Not support Recaptcha
Pular navegação

Ensino Médio

O que fazer depois do ensino médio? Veja as dicas do Poliedro

09 de novembro de 2022

Tags

  • anos finais
  • Daqui Pra Fora
  • Ensino Médio

 

O Ensino Médio, última etapa de formação na educação básica, é um período repleto de descobertas, aprendizagens e expectativas. Por isso, o fim desse ciclo pode gerar muitas dúvidas em relação ao futuro.

Depois dessa fase, haverá possibilidades a serem exploradas. Mas, quais? 

Muitos estudantes aproveitam essa etapa de ensino ao máximo para se preparar para o vestibular a fim de ingressar em alguma universidade. Esse costuma ser o caminho mais comum, no entanto, não é a única opção disponível.

Nem sempre os jovens têm certeza sobre que carreira desejam seguir e, em alguns casos, esperar para ingressar no ensino superior pode te dar o tempo necessário para entender melhor quais são os seus planos para o futuro para, assim, seguir na direção que mais combine com suas competências, sonhos e metas. 

Não sabe o que fazer depois de se formar no ensino médio, além de ir para a faculdade? Leia o texto do Poliedro Colégio e conheça 7 dicas sobre o que fazer depois do Ensino Médio. 

Confira o texto completo e boa leitura!

O que fazer depois do Ensino Médio?

Não é incomum que os estudantes não tenham certeza sobre o que fazer depois do Ensino Médio. O término dessa etapa costuma ser complexo, pois acontece na fase de transição entre a adolescência e a vida adulta, momento em que os jovens começam a assumir novas responsabilidades, como escolher qual carreira seguir. 

Confira, abaixo, algumas opções de atividades que podem ser realizadas depois do Ensino Médio!

1- Estude uma ou mais línguas estrangeiras 

Mesmo que você não saiba o que fazer depois do Ensino Médio, não é preciso se desesperar. Pode ser que, ao término dessa etapa, você queira parar um pouco para refletir sobre as suas expectativas e escolhas de futuro. Estipule um prazo, se necessário, mas não fique parado! Utilize esse tempo para aprimorar as suas habilidades e competências, com o intuito de garantir boas oportunidades de viagens ou trabalho.

Nesse sentido, matricular-se em escolas ou cursos de idiomas para conquistar a fluência em uma ou mais línguas estrangeiras pode ser uma boa escolha para esse momento de transição. Saber se comunicar bem em mais de um idioma pode abrir portas para o futuro!

2- Procure colocação no mercado de trabalho 

Procurar um emprego também é uma boa opção para quem não sabe o que fazer depois do Ensino Médio. Ingressar no mercado de trabalho pode tanto trazer alguma autonomia financeira quanto ensinar a gerir e a ter responsabilidade sobre o próprio dinheiro.

No entanto, se essa for a sua escolha, tente ocupações de no máximo meio período, para sobrar tempo para estudar e, o mais importante, não se acomode. Geralmente, as vagas de emprego que aceitam candidatos formados apenas no Ensino Médio oferecem remunerações mais baixas. 

3- Estude para um concurso público 

Alguns jovens acreditam que conquistar liberdade e autonomia financeira é uma questão muito importante. Se você não sabe o que fazer depois do Ensino Médio, mas sonha com estabilidade, estudar para concursos públicos é uma boa saída!

Grande parte dos órgãos públicos brasileiros disponibilizam vagas para candidatos de nível médio. Os salários, a depender da região e do cargo, podem ser satisfatórios. Uma vez aprovado e empossado como servidor público, é possível ter a estabilidade e a tranquilidade de uma renda fixa para continuar os estudos ou realizar outros planos. 

4- Realize um intercâmbio 

Não sabe o que fazer depois do Ensino Médio, mas sempre quis conhecer outro país? Então, realizar um intercâmbio pode ser uma excelente opção para você.

A partir dessa experiência, você pode aprimorar a fluência em um idioma, ter contato com outra cultura, locais, conhecer pessoas e garantir uma bagagem de vivências incríveis para toda a vida. 

Além disso, o intercâmbio pode ser uma boa oportunidade para que você conheça e ingresse em uma universidade no exterior. 

Leia também: Estudar fora – 4 dicas para conseguir ingressar em uma faculdade no exterior. 

5- Faça um curso técnico 

O curso técnico é um bom caminho para os estudantes que desejam ingressar com rapidez no mercado de trabalho, com uma remuneração melhor. Geralmente, esses cursos têm duração de apenas 2 (dois) anos e informam todo o conhecimento técnico necessário para o trabalho em determinada área. Além disso, é possível que, ao ingressar no curso técnico, você descubra novos gostos e habilidades que podem ser impulsionados na graduação, no ensino superior. 

Ou seja, a formação técnica, ao possibilitar o conhecimento um pouco mais aprofundado sobre uma área, pode despertar o seu desejo de ingressar em uma universidade.  

6- Participe de eventos, feiras e mostras de profissões 

Para aqueles que não sabem o que fazer depois do Ensino Médio, porque têm dúvidas quanto à escolha do curso de graduação, participar de feiras de profissões pode ajudar a solucionar esse impasse.  

Nesses espaços, você terá condições de conhecer de maneira panorâmica os cursos de graduação ofertados por grandes universidades do Brasil. Além disso, esse poderá ser um momento importante para tirar eventuais dúvidas a respeito das carreiras disponíveis e também conversar com outros jovens para trocar experiências.

Leia mais sobre o assunto em: Três feiras de profissões para conhecer e participar.

7- Faça um cursinho pré-vestibular 

Iniciar um cursinho pré-vestibular, além de orientar sobre o que fazer depois do Ensino Médio, te manterá você atento ao objetivo de ingressar no ensino superior. 

No Poliedro Curso, por exemplo, os estudantes têm acesso a turmas que propiciam estudos imersivos em todas as áreas do conhecimento, para garantir uma boa preparação e aprovação nos cursos e universidades mais concorridos do país. Ou seja, se você já tem alguma afinidade com as áreas de Exatas, Humanas ou Biológicas, no nosso curso será possível acessar de maneira aprofundada os conteúdos desses campos do saber.

Ademais, nós entendemos as complexidades que envolvem a transição do Ensino Médio para o Ensino Superior, por isso, criamos uma metodologia em que saúde emocional e organização do tempo caminham juntas. Nesse sentido, o nosso ensino vai muito além das aulas, dos simulados e dos materiais didáticos para garantir que você esteja pronto para as suas conquistas.

Leia também: Checklist – como encontrar o melhor curso pré-vestibular

Não é preciso esperar o término do Ensino Médio para se preparar para os exames de vestibular. Aqui no Poliedro Colégio, os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio podem acessar as vantagens do nosso curso pré-vestibular por meio das séries especiais! Conheça as nossas turmas e saiba mais!

Siga o Colégio Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter