Not support Recaptcha
Pular navegação

Ensino Médio

Qual a função da atividade projeto de vida no novo ensino médio

21 de dezembro de 2022

Tags

  • anos finais
  • Ensino Médio

 

As mudanças curriculares relacionadas ao Novo Ensino Médio começam a tornar essa etapa escolar mais alinhada aos dias de hoje e mais próxima dos dilemas e dos anseios dos jovens estudantes.

Embora existam ainda muitas dúvidas em torno desse novo modelo, as modificações vêm oferecer aos nossos estudantes a possibilidade de acessar mais espaços de conhecimento, sem excluir nada do currículo. Isto é, as dinâmicas que conhecíamos, como as disciplinas já ofertadas, formas de avaliação etc. continuam as mesmas, só que com algumas complementações. 

Os Itinerários Formativos e o Projeto de Vida são algumas das grandes novidades dessa proposta. Quer saber mais sobre como funciona o Projeto de Vida no Novo Ensino Médio? Continue a leitura, pois o Poliedro preparou um texto para te deixar por dentro dos objetivos, importância e funções dessa novidade no dia a dia escolar.  

Principais mudanças do Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio começou a ser implementado nas escolas de todo o país neste ano e há a previsão de que as instituições de ensino brasileiras se adequem às mudanças propostas para esse novo modelo de ensino até o ano de 2024.

Os componentes curriculares que fazem parte da Base Nacional Comum Curricular, como Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Biologia, Química, Física, Inglês, Sociologia e Filosofia serão mantidos. Ou seja, todos os estudantes terão acesso a esses componentes curriculares. No entanto, há uma novidade: a partir dos seus próprios interesses e suas afinidades, os adolescentes poderão traçar o próprio Itinerário Formativo e ter a chance de se aprofundar em alguma dessas áreas do conhecimento. 

Os estudantes farão as escolhas dos Itinerários Formativos com orientação e a partir do seu Projeto de Vida. Esta é outra novidade importante do Novo Ensino Médio. 

Saiba mais sobre o assunto em: Como preparar seu filho para a escolha do Itinerário Formativo

O que é Projeto de Vida?

O Projeto de Vida, além de ser uma grande novidade desse novo modelo de ensino, é também uma ideia bastante promissora. O projeto de vida será um espaço em que os estudantes poderão refletir sobre as próprias habilidades, entender quais são as aptidões preexistentes e projetar um futuro para si. 

Nesse contexto, a escola reafirma o seu lugar de mediação na jornada do estudante, ajudando-o a desenvolver melhor o autoconhecimento para que as escolhas futuras sejam direcionadas de forma assertiva. Em espaços como esse, “Idealizar a própria vida é ter consciência da responsabilidade de cada um em sua atuação social, descobrindo-se a si mesmo, aos outros e o meio em que vive” (BNCC).

Cabe mencionar que, ao entender e projetar o próprio futuro, o jovem aprenderá a construir um projeto de vida que pense não só na satisfação individual, mas também na construção de um mundo melhor. 

Qual o objetivo do Projeto de Vida?

O Projeto de Vida se sustenta a partir de três dimensões fundamentais do desenvolvimento humano, são elas: a pessoal, a social e a profissional, com o objetivo de alcançar a formação integral do estudante.

Entenda abaixo sobre o que trata cada um desses aspectos.

Pessoal

No “desenvolvimento” do aspecto pessoal, o estudante terá espaço para se perceber no mundo e conhecer a si mesmo, entendendo que, antes de planejar o futuro, é preciso saber quem ele é, quais interesses o move, quais habilidades possui e deseja desenvolver. Além disso, esse aspecto também leva em conta as emoções, os desafios e os sonhos. A palavra-chave aqui é autoconhecimento. 

Saber sobre si dará ao jovem mais autoconfiança para traçar a própria jornada e tranquilidade para transpor os eventuais desafios no caminho da vida. 

Social

No aspecto social do Projeto de Vida, o estudante se entenderá como um ser social, ou seja, como pertencente a uma comunidade, a uma sociedade. Nesse sentido, ele aprenderá que as suas ações podem ser capazes de afetar o todo, de influenciar a vida de outras pessoas. Sendo assim, será preciso formar o adolescente para que ele tenha consciência de seu papel de cidadão no mundo. Por isso, a dimensão social prioriza atividades que trabalhem a formação ética e cidadã, a responsabilidade social e a sustentabilidade. 

Profissional

Na terceira dimensão, que faz parte do Projeto de Vida, o jovem será apresentado ao mundo do trabalho tal qual ele se apresenta nos dias atuais, suas potencialidades e suas fragilidades. Aqui, o estudante entenderá como funciona o mercado de trabalho, como a graduação que pretende cursar se articula com as necessidades do mundo, quais habilidades e as competências interpessoais será preciso desenvolver para ser um bom profissional etc.

Benefícios do Projeto de Vida

O Projeto de Vida pode ter impactos reais e positivos na vida dos estudantes do Ensino Médio, tais como:

  • Diminuição da ansiedade em relação ao futuro, uma vez que ele poderá ser minimamente planejado a partir do Projeto de Vida;
  • Melhora da autoestima e da autoconfiança, conquistadas através do autoconhecimento;
  • Aumento de boas expectativas e alegria em relação ao próprio futuro;
  • Capacidade de planejamento;
  • Aperfeiçoamento da empatia em relação à comunidade em que vive;
  • Aprimoramento da resiliência e da maturidade emocional para enfrentar com confiança os possíveis desafios do dia a dia; 
  • Construção do espírito de liderança, a fim de ajudar o estudante a sempre pensar no bem comum;
  • Maior assertividade nas decisões;
  • Consciência de responsabilidade sobre a própria história. 

Você também pode se interessar por: O que fazer depois do Ensino Médio?

Aqui no Poliedro Colégio, a formação integral dos estudantes sempre foi o nosso maior objetivo. Isso é o que nos direciona ao futuro e nos ajuda a compartilhar com o seu filho os passos de sua maior jornada, a vida. 

Quem faz parte ou já passou por aqui sempre tem muita história para contar. Confira AQUI os depoimentos dos nossos estudantes.

 

Siga o Colégio Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter