Not support Recaptcha
Pular navegação

Artigo

Por que é importante estabelecer uma rotina para as crianças

28 de dezembro de 2022

Tags

  • anos finais
  • anos iniciais
  • educação
  • família
  • Pais e Filhos

 

Criar uma rotina para as crianças, tanto no período escolar quanto na época de férias, influencia no desenvolvimento saudável do comportamento dos pequenos. Saber desde cedo como o tempo pode ser gerenciado e quais responsabilidades isso implica pode ajudar as crianças a serem mais responsáveis com as próprias tarefas e a entender a importância dos hábitos cotidianos. 

No entanto, nem sempre é fácil desenvolver isso na prática, pois pode levar tempo até que a família  consiga pôr em prática uma rotina bem organizada. Inserir a rotina nas dinâmicas familiares é um plano que deve envolver paciência e ajustes contínuos, mas, com certeza, vale a pena tentar!

Por isso, o Poliedro Colégio separou 7 dicas para te inspirar a criar uma rotina para crianças de forma saudável e benéfica para toda a família. Saiba mais ao ler o texto completo!

A importância da rotina para crianças

Os adultos já estão acostumados a organizar as tarefas do dia para que o tempo seja aproveitado ao máximo e não sobre nenhuma pendência por fazer. Sabemos que mesmo nesses casos acontecem imprevistos que nos levam a repensar a própria rotina e reorganizá-la sempre que preciso.

Nesse sentido, uma rotina deve ser sempre funcional e ter objetivos estabelecidos para que de fato funcione. No caso das crianças, a rotina precisa garantir que o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo não seja afetado por práticas não saudáveis, como dormir tarde demais, comer fora do horário, não cuidar da própria higiene ou passar muito tempo conectado às telas (televisão, tablets, celulares, videogames etc.). 

A responsabilidade tanto por criar uma rotina para as crianças quanto por verificar a sua funcionalidade no dia a dia deve ser dos pais e responsáveis, que devem estar sempre atentos às demandas das crianças e ao modo como elas se ajustam às tarefas cotidianas. 

Você também pode gostar de ler: Entenda o que é desenvolvimento cognitivo e como incentivá-lo.

Benefícios da rotina para crianças 

A rotina, além de impactar no desenvolvimento infantil, também ajuda as crianças a elaborarem as próprias noções de responsabilidade, tornando-as cada vez mais independentes e autônomas. Quanto mais cedo elas aprenderem a importância disso, melhores serão as chances de que essas dinâmicas sejam internalizadas e se tornem naturais com o passar do tempo.

Leia também: Autonomia infantil – quais os benefícios de incentivá-la?

7 dicas para organizar uma rotina para crianças 

Agora que sabemos a importância de transformar a rotina em uma prática a ser inserida no cotidiano das crianças, como fazer dela uma realidade? 

Confira abaixo 7 dicas simples para organizar a rotina dos seus filhos!

1- Esteja atento ao horário para dormir 

O sono insuficiente pode gerar problemas no desenvolvimento das crianças e, a longo prazo, pode ser a causa de doenças ou agravar problemas físicos, como obesidade infantil e transtornos de humor. À medida que envelhecemos, as nossas demandas de sono variam, aumentam ou diminuem. Por isso, é preciso estar atento e garantir à criança que ela possa dormir a quantidade necessária de horas, de acordo com a sua idade e a fase de desenvolvimento. 

Nesse sentido, a rotina das crianças deve prever um horário para dormir e boas práticas de sono, como evitar o uso de telas antes de ir para cama. Tenha atenção para que esse horário se mantenha sempre o mesmo, ainda que as crianças estejam de férias e passem mais tempo em casa. 

Leia mais sobre o assunto em: Quantas horas eu preciso dormir? Depende da sua idade, dizem especialistas. 

2- Monte um quadro de atividades

A rotina das crianças não envolve apenas atenção quanto à hora de dormir, mas também diz respeito à organização do horário das tarefas cotidianas. Dessa forma, liste junto com a criança todos os afazeres diários, como dormir, ir à escola, fazer o dever de casa, comer, brincar, participar de atividades extras etc. 

Vocês podem construir juntos um quadro de tarefas e horários e deixar visível em alguma parte da casa, para que a criança tenha acesso a essas informações. 

Faça um quadro colorido e bonito para chamar ainda mais atenção dos pequenos. Você pode imprimir vários modelos AQUI

3- Deixe que as crianças ajudem nas tarefas domésticas 

Ao pensar na criação de uma rotina para as crianças, considere incluir na lista de tarefas pequenos afazeres domésticos que possam ser feitos pelas crianças, como arrumar a cama, guardar os brinquedos, montar a mesa para as refeições etc. 

Essas práticas, ainda que simples, podem desenvolver maior senso de responsabilidade e de organização do espaço coletivo.

4- Monitore o uso de telas 

Na rotina das crianças, o acesso à tecnologia e aparelhos eletrônicos não deve ser proibido, mas precisa ser regulado. Nesses casos, evite deixar os pequenos por muito tempo em contato com celulares, computadores ou televisão, inclua outras atividades que possam substituir as telas.

Além da quantidade de tempo, é preciso também estar atento ao conteúdo acessado pelas crianças. Lembre-se sempre de bloquear conteúdos inapropriados, tanto na televisão quanto nos demais aparelhos aos quais os seus filhos tenham acesso à internet. 

5- Permita que as crianças aproveitem a infância 

Criar uma rotina para crianças não significa ocupar todo tempo delas com atividades, mas sim, ensinar para elas a importância de fazer do tempo um amigo. Na hora de definir as demandas e horários, lembre-se sempre que é preciso garantir momentos para que os filhos possam aproveitar a infância, brincar, conviver com os amigos, fazer passeios etc. 

6- Tenha paciência 

A vida é dinâmica e atravessada por imprevistos. Caso não dê para garantir o funcionamento da rotina, perdoe-se por isso. Saiba que se algo não der certo, sempre é possível reajustar e recomeçar, com o cuidado de garantir um dia a dia saudável para as crianças e para toda a família. 

Gostou do texto? Confira outras dicas no nosso blog e fique por dentro de tudo o que acontece no Poliedro Colégio. 

Siga o Colégio Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter