Not support Recaptcha
Pular navegação

Dicas

O que fazer com seus filhos no Natal? Confira nove dicas criativas

26 de dezembro de 2023

Tags

  • dicas
  • férias

Família reunida durante a comemoração do Natal

 

Hohoho! Chegou uma das épocas mais lúdicas do ano, onde a imaginação e a criatividade contagiam adultos e crianças não só com a decoração que domina as mais variadas cidades, como com atividades que promovem o vínculo familiar, criando memórias cheias de doçura.  

Em uma época onde as telas predominam, estimular as atividades analógicas em grupo é uma alternativa divertida com inúmeros benefícios individuais e coletivos, como maior controle emocional, melhora na coordenação motora, melhora no processo de aprendizagem e de ensino, disciplina, aumento da curiosidade, entre outros.  

Aqui estão algumas ideias de brincadeiras para fazer durante essa época festiva: 

 

Caça ao Tesouro Natalino 

Esconda pequenos presentes ou enfeites pela casa ou no quintal e crie pistas ou charadas relacionadas ao Natal para que as crianças as sigam até encontrar os tesouros escondidos. 

 

Decoração de Biscoitos 

Faça uma mesa com biscoitos de Natal, glacês coloridos, confeitos e outras decorações e deixe as crianças soltarem a criatividade decorando seus próprios doces. 

 

Artesanato Natalino 

Prepare uma estação de artesanato com papel colorido, tesouras, cola, purpurina, etc., e ajude as crianças a criar cartões de Natal, enfeites ou outros projetos criativos com temática de Natal e ano novo. 

 

Contação de Histórias 

Reúna as crianças em volta da árvore de Natal e conte histórias natalinas, que podem tanto serem lidas de livros ou inventadas e improvisadas com elementos natalinos. Aqui, as crianças podem dar continuidade para as histórias, tornando-se protagonistas. 

 

Jogos de Tabuleiro 

Escolha jogos de tabuleiro temáticos de Natal para toda a família. Isso proporciona um tempo divertido e interativo para todos. 

 

Cinema em Casa 

Faça uma sessão de cinema em casa com filmes natalinos, com direito a pipoca e doces típicos em uma estação criada especialmente para essa sessão e aproveite um tempo aconchegante em família. 

 

Montagem de Quebra-Cabeças 

Escolha um quebra-cabeça com tema natalino e monte em família. Isso é uma atividade relaxante e divertida, que estimula a paciência e o foco. 

 

Show de talentos  

Organize uma sessão de karaokê com músicas natalinas, onde as crianças podem cantar, dançar e se divertir ao som das canções de Natal Famosas. 

 

Fotografia com Fantasias Natalinas 

Monte um “estúdio” improvisado com adereços natalinos, deixe as crianças vestirem fantasias de Natal criativas e registre momentos que serão eternizados.  

 Lembre-se de ajustar as atividades conforme a idade das crianças e de criar um ambiente acolhedor e festivo, em que as crianças possam participar de todo processo, assumindo responsabilidades e tornando-se protagonistas desses momentos únicos.  

 Desejamos um Feliz Natal e que vocês divirtam-se muito celebrando essa data com sua família! 

Siga o Colégio Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter