto para o professor, que busca diagnosticar possíveis dificuldades ou conferir se o estudante conseguiu alcançar a meta que foi proposta em determinada atividade. 

Nota baixa na escola é sinônimo de que o estudante não aprendeu? 

Erroneamente, se estabelece uma relação entre notas escolares e conhecimento. No entanto, um desempenho ruim, pontual ou contínuo, não quer dizer, necessariamente, que o estudante não tem conhecimento suficiente ou que não aprendeu determinado conteúdo. Há outros fatores que podem justificar uma nota baixa. 

Quais podem ser as causas da nota baixa na escola?

Se seu filho já tirou uma nota baixa na escola, você com certeza deve ter se perguntado o motivo, questionado se ele não sabia o conteúdo da avaliação ou se algo diferente aconteceu naquele momento. O fato é que não existe apenas uma só causa para a nota baixa, mas várias. Confira abaixo:

  • Rotina de estudos mal ajustada

Para garantir um bom desempenho escolar, é necessário que a criança ou adolescente tenha um local adequado para se concentrar e uma  rotina de estudos estruturada, que lhe permita estudar a matéria, revisar os conteúdos, realizar simulados e ter momentos de pausa e descanso entre uma atividade e outra. 

Você também pode se interessar por: Rotina de estudos – conheça as 6 melhores técnicas. 

  • Conflitos familiares 

Situações conflituosas em casa também podem contribuir para o não aproveitamento nos estudos. Ainda que o conflito não envolva diretamente a criança ou o adolescente, qualquer situação de violência ou instabilidade no lar pode atingi-los emocionalmente e afetar outros aspectos da sua vida, como a rotina escolar, por exemplo. 

  • Mudança de escola

A nota baixa na escola pode ser reflexo de um período de adaptação, como nos casos em que o estudante muda de colégio. Nesse contexto de mudança é comum que o estudante precise destinar energias e empenho para se adequar às novas dinâmicas sociais e à metodologia dos novos professores. Portanto, tenha paciência, pois essas situações tendem a ser passageiras. 

  • Perda de alguém querido 

Perder alguém não é nada fácil e, por muito tempo, o processo de luto relacionado a essa perda pode influenciar de diferentes formas a vida do enlutado. No caso de crianças e adolescentes em idade escolar, o luto pode impactar no desempenho escolar e afetar as notas. Se o seu filho está passando por isso, converse com ele sobre os sentimentos vivenciados no momento e informe à escola a situação. Caso o período de luto demore a passar, procure ajuda profissional. 

  • Bullying

O bullying é um assunto tratado com muita seriedade dentro do ambiente escolar, pois a vítima desse tipo de violência pode apresentar alguns sinais e mudanças de comportamento, como apatia, dificuldade de concentração e nota baixa na escola. 

Fique atento aos sinais! Leia mais em: Como identificar e combater o bullying escolar?

  • Transtornos neurobiológicos 

A nota baixa na escola pode ser um sinal de que algo está acontecendo. Se ela for uma consequência de dificuldades de concentração, causadas por dispersão ou hiperatividade, que atrapalham a criança ou o adolescente na execução de tarefas cotidianas em casa ou na escola, isso pode ser uma característica do TDAH (Transtorno do Déficit de  Atenção com Hiperatividade) ou outra condição relacionada à neurodiversidade.

Em caso de suspeitas, converse com alguém que acompanhe o estudante na escola e procure ajuda profissional. 

O que fazer quando seu filho tirar nota baixa na escola?

  1. Acolha a criança ou adolescente e pergunte o que ele acha que aconteceu;
  2. Demonstre empatia e tenha paciência, principalmente nos casos em que a nota baixa é consequência de situações que envolvem estresse emocional, como conflitos familiares, bullying, luto, mudança de escola etc.; 
  3. Ajude seu filho a organizar uma rotina de estudos;
  4. Busque manter o ambiente familiar em harmonia;
  5. Verifique as possibilidades que o colégio oferece como opções de  reforço escolar;
  6. Acompanhe de perto o desempenho escolar do estudante;
  7. Converse com os orientadores educacionais, caso você desconfie que a nota baixa na escola seja consequência de algum outro problema particular. 
  8. Seja positivo, informe à criança ou ao adolescente que está tudo bem tirar uma nota baixa às vezes e que ele vai conseguir recuperar o rendimento escolar; 
  9. Caso necessário, procure a ajuda de um profissional.

Você já conhece o Portal Edros? Essa é uma plataforma em que o estudante acessa todos os dados do seu desempenho escolar. Acesse o portal você também e acompanhe o desenvolvimento escolar do seu filho de perto, ao alcance das mãos!

Siga o Colégio Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter