Qual é o segredo do Poliedro para ter o 4º ano consecutivo de aluno nota mil?

21 de junho de 2023

Aline de Lima Benevides é bacharela, mestra e doutora em Letras (Português e Linguística) pela Universidade de São Paulo. Atuou como professora substituta no curso de Letras na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente, é professora de redação do Colégio e do Curso Pré-Vestibular Poliedro São Paulo e é coordenadora de redação do Colégio Poliedro São Paulo.

Redação Nota Mil

Preparar um estudante para a escrita de uma redação nota máxima é um grande desafio, que requer tempo e muita dedicação por parte de todos os agentes: alunos, docentes, corretores e coordenação. Especialmente o Enem, um exame de avaliação que envolve alunos do Brasil inteiro, traz uma missão ainda maior, tendo em vista que são poucos os textos que recebem nota máxima e a quantidade diminui a cada ano.

Não há um segredo para termos pelo quarto ano consecutivo redações nota mil.

Há, ao contrário disso, um trabalho semanal com o ensino de técnicas de redação funcionais, atualizadas e aplicáveis à realidade das provas e dos discentes, a partir do estudo dos espelhos das redações dos nossos estudantes – como destacado pelo Prof. Arthur Medeiros na matéria Como as redações são analisadas e corrigidas?.

O processo permeia várias etapas: trabalhamos com o desenvolvimento de habilidades de escrita, para que ela seja clara, objetiva e coesa – e, principalmente, autoral; ensinamos a estrutura padrão do texto dissertativo-argumentativo como parte norteadora, mas, acima de tudo, indicamos um bom planejamento, organização e execução do texto; ressaltamos a importância do senso crítico na construção de uma boa argumentação; indicamos que os nossos estudantes estejam sempre atualizados; buscamos tecer relações temáticas interdisciplinaridades; elaboramos temas atuais seguindo a abordagem de cada vestibular; incentivamos, para isso, a escrita de nossos estudantes desde o primeiro dia de aula, visto que acreditamos que esta é uma habilidade a ser desenvolvida individual e processualmente – não é, de maneira alguma, a reprodução de uma fórmula e/ou de citações previamente decoradas.

Diante dessas etapas do processo, observamos que o nosso principal objetivo é ensinar o aluno a pensar o texto como uma unidade de sentido, autoral e crítica, de forma que consiga, de forma autônoma, desenvolver a sua redação no vestibular, obtendo a nota desejada. Para além disso, ensinar escrita é promover em nossos discentes habilidades de leitura, interpretação e produção textual que serão utilizadas em suas vidas profissionais e pessoais.

O que fazemos para proporcionar essas conquistas?

Para proporcionarmos aos nossos estudantes excelentes desempenhos (e as aprovações desejadas), investimos em uma equipe de redação especializada, treinada e atualizada. Com coordenações de redações locais (colégio e curso), conseguimos pensar a realidade de cada unidade e proporcionar um ensino focado e coerente ao contexto de cada fase escolar. Utilizamos uma plataforma de correção, desenvolvida especialmente para atender as demandas da correção, com funções pertinentes à correção, bem como treinamos periodicamente os nossos corretores, alinhamos os critérios de avaliação e nos atualizamos frequentemente, acompanhando as modificações que os vestibulares fazem.

Há, dessa forma, um trabalho diário com o texto, com o ensino, com os vestibulares, a fim de aprimorar a escrita de nossos estudantes em busca de novas notas máximas. Não acreditamos em fórmulas mágicas, mas sim compreendemos que o estudo do texto é a melhor forma de conseguirmos os melhores desempenhos.