Not support Recaptcha
Pular navegação

Artigo

Qual a diferença entre Ensino Fundamental Anos Iniciais e o Ensino Fundamental Anos Finais?

24 de novembro de 2021

Tags

  • Ensino Fundamental
  • Poliedro Colégio

diferença entre Ensino Fundamental Anos Iniciais e o Ensino Fundamental Anos Finais

Ao longo dos últimos anos, a educação básica no Brasil passou por variadas reformulações das séries escolares e das nomenclaturas utilizadas. Por essa razão, é comum ter dúvidas sobre a divisão do Ensino Fundamental em anos iniciais e anos finais, antigamente nomeado como Ensino Fundamental I e II, respectivamente.

Se você não está familiarizado com essa subdivisão e quer saber mais sobre o assunto, acompanhe a leitura deste artigo. Vamos explicar as diferenças entre o Ensino Fundamental Anos Iniciais e o Ensino Fundamental Anos Finais, considerando o escopo de ensino, a idade dos estudantes e a sua importância para o desenvolvimento infantil.

O que é o Ensino Fundamental Anos Iniciais?

Até o ano 2006, o Ensino Fundamental era classificado em séries. O Ensino Fundamental Anos Iniciais, antigo Ensino Fundamental I, incluía da primeira à quarta série.

Ainda em 2006, o governo aprovou a Lei 11.274, de 6 de fevereiro, que ampliou a duração total do Ensino Fundamental para nove anos, estabelecendo que a matrícula das crianças deveria ocorrer a partir dos seis anos de idade. Na época, estabeleceu-se o prazo de implantação do novo formato pelas escolas e sistemas de ensino até 2010.

O segmento é composto por cinco anos letivos (do 1º ao 5º ano) e a faixa etária dos estudantes deve ser de 6 a 10 anos de idade. Outro ponto é que esse período da educação básica pode ser cursado em escolas públicas ou particulares. Em geral, na rede pública, a etapa é de responsabilidade das prefeituras, sendo oferecida na rede de ensino municipal.

Uma das principais características do Ensino Fundamental Anos Iniciais é que, normalmente, os estudantes têm a maior parte das matérias com um(a) único(a) professor(a), à exceção das disciplinas complementares.

A carga horária mínima para o Ensino Fundamental Anos Iniciais é de 800 horas anuais, distribuídas em, pelo menos, 200 dias letivos, sempre respeitando a jornada diária mínima de 4 horas.

Importância do Ensino Fundamental Anos Iniciais

O Ensino Fundamental Anos Iniciais é uma base para as etapas seguintes da formação educacional, essencial para o desenvolvimento completo das crianças. Conforme publicado no documento da Base Nacional Comum Curricular,

Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, a ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização, a fim de garantir amplas oportunidades para que os alunos se apropriem do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita e ao seu envolvimento em práticas diversificadas de letramentos. (BNCC, 2017)

 Além disso, esse segmento também busca desenvolver e trabalhar a consolidação das aprendizagens anteriores, bem como ampliar as diversas linguagens e as experiências interculturais das crianças. Nessa fase, eles também são introduzidos à divisão das disciplinas em Matemática, Ciências, História, Geografia, Língua Portuguesa, Arte etc.

Com isso, é construída uma base, permitindo que as crianças se engajem em conteúdos cada vez mais complexos e desenvolvam o prazer no aprendizado e no desejo pelo conhecimento​.

Leia também: Ensino Fundamental: o que considerar antes de escolher uma escola?

O que é o Ensino Fundamental Anos Finais?

A segunda etapa do Ensino Fundamental, nomeado como Anos Finais, compreende do 6° ao 9° ano​. Anteriormente, usava-se a nomenclatura de 5ª série a 8ª série.

O ideal é que a criança comece essa fase com 11 anos de idade e termine com 14, já no início da adolescência. Ou seja, essa é uma etapa de mudanças para o jovem​.

Uma das principais mudanças que acontecem no Ensino Fundamental Anos Iniciais é a introdução de um maior número de professores: em geral, ​há um para cada disciplina.

Essa etapa traz novos desafios, o que contribui para o ganho de independência e para a formação de um maior senso de responsabilidade. Porém, é preciso que pais e escola estejam preparados para promover uma adaptação tranquila nessa nova realidade.

O Ensino Fundamental Anos Iniciais pode ser cursado em escolas públicas da rede municipal ou estadual e também em instituições de ensino particulares.

A carga horária anual para esse segmento é de, no mínimo, 800 horas, distribuídas por, pelo menos, 200 dias letivos.

Importância do Ensino Fundamental Anos Finais

Nesta fase, os estudantes recebem mais responsabilidades e ganham mais autonomia nos estudos. Com isso, eles passam a ter as ferramentas para acessar diferentes fontes de conhecimento e formar um senso crítico mais apurado, o que abre o caminho para que se tornem melhores cidadãos no futuro:

Tendo em vista essa maior especialização, é importante, nos vários componentes curriculares, retomar e ressignificar as aprendizagens do Ensino Fundamental – Anos Iniciais no contexto das diferentes áreas, visando ao aprofundamento e à ampliação de repertórios dos estudantes. (BNCC, 2017, P.)

Qual a diferença entre Ensino Fundamental Anos Iniciais e o Ensino Fundamental Anos Finais?

De forma geral, podemos dizer que as principais diferenças entre as duas fases são:

  • Os anos iniciais vão do 1º ao 5º ano (estudantes com 6 a 10 anos de idade), enquanto os anos finais se dividem entre 6º a 9º ano (de 11 a 14 anos).
  • Nos anos iniciais, o foco está na alfabetização da criança e no desenvolvimento das linguagens e das habilidades sociais, cognitivas e motoras. Já nos Anos Finais, o foco está no desenvolvimento da autonomia do estudante e na introdução de conteúdos mais complexos.
  • Os anos iniciais costumam ter apenas um professor responsável por cada turma, enquanto, na segunda fase, há a introdução de um professor para cada disciplina.

No Poliedro Colégio, você encontra ensino de qualidade, tecnologia, apoio socioemocional e ferramentas para impulsionar os estudos do seu filho durante o Ensino Fundamental 1 e 2. Toda a formação é pensada para que o estudante seja o autor da própria aprendizagem. Acesse o site e saiba mais!

Siga o Colégio Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter