O papel da Arte na Educação Infantil

• Educação Infantil
  • Poliedro Colégio

O papel da Arte na Educação Infantil

É comum que pais tenham preocupação com o desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo de seus filhos. Por isso, é importante optar por um colégio em que a arte na Educação Infantil seja vivenciada de forma plena.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), conviver com diferentes manifestações artísticas possibilita que as crianças vivenciem várias formas de expressão e linguagens, como a pintura, colagem, fotografia,  música,  teatro, dentre outras.

Essas experiências as ensinam a se expressar de maneiras diversas, criando as próprias produções artísticas ou culturais e exercitando a autoria (coletiva e individual).

Neste artigo, o Poliedro Colégio vai mostrar os benefícios que as diversas manifestações artísticas trazem para as crianças. Confira!

Melhor percepção de sentimentos

É importante que as crianças consigam expressar seus sentimentos para conviver com as pessoas que estão ao seu redor.

A Arte tem o poder de emocionar, de encantar, de gerar sentimentos diversos. Quando se movimentam ao som de uma música ou quando representam suas ideias por meio de desenhos, pinturas e colagens, elas aprendem a expressar seus sentimentos.

Entender que a tristeza e a alegria fazem parte do dia a dia é fundamental para que os jovens compreendam as emoções e se conheçam melhor. Sem dúvida, esse é um dos fatores mais importantes no aprendizado da Arte na Educação Infantil.

Oportunidade de explorar potencialidades

Conhecer os próprios limites e entender que estes podem ser superados quando enfrentados é uma das grandes contribuições da Arte.

Segundo Loris Malaguzzi, educador italiano que idealizou a Proposta Pedagógica das Escolas de Educação Infantil, as crianças possuem 100 linguagens, que, por vezes, não são potencializadas e acabam limitando a expressão dos pequenos no uso da escrita e no desenho.

As Artes Visuais e Cênicas, a Música e a Dança são portas de entrada para as diferentes linguagens que as crianças possuem, dando, assim, subsídios para que elas ampliem suas possibilidades de expressão e suas potencialidades.

Quando as crianças vivenciam o desenho, a modelagem, a colagem, as construções tridimensionais (com papelão, arame maleável etc.), os jogos simbólicos (brincar de faz de conta) e a exploração de dança, músicas e instrumentos musicais, estamos dando oportunidade para se conhecerem, identificando as atividades nas quais têm melhor desenvoltura e nas quais têm mais dificuldades. E isso pode ser explorado tanto pela escola quanto pelos pais, para despertar a criatividade, o autoconhecimento e a superação de limites.

Histórias despertam a imaginação

Quem não gosta de ouvir uma boa história? As crianças se divertem quando entram em contato com diferentes atividades artísticas, como a leitura. Elas adoram histórias que prendem a atenção do início ao fim. A prática, além de ampliar o vocabulário, contribui para o despertar da criatividade, da imaginação e para a simbolização.

E isso se torna ainda mais evidente se a história for comentada em sala de aula. Afinal, cada criança vai expor o seu ponto de vista, ouvir o dos colegas e essa troca auxiliará no desenvolvimento da flexibilidade cognitiva.

Além da conversa sobre as leituras realizadas, pode-se solicitar que as crianças desenhem as histórias ouvidas, modelem personagens com argila e recontem as histórias, demonstrando as suas compreensões.

Assim, é dada a oportunidade para que expressem as suas ideias usando diferentes linguagens e demonstrando seu potencial criativo.

Músicas promovem um desenvolvimento integral

A música tem um papel-chave no desenvolvimento das crianças. As atividades de musicalização favorecem a criatividade, a memória, a imaginação, o senso rítmico, a concentração e até mesmo o raciocínio matemático.

Os sons, os ritmos, a melodia, a letra das músicas e a percepção corporal estimulam áreas do cérebro que não são acessadas pelas linguagens escrita e oral.

Brincar com as canções que vão além do repertório infantil, movimentar o corpo de acordo com o ritmo, cantar alto, baixinho, rápido, devagar, mudar a letra e manter o ritmo são explorações que despertam o interesse e potencializam as criações envolvendo as canções.

São diversas as atividades que a escola pode realizar para ampliar a bagagem musical das crianças. Por isso, os pais precisam escolher uma escola que trabalhe com o desenvolvimento das crianças, considerando também a música dentro das diferentes manifestações artísticas.