Not support Recaptcha
Pular navegação

Artigo

Orientação educacional e Orientação pedagógica: veja funções e diferenças

17 de agosto de 2022

Tags

  • alfabetização infantil
  • aprovação

Orientação Educacional e Orientação Pedagógica, veja as diferenças.

O funcionamento de uma escola depende da ação de vários profissionais do pedagógico, como professores, gestores (diretores, coordenadores e orientadores) e outros colaboradores – bibliotecários, auxiliares de limpeza, técnicos etc. que trabalham juntos para tornar o ambiente escolar propício à formação integral do estudante. Assim, cada uma dessas pessoas possui atribuições e funções diversas que devem ser desempenhadas de forma coerente, de acordo com os valores e objetivos da instituição. Neste artigo, abordaremos as principais diferenças entre a Orientação Educacional e Orientação Pedagógica.

A equipe gestora, geralmente formada pelo diretor, orientador educacional e orientador ou coordenador pedagógico, é fundamental para promover e manter o bom funcionamento escolar, o cuidado com os estudantes, a comunicação com os responsáveis e professores, além de estar sempre atenta às demandas de toda a comunidade escolar. 

Nesse contexto, os orientadores educacionais são importantes tanto para propiciar acolhimento quanto para elaborar ferramentas para que os estudantes consigam aprimorar suas habilidades escolares e sociais. No entanto, as funções exercidas por eles nem sempre são claras para os responsáveis. Você sabe quais são as atribuições de um orientador educacional e as diferenças entre orientação educacional e pedagógica? Para te deixar ainda mais informado, o Poliedro Colégio elaborou um texto para te explicar essas e outras questões sobre o tema.

Leia o texto completo! 🙂

Qual a diferença entre orientação educacional e orientação pedagógica?

Tanto o orientador pedagógico (também chamado de supervisor/coordenador) como o educacional fazem parte da gestão escolar e trabalham conjuntamente. Por isso, seus papéis dentro do espaço escolar podem se confundir, mesmo que esses profissionais trabalhem com públicos e questões distintas.

Funções da orientação pedagógica 

O orientador pedagógico ou coordenador é responsável por ajudar e orientar a prática dos professores em sala de aula. Esse profissional auxilia no modo como o docente realiza o seu trabalho, observa se este está de acordo com o currículo e o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, podendo apontar direcionamentos para tornar o processo de ensino e aprendizagem mais adequado às necessidades e demandas dos estudantes. 

Dessa forma, a orientação pedagógica está relacionada diretamente à avaliação e implementação de metodologias – a serem aplicadas pelo professor –  que tornem o processo de ensino-aprendizagem adequado às especificidades de cada estudante.

Para garantir a qualidade e organização das práticas de ensino, a esse profissional são conferidas algumas atribuições, como: 

  • participar da elaboração do Projeto Político Pedagógico;
  • elaborar, junto aos demais gestores, o calendário escolar;
  • auxiliar o professor em sua prática, propondo novas abordagens, metodologias e estratégias para resoluções de conflitos;
  • criar em conjunto com outros membros da comunidade escolar projetos interdisciplinares;
  • avaliar o currículo escolar e propor melhorias, quando necessário.  

Funções da orientação educacional 

O orientador educacional, por sua vez, tem o estudante como o centro de suas ações. Ou seja, cabe a esse profissional acompanhá-los de perto com a finalidade de auxiliá-los no seu desenvolvimento pessoal, social e acadêmico. 

A orientação educacional precisa ser um espaço seguro, entre o orientador e o estudante, para que a criança ou adolescente possa relatar seus anseios, limitações, medos, inseguranças e sonhos e consiga sentir o acolhimento. Caberá ao orientador tanto ouvi-lo quanto ajudá-lo a construir caminhos que minimizem eventuais problemas, colaborem para o aprimoramento de habilidades e competências e tornem viáveis as possibilidades para a concretização dos planos de médio e longo prazo. 

Embora a escuta seja um dos papéis do orientador educacional, este não substitui e nem cumpre funções atribuídas aos psicólogos. No entanto, dada a proximidade com os estudantes, ele pode, muitas vezes, observar a necessidade de se buscar ajuda especializada, devendo comunicar aos responsáveis.

No ambiente escolar, a orientação educacional inclui, dentre outras atribuições:

  • acolhimento do estudante e apoio socioemocional;
  • mediação do diálogo entre professores e estudantes;
  • elaboração de estratégias de estudos personalizados;
  • planejamento da rotina para equilibrar momentos de aprendizagem e lazer;
  • orientação na escolha do curso de graduação e universidade.

Você também pode se interessar por: Rotina de estudos: conheça as 6 melhores técnicas 

O papel da orientação educacional junto à gestão escolar 

Para tornar possível o aprimoramento pessoal e acadêmico dos estudantes, o orientador educacional exerce, junto à equipe gestora da escola, funções, como: 

  • elaborar planos, calendário, projetos e eventos que integrem o conhecimento teórico à prática e estreitem os vínculos entre a comunidade e a escola; 
  • propor ações que preparem o estudante para o exercício ativo de cidadania;
  • ajudar os professores a compreenderem o comportamento e as especificidades de cada estudante;
  • acompanhar o desenvolvimento acadêmico dos estudantes, motivando-os e propondo intervenções quando necessário. 

A presença e o trabalho do orientador educacional, assim como o pedagógico, são fundamentais para propiciar aos estudantes uma formação integral que leve em consideração o aprimoramento acadêmico, pessoal e emocional. Além disso, esses profissionais colaboram para que o processo de ensino e aprendizagem aconteça de forma ampla e equânime. Nós, do Poliedro Colégio, acreditamos que ensino de qualidade é aquele que nos prepara para a vida! Por isso, os nossos estudantes têm acesso tanto à orientação educacional quanto à pedagógica. 

Conheça a nossa história e entenda por que o lugar de excelência pedagógica é aqui.

Siga o Colégio Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter