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Dicas

Passo a passo para a redação do Enem

04 de dezembro de 2023

É graduada em Letras – Português/Inglês na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e atua na área de Redação desde 2016. Atualmente, é pós-graduanda em Gestão Escolar na USP/ESALQ e é Coordenadora de Redação do Poliedro Colégio São José dos Campos – Ensino Médio e Ensino Fundamental Anos Finais.

Tags

  • Enem
  • Ensino Médio
  • redação
  • vestibular

Professora de redação do Poliedro auxiliando um aluno na preparação para a redação do Enem

 

A redação do ENEM está na mira de milhões de estudantes em todos os anos. Muito se fala sobre como escrever uma redação nota mil, quais são os temas possíveis, entre outras dicas, como modelos e repertórios para a construção do texto dissertativo pedido pelo exame. No entanto, mais importante do que tudo isso, é ter um passo a passo sólido para a escrita de uma redação autoral e coesa.

 

1. Antes de tudo, leia a coletânea 

A coletânea de textos motivadores é essencial para a compreensão da complexidade das questões que fundamentam a frase-temática. Uma leitura atenta dos textos, inclusive os infográficos, permite uma seleção coerente de argumentos e garante, também, que os repertórios socioculturais externos à prova adicionados ao texto sejam, de fato, pertinentes à discussão apresentada pela proposta. 

 

2. Introdução: clareza do tema e do ponto de vista 

Para começar o texto dissertativo, é preciso contextualizar o leitor. Isso significa considerar um leitor universal, ou seja, um indivíduo que não leu a mesma coletânea e não acessou a mesma frase-temática para entender sobre o que está em pauta, por isso a necessidade de apresentação do tema logo nas linhas iniciais.  

Depois da contextualização, apresenta-se a tese: um ponto de vista baseado em causas e/ou consequências para a problemática apresentada, o que determinará o conteúdo a ser desenvolvido ao longo dos parágrafos seguintes e retomado em forma de proposta de intervenção na conclusão. Veja que a tese é, então, o fio condutor de todo o texto: tudo o que é apresentado nessa parte do texto deve, necessariamente, ser retomado no desenvolvimento e resolvido na proposta de intervenção. 

 

3. Desenvolvimento: como fazer? 

Em um texto dissertativo-argumentativo, como o nome já diz, deve haver um equilíbrio entre o “dissertar” e o “argumentar”. Assim, para a construção do desenvolvimento, além de uma boa seleção de informações da coletânea, exemplos e referências do conhecimento de mundo, também é importante pensar na organização do parágrafo para que o leitor seja convencido de que a abordagem escolhida faz sentido e não tem brechas. Para isso, pense em três etapas: 

  1. Apresente o argumento brevemente, que deve ser ligado a uma das causas/consequências apresentadas na tese. 
  1. Exemplifique e comprove a relevância do argumento — lembre-se de que apenas exemplificar limita o parágrafo à exposição de algo relacionado ao tema. Para argumentar, é preciso ir além e comprovar a relevância daquilo que foi apresentado para a discussão proposta como um todo.  
  1. Feche o parágrafo com uma breve retomada do argumento e sua ligação direta com o tema da redação. 

 

4. Conclusão: proposta de intervenção baseada nos Direitos Humanos  

A necessidade de conclusão com proposta de intervenção mostra com clareza o perfil de pessoa concluinte do Ensino Médio esperado pelo ENEM: além de saber argumentar sobre questões relevantes ao meio social em que vive, o estudante deverá apresentar possíveis soluções para as causas e/ou consequências apresentadas no texto, indicando qual é o agente responsável por uma ação concreta a ser realizada de um modo específico, que gera um efeito de mudança na sociedade.  

Em resumo, há cinco elementos essenciais para a proposta de intervenção: agente (quem faz), ação (o que será feito), modo (como será feito), efeito (finalidade) e o detalhamento de algum desses elementos. Entretanto, cuidado: esses cinco elementos não podem ser isolados — lembre-se de que deverão responder àquilo que foi argumentado no texto, resolva apenas problemas que foram levantados ao longo da sua dissertação.  

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