Artigo

O Poliedro Colégio investe em soluções inovadoras que estimulam a aprendizagem dentro e fora da sala de aula

13 de fevereiro de 2023

• Ensino Fundamental
  • inovação
  • Tecnologia

minecraft-poliedro

As aulas do Ensino Fundamental – Anos Finais do Poliedro Colégio ficaram ainda mais dinâmicas e interessantes com o uso do Minecraft Education Edition, uma plataforma baseada em jogos que inspira a aprendizagem criativa, interativa e inclusiva.

Sucesso no mundo todo, o game Minecraft permite que o estudante construa seu próprio mundo em 3D com diversos recursos e mapas em grade. Por meio desses recursos é possível construir desde edificações a sistemas complexos que simulam computadores. A versão educativa inclui ferramentas e funcionalidades pedagógicas, além de cenários e modos de jogo especiais para estimular a busca do conhecimento.

Os professores do Poliedro Colégio possuem capacitação da Microsoft para explorar os recursos pedagógicos da plataforma e desenvolver projetos em sala de aula. Nas aulas de Geografia e Ciências, por exemplo, os estudantes participam de projetos multidisciplinares, criando biomas do território brasileiro para vivenciar uma experiência significativa de aprendizagem.

A aprendizagem baseada em jogos traz diversos benefícios, que incluem o aumento do engajamento dos estudantes em obter soluções que demandam colaboração e o estímulo à criatividade e ao protagonismo na construção do conhecimento.

minecraft-education-poliedro
Estudantes desenvolvem soluções com o Minecraft Education

minecraft-poliedro
O aprendizado com diversão aumenta o engajamento de crianças e adolescentes

“Nós gostamos de usar o Minecraft. Eu já gostava antes, e agora vejo como é legal usar na aula para aprender sobre assuntos interessantes, por exemplo sobre biomas. Nós, alunos, aprendemos e nos divertimos bastante!” Clóvis Diano, estudante do 7º ano do Poliedro Colégio de São José dos Campos

“Eu e o professor Ian, de Geografia, planejamos um projeto dentro do Minecraft na edição Education. A proposta era que os alunos pesquisassem sobre os biomas brasileiros, conhecessem as características desses biomas, desde relevo até espécies de animais e plantas, conhecendo também espécies endêmicas, para que conseguissem planejar como construir isso dentro do game e em grupos. É uma forma muito interessante de aprender, pesquisar e criar!”, Bianca, professora de Ciências no Poliedro Colégio de São José dos Campos

“No jogo a diversão é muito maior, e isso me ajudou muito na hora de pesquisar os temas das aulas. Com o uso do Minecraft eu consegui fixar melhor os conteúdos teóricos necessários para criar projetos dentro do Minecraft.”

Isadora Machado Pedrosa – Estudante Poliedro