Ensino Fundamental: Diferenças entre Anos Iniciais e Anos Finais

• Ensino Fundamental
  • Poliedro Colégio

Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais

Ao longo dos últimos anos, a educação básica no Brasil passou por variadas reformulações das séries escolares e das nomenclaturas utilizadas. Por isso, é comum ter dúvidas sobre a divisão do Ensino Fundamental (EF) em anos iniciais e anos finais, antigamente nomeado como Ensino Fundamental I e II, respectivamente.

Se você não está familiarizado com essa divisão e quer saber mais sobre o assunto, acompanhe a leitura deste artigo. Vamos explicar as diferenças entre o Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, considerando o modelo de ensino, a idade dos estudantes e a sua importância para o desenvolvimento infantil.

O que é o Ensino Fundamental Anos Iniciais?

Até o ano 2006, o Ensino Fundamental era classificado em séries, o Ensino Fundamental Anos Iniciais, antigo Ensino Fundamental I, incluía da primeira à quarta série.

Ainda em 2006, o governo aprovou a Lei 11.274, de 6 de fevereiro, que ampliou a duração total do Ensino Fundamental para nove anos, estabelecendo que a matrícula das crianças deveria ocorrer a partir dos seis anos de idade. Na época, foi estabelecido o prazo de implantação do novo formato pelas escolas e sistemas de ensino até 2010.

O segmento é composto por cinco anos letivos (do 1º ao 5º ano) e a faixa etária dos estudantes deve ser de 6 a 10 anos de idade. Outro ponto é que esse período da educação básica pode ser cursado em escolas públicas ou particulares. Em geral, na rede pública, a etapa é de responsabilidade das prefeituras, sendo oferecida na rede de ensino municipal.

Uma das principais características do Ensino Fundamental Anos Iniciais é que, normalmente, os estudantes têm a maior parte das matérias com um(a) único(a) professor(a), à exceção das disciplinas complementares.

A carga horária mínima para o Ensino Fundamental Anos Iniciais é de 800 horas anuais, distribuídas em, pelo menos, 200 dias letivos, sempre respeitando a jornada diária mínima de 4 horas.

Importância do Ensino Fundamental Anos Iniciais

O Ensino Fundamental Anos Iniciais é uma base para as etapas seguintes da formação educacional, essencial para o desenvolvimento completo das crianças. Conforme publicado no documento da Base Nacional Comum Curricular:

Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, a ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização, a fim de garantir amplas oportunidades para que os alunos se apropriem do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita e ao seu envolvimento em práticas diversificadas de letramentos. (BNCC, 2017)

Além disso, esse segmento também busca desenvolver e trabalhar a consolidação das aprendizagens anteriores, ampliando as diversas linguagens e as experiências interculturais das crianças. Nessa fase, eles também são introduzidos à divisão das disciplinas em Matemática, Ciências, História, Geografia, Língua Portuguesa, Arte etc.

Com isso, é construída uma base, permitindo que as crianças se engajem em conteúdos cada vez mais complexos e desenvolvam o prazer no aprendizado e no desejo pelo conhecimento​.