Not support Recaptcha
Pular navegação

Artigo

Os desafios de educar os filhos da geração Alpha

18 de janeiro de 2023

Tags

  • educação
  • Pais e Filhos
  • Poliedro Colégio

 

Rodeados por smartphones, tablets e videogames, os nascidos a partir de 2010 estão crescendo em um mundo tecnológico e digital, eles são chamados de geração Alpha.  Assim como as gerações anteriores, a Alpha possui suas próprias características, interpretações do mundo e necessidades relacionadas ao contexto em que estão inseridos. Por isso, torna-se importante uma abordagem educacional diferenciada e efetiva.

 

Quem é a geração Alpha?

Pode-se chamar de geração Alpha as pessoas que nasceram a partir de 2010 e as que vão nascer até 2025. Esse período geracional ainda está acontecendo. A expectativa é de que, até 2025, a geração Alpha alcance a marca de 2,5 bilhões de pessoas no mundo, tornando-se a maior geração da história da humanidade.

 

O termo Alpha surgiu a partir dos estudos do sociólogo australiano Mark McCrindle para classificar a geração que possui a tecnologia como sua base desde o nascimento, ou até mesmo já na gestação.

 

Pesquisa realizada recentemente nos Estados Unidos aponta que 90% das crianças com 1 ano já têm contato com tablets e celulares. Em 2019, estudo feito com 3 mil pessoas do público infantil evidenciou o desejo dos pequenos em trabalharem como YouTubers na vida adulta.

 

Diferentes gerações

A classificação das gerações surgiu na década de 1940 para conceituar um período da história marcado pelo crescimento populacional. De lá para cá, já surgiram cinco nomenclaturas para classificar gerações com diferentes estilos de vida e comportamentos. Conheça cada uma:

  • Os Alphas são sucessores da geração Z, nascidos entre 1997 e 2009. Essa também é uma geração inserida no mundo globalizado. Entretanto, diferente da geração Alpha, a geração Z passou boa parte da infância sem acesso às tecnologias.

 

  • Já a geração Y, também conhecida como millennials, são aqueles que nasceram entre 1981 e 1996. Eles são, geralmente, os pais da geração Alpha e foram os primeiros a nascer no fluxo da era informacional e da globalização. Como essa geração precisou lidar com recessões econômicas, eles levam mais tempo para sair da casa dos pais e para atingir marcos tidos como tradicionais, como adquirir um imóvel ou um carro.

 

  • Os que têm, hoje, entre 42 e 57 anos são a geração X. Com uma visão de mundo bastante diferente da geração Alpha, que está interessada na versatilidade, essas pessoas buscam estabilidade profissional em uma mesma empresa e tendem a permanecer nela por bastante tempo.

 

  • Os Baby Boomers são os nascidos entre 1946 e 1964. O nome boomers não é por acaso, ele reflete o boom populacional registrado na América do Norte após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando os combatentes retornam para casa e criam suas famílias.

 

Características da geração Alpha

Por estarem inseridos na tecnologia, os Alphas têm traços fortes de independência e agilidade. O download de um jogo de celular, por exemplo, pode ser feito rapidamente, e isso dá a eles um senso de independência significativo para encontrar respostas relacionadas a curiosidades da vida sem a necessidade de um livro ou de uma biblioteca. Tudo está na palma da mão.

 

Com a presteza e a intuição apurada para lidar com equipamentos eletrônicos, a geração Alpha, muitas vezes, até ensina os mais velhos a usarem aparelhos novos.

 

A empatia também é fator determinante dentre as características dos nascidos depois de 2010. A geração Alpha é bastante propensa a aceitar mudanças na sociedade atual.

Esse modo de viver é um reflexo do caráter empático dos Alphas com o que é considerado “diferente”. Essa geração cresce mais receptiva e com maior aceitação à diversidade e inclusão.

 

Desafios da geração Alpha

Apesar das vantagens, a geração Alpha também tem obstáculos pela frente: a dificuldade de concentração e a falta de paciência. Justamente por terem acesso fácil e rápido ao grande excesso de informação, essa geração se torna impaciente e precisa de estímulos cada vez mais velozes para continuar executando uma tarefa.

 

A dificuldade de atenção tem sido observada por pais e pelo corpo escolar. Sem um celular na mão, considerado por eles uma extensão da vida humana, manter-se concentrado em apenas um conteúdo por um longo tempo pode ser uma aflição.

 

Leia também: Como ajudar seu filho a melhorar a concentração?

 

Como educar a geração Alpha?

Devido a essas barreiras impostas, escolas e famílias têm desafios para educar a atual geração. Conectados e dominando os dispositivos eletrônicos, a geração Alpha tem facilidade para pesquisar temas complexos. Entretanto, eles não se aprofundam nesses assuntos.

 

O papel do colégio é ajudar o estudante Alpha a se aprofundar nos conteúdos didáticos, principalmente em disciplinas humanas, como história, sociologia e filosofia. É importante formar cidadãos com senso crítico e analítico sobre a vida e a humanidade.

 

Os professores e os educadores devem apostar em um trabalho interdisciplinar e colaborativo, que são traços da geração Alpha. Essa geração é movida pela versatilidade. Portanto, o melhor é acreditar em metodologias de ensino diferentes das tradicionais e da costumeira decoração de conteúdo.

 

Leia mais sobre: Educação STEAM

 

Os pais ou responsáveis da geração Alpha devem investir em uma boa relação afetiva com os filhos, pois a realidade dessas famílias, em que mães e pais se encontram durante grande parte do dia no trabalho, acaba permitindo que os jovens passem muito tempo nas redes sociais e nos jogos on-line. Portanto, deve-se cultivar a união e aproveitar o tempo livre para estreitar os laços.

 

A geração Alpha, apesar de viver a era da internet, sabe valorizar momentos únicos em família. Por isso, os pais precisam promover atividades coletivas para fortalecer e criar uma educação socioemocional em seus pequenos.

 

Você também pode se interessar pelo post: O que é Educação Socioemocional e como integrá-la à realidade escolar?

 

Prática escolar da geração Alpha

Aqui no Poliedro, o seu filho, que faz parte da geração Alpha, recebe os estímulos que precisa para desenvolver a aprendizagem e o crescimento educacional essenciais para uma vida profissional e pessoal de sucesso e bem-estar. Nesse sentido, usamos metodologias que se conectam às necessidades do seu filho,  a tecnologia é uma aliada da nossa comunidade escolar. O app P+, o Portal Edros, o AVA e os eventos tecnológicos são alguns dos recursos usados a fim de estimular os jovens estudantes. 

 

Nas nossas redes sociais, é possível encontrar o cotidiano dos estudantes da geração Alpha. Acesse: Instagram e Twitter

 

Siga o Colégio Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter